Notas do Turismo Paulista

Notas do Turismo Paulista de 29 a 31 de outubro de 2009

JARDIM DAS ESCULTURAS
A cidade de Altinópolis faz divisa com a Estância Turística de Batatais, na região de Ribeirão Preto. Altinópolis é uma das três únicas cidades do mundo que teem uma galeria de arte a céu aberto. Aliás, elas são importantes esculturas de Bassano Vaccarini. 
O famoso artista esculpiu várias obras por toda a cidade, culminando com o Jardim das Esculturas. Ele, quando vivo, chegava a acompanhar as excursões da nossa Agência de Viagens quando em visita àquela cidade. Trata-se um excelente roteiro cultural aos visitantes.
Além disso, Altinópolis tem 30 cachoeiras e quedas d’água, rios e represa para pescaria ou esportes náuticos, e cerca de dez grutas com destaque para a Gruta do Itambé. 
O Turismo rural também se faz presente. Tudo isso faz parte do Núcleo de Turismo Portinari, o primeiro Núcleo paulista que as Agências de Viagens passaram a vender. Mais informações (16) 3665-0250. 

Leia mais...

 

Notas do Turismo Paulista de 22 a 25 de outubro de 2009

PARAÍSO  ENSOLARADO
Das regiões de beleza ímpar que temos no Brasil, nós temos de incluir a região Noroeste do Estado de São Paulo, sem favor algum. Ali estão cidades onde o calor nos abraça quando lá pisamos. E ainda, de “lambuja”, é onde você recebe um calor humano inenarrável.
A lamentar o fato de ser uma região sempre deixada “para depois” porque não está perto da capital. Praticamente todos os Secretários de Estado vão até São José do Rio Preto. Mas, raramente passam dali. São comodistas que preferem as cercanias da capital pensando em si, em vez de pensar nos cargos que ocupam transitoriamente.
Ademais, na iniciativa privada e nos próprios turistas também vemos cegueira comodista. Enquanto isso, a referida região do nosso Estado é belíssima para todo tipo de passeio e está mais perto do que parece.
São cerca de 50 cidades. Cada uma com muito a mostrar e onde você tem muito a curtir. Está na hora de você conhecer melhor o seu próprio Estado! E descubra o que você vinha perdendo até agora!   

Leia mais...

 

Notas do Turismo Paulista de 15 a 18/10/2009

EXPO SÃO ROQUE
Nos finais de semana de outubro e até 2 de novembro, das 10h às 22h, está acontecendo a famosa Expo São Roque, com destaque para Alcachofras e Vinhos, uma boa combinação, aliás. Mais informações pelo telefone: (11) 4712-3231.
Realizada todos os anos no Recanto da Cascata, lugar com belo paisagismo e boa infraestrutura para receber visitantes, o evento reúne diversão, várias atrações e, claro, excelente gastronomia.
Garante-se que a ambientação traz mais charme ao evento, além de uma boa exposição para você curtir. A Prefeitura de São Roque, a apenas 60 km da capital, está cuidando com muito carinho dos seus visitantes e coloca-se à sua disposição através do seu Departamento de Turismo.       

Leia mais...

 

Notas do Turismo Paulista de 30/07 a 02/08/2009

NINHO DO TREM BALA
A estação paulistana dos Trens de Alta Velocidade (T.A.V.) será construída onde hoje está o Campo de Marte. É de onde sairão os Trens Bala com destino ao Rio de Janeiro e Campinas.
Em outra parte do local, os pousos e decolagens de aviões executivos vão dar lugar à ampliação dos pavilhões de exposição do Anhembi, como nós pedíamos no Comtur da Capital vinte anos atrás e como continua sendo cada vez mais necessário.
No Campo de Marte ainda sobrará espaço para abrigar o vai-e-vem dos helicópteros, já que temos uma das maiores frotas do mundo. Também haverá um projetado parque público para shows e outras manifestações populares.
A área sempre pertencia à prefeitura paulistana, a qual a emprestou à Aeronáutica em 1920. Esta última vinha “fazendo doce” para nos devolver. Agora, é chegada a vez de o progresso dar mais um de seus passos na capital paulistana.

DIRETORIA DA AMITur
Foi eleita a nova Diretoria Executiva da AMITur, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, de âmbito nacional, para o perído 2009/2012, e ficou assim constituída: Presidente Jarbas Favoretto; Vice Presidente Ademir Sebastião Pedro de Souza (de Franca); Vice Presidente Nelson Miguel Maffei, (São Carlos); Suzi Camargo, da Conteúdo Brasil, na Tesouraria; e Nelson Carrano Torres, (Piracicaba) na Secretaria Geral.
Também foram eleitos: 56 Diretores Consultivos (um para cada segmento do Turismo): 60 Conselheiros no Estado de São Paulo (um para cada Núcleo de Turismo), outros 32 para os demais Estados brasileiros e mais 12 Conselheiros internacionais para cuidar das permutas. 

PARA TURISMO RURAL
A Câmara Setorial de Lazer e Turismo Rural em conjunto com o setor agropecuário vem realizando estudos sobre a atividade de turismo rural dentro do Estado e as suas perspectivas de crescimento.
A conclusão é óbvia: Existe o interesse da sociedade que vive nos centros urbanos, cada vez mais, pela busca do lazer, do turismo e da diversão junto ao espaço rural.
Visando a promoção desse segmento, bem como apoiar os produtores rurais, proporcionando aumento da sua renda familiar, referida Câmara solicitou a criação de uma linha de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista e do Banco de Agronegócio Familiar (Feap/Banagro) que venha atender ao Turismo Rural.

O ENQUADRAMENTO
Para se enquadrar como ‘Turismo Rural’ é preciso ser entendido como uma atividade essencialmente familiar que pode ser praticada nas propriedades rurais, onde o visitante tem a oportunidade de acompanhar o processo de produção do alimento, e onde podem ser oferecidos vários produtos, tais como: geléias, doces, biscoitos, pães, café, fubá, leite, queijo, ricota, iogurte, vinhos, licores, etc.
Algumas propriedades também produzem legumes e verduras e outras se dedicam à pesca, cavalgadas e artesanatos. A Lei diz que: "O Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade".

O FINANCIAMENTO
Para o que estamos aqui informando poderão ser financiados itens necessários à adequação do espaço para visitação pública, desde que os mesmos agreguem valor aos produtos agropecuários produzidos nas propriedades rurais.
O financiamento poderá ser de até 40 mil reais ao produtor. Ele terá 5 anos para pagar depois da carência de 2 anos. E a taxa será de apenas 3% ao ano. Não são contemplados itens como: animais, veículos e utilitários, móveis, utensílios e eletrodomésticos.    

CULTURA CAIPIRA
Com o apôio do Sebrae-SP e do Instituto Nova Cidadania, mais um importante passo foi dado para a viabilização do “Circuito Turístico Cultura Caipira” envolvendo nove cidades. São elas: Taubaté, Paraibuna, Lagoinha, São Luiz de Paraitinga, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Caçapava, Jambeiro e Tremembé.
A presidente do Instituto, Jordana Mercado, anunciou que o Sebrae-SP vai colaborar com 50% da verba necessária e que o restante será captado dentre os 437 empresários que já aderiram ao projeto.
Marimar Guidorzi de Paula, gerente regional do Sebrae de São José dos Campos confirmou a visita de consultores nas prefeituras para adequação dos atrativos e o aumento da oferta de leitos e refeições. É o Sebrae trabalhando.

A NOVIÇA REBELDE
Há meio século, foi montado o musical ‘A Noviça Rebelde’ (The Sound of Music).
O sucesso estrondoso da produção ganhou vários prêmios teatrais e marcou o início de uma carreira sem precedentes para a história de amor entre a jovem noviça e o capitão viúvo, pai de sete filhos.
Além da célebre versão cinematográfica de 1965, premiada com 5 Oscars, fizeram mais de uma centena de montagens nos cinco continentes.   
Depois de uma estreia bem-sucedida na Capital, o musical mais popular de todos os tempos faz agora nova temporada em São Paulo. Os espetáculos acontecem das quintasfeiras aos domingos aos preços de $30,00 e $60,00. Vendas para grupos pelo telefone (11) 3437-5308.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 17/08/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".

 

Notas do Turismo Paulista de 08 a 11/10/2009

MONGAGUÁ DESTACANDO-SE
A menos de uma hora de viagem de São Paulo, Mongaguá está se destacando como uma estância balneária bastante agradável e seu povo é muito acolhedor. Já pertenceu a São Vicente e a Itanhaém. Tornou-se município há exatos 50 anos. Seus 13 km de praias contínuas e em mar aberto também são excelentes para a prática de esportes náuticos. A zona rural do município dispõe de opções de lazer em meio à fauna e flora diversificadas. O Ecoturismo e o Turismo Rural estão sendo desenvolvidos por sua nova Diretora de Turismo, Luciana Trizzini. Outra atração é o “Poço das Antas”, um parque ecológico para os que preferem piscinas de água natural corrente, trilhas e corredeiras. Para completar, há na cidade uma bem cuidada Feira de Artesanato. 

Leia mais...

 
<< Início < Anterior 141 142 143 144 145 146 Próximo > Fim >>

Página 145 de 146

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região