Notas do Turismo Paulista publicadas entre 13 e 16 de Março de 2014.

Moita Bonita, trem turístico de Paraguaçu.MOITA BONITA

Com a missão de estimular o potencial turístico da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, e buscando o desenvolvimento sustentável, foi criado o 'Trem Turístico e Cultural Moita Bonita', puxado por uma 'Maria Fumaça' que é a segunda mais antiga em operação para trens turísticos no Brasil, fabricada em Bristol, na Inglaterra em 1879.
É grande o número de turistas de outras cidades que aparecem para desfrutar uma viagem nostálgica relembrando o tempo dos pioneiros da Estrada de Ferro Sorocabana. Ainda mais, em uma máquina que participou da construção daquela ferrovia até Presidente Epitácio, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Depois, para completar o passeio, experimente o chope e uma saborosa pizza da Dardanella!

Leia mais...

 

Notas do Turismo Paulista publicadas entrre 13 e 16 de Março de 2014

IGUAPE, PATRIMÔNIO NACIONAL

Centrinho de Iguape e a delicadeza dos casarios.  "- Somos reconhecidos pelo IPHAN, tanto por nossa arquitetura preservada e exemplar único do Estado, como também pelo Patrimônio Imaterial, pois guardamos com muito carinho o legado dos nossos antepassados" – Assim se manifesta Myrian Tereza, Diretora da Casa do Patrimônio – Vale do Ribeira, no Centro Histórico de Iguape.
O IPHAN é o Instituto Histórico e Artístico Nacional e Iguape em tupi quer dizer: 'Na enseada do rio'.
É o município que tem a maior área territorial do Estado. Seu Museu Municipal, muito bem restaurado, está em prédio onde funcionou a primeira 'casa de fundição de ouro' do Brasil. Através do seu acervo pode ser acompanhado um histórico abrangente do período colonial.

Leia mais...

 

Notas do Turismo Paulista publicadas entre os dias 06 e 09 de Merço de 2014

CALÇADA DO LORENA

calcadodolorenaLocalizada na subida da Serra do Mar, entre Cubatão e São Bernardo do Campo, está a Calçada do Lorena, um dos chamados Caminhos do Mar de São Paulo.
Ela foi aberta em 1790 em função das precárias condições do então Caminho do Padre José de Anchieta, o qual inviabilizavam o transporte do açúcar e demais gêneros desde o planalto de Piratininga, pela Serra do Mar, até ao porto de Santos, no litoral.
Desse modo, naquela época iniciou-se uma nova via, toda calçada de pedras, por determinação do governador da então Capitania de São Paulo, Bernardo José Maria de Lorena. As obras ficaram a cargo da Real Academia Militar de Lisboa.

Leia mais...

 

Notas do Turismo Paulista publicadas entre 28 de Fevereiro e 02 de Março de 2014

NÚCLEO EUCLIDIANO

Protegida, a cabana de zinco onde foi escrito 80% de ‘Os Sertões’. Ao fundo a famosa Ponte Metálica.  pequenaHá tempos torcemos por uma retomada de ações locais para desenvolver e captar fluxo de turismo para as cidades de São José do Rio Pardo, Casa Branca, Itobi, São Sebastião da Grama, Divinolândia e até Caconde, cidades que juntas formam um bom Núcleo de Turismo.
Faz mais de duas décadas que São José do Rio Pardo recebeu da Secretaria do Estado um diploma de "Cidade de Interesse Turístico" e que a cidade de Caconde recebeu o título de Estância.
Mas... E daí? O que mais foi feito? Quando é que se pensou como "gente grande"?
Nos idos dos anos 80, este escriba participou de reunião na citada região e já recomendávamos a instituição de Conselhos Municipais de Turismo. O pessoal que esteve presente nem sequer conseguiu definir um nome para o Núcleo de Turismo! Que dirá entenderem-se.

Leia mais...

 

<< Início < Anterior 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 Próximo > Fim >>

Página 126 de 181

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região