AGUDOS, SP.

Antiga Estação Ferroviária de Agudos, SP.Agudos é um dos primeiros 'Municípios de Interesse Turístico' conforme Lei estadual, e localizado a exatos 330 km da capital.
Por estar situado na Serra dos Agudos acabou por adotar o seu nome.
Já há alguns anos, a cidade vem se preocupando com a sua potencialidade nos segmentos do turismo. Tem excelentes condições de oferecer, com qualidade, o turismo de Aventura, o Rural e o Pedagógico.
Além de uma eficiente Secretaria de Turismo de sua prefeitura (14) 3261-1313, em Agudos você tem uma Agência especializada em receptivo local e regional (14) 9-9633-0343.

FEIRINHA DA LUA

A Agradável Feirinha da Lua, em  Agudos, SP. O Comtur de Agudos e sua prefeitura têm promovido os atrativos da cidade, incluindo o Museu de História Natural do Seminário Santo Antônio, o primeiro ginásio construído no Estado, teatro e praças bem cuidadas.
Mas, um evento em especial sempre nos chama a atenção.
Trata-se da sua 'Feirinha da Lua', evento com a participação de vários segmentos dos setores de artesanato e gastronomia, e perto de uma centena de expositores.
O evento está por merecer um período fixo de funcionamento, seja ele semanal ou mensal, pois é um forte atrativo regional.

CULTURA EM AGUDOS

aartistaflaviaferrorecebeumeritoemanteriorsalaosaopaulodeturismoA cultura tem atenção especial da prefeitura de Agudos, dado que a cidade possui artistas plásticos e dezenas de artesãos de alta competência com trabalhos expostos em anterior Salão São Paulo de Turismo e até hoje comentados.
Destaque para a artista plástica Flávia Ferro, a qual recebeu o Diploma por Mérito e Reconhecimento em Artes Plásticas, concedido pela Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (Amitur), e assinado também pelo então Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello.
Para Flávia, que produz quadros em óleo sobre tela, participar do evento foi fundamental para incentivá-la a aprimorar sua técnica e buscar ampliar seu conhecimento sobre a arte, como ela diz: "- Como artesã, fiquei super feliz de levar meu trabalho até lá, assim como de outros amigos artesãos, e poder mostrar o que nossa cidade tem de diferente", - comentou Flávia.

ITUPEVA, SP.

Portal de Itupeva, SP.Apenas a 76 km da capital paulista, encontramos a cidade de Itupeva, já aprovada como 'Município de Interesse Turístico'. Está localizada na região de Jundiaí e, como tal, faz parte do Circuito Turístico das Frutas.
O turista desfruta em Itupeva do Parque da Cidade, do Cicloturismo, do Ecoturismo e suas cavalgadas noturnas, produtos artesanais e até um Outlet (denominação para o novo mercado de vendas a retalho -varejo-, no qual os produtores e industriais vendem seus produtos diretamente ao público).
Em Itupeva estão as melhores trilha do país, é a terra de campeões mundiais de tênis de mesa e, de 'quebra', tem ainda o parque aquático Wet 'n Wild .

PREFEITOS RECLAMAM CANCELAMENTOS

Prefeitos da AMITESP em reunião com Secretários de Estado.  Foto Alexandra Tahan.Os prefeitos, sob a bandeira da AMITESP e com o apoio da AMITur, reuniram-se com o Secretário de Turismo Vinicius Lummertz e com o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, contestando o anunciado cancelamento dos convênios assinados com a gestão anterior, devido aquela não ter providenciado a devida regularização.
Considerando que a falha não foi dos prefeitos, espera-se que o Estado, agora, arrume-se para acudir as prefeituras que confiaram na assinatura que o mesmo Estado lhes conferiu.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 6/2/2019)