BARRA DO TURVO (SP)

Barra do Turvo oferece diversas opções de lazer.Barra do Turvo é uma simpática cidade localizada no extremo sul do Estado de São Paulo, fazendo divisa com o Estado do Paraná.
É conhecida regionalmente pelo turismo natural e de aventura.
Oferece diferentes atividades de aventura para toda a família.
A região é considerada muito acidentada, dominada por pastagens nos vales e Mata Atlântica nos cumes e encostas, em outras palavras um cenário deslumbrante.
A sua prefeitura municipal esmera-se no bom atendimento à sua população prestando, também, muita atenção aos turistas que estão dando valor ao grande potencial turístico daquela cidade.

Na foto: Barra do Turvo oferece diversas opções de lazer.

TERRA DA AVENTURA

Cachoeira Véu da Noiva, Barra do Turvo (SP). Foto Vivian Stasiak.Arvorismo é um dos atrativos de Barra do Turvo, onde o caminhar nas copas das árvores é muito concorrido.
Para os que apreciam o Rafting, a adrenalina está garantida nas corredeiras do rio Turvo.
Também tem uma Tirolesa sobrevoando o rio Pardo
Se preferir, a pé, a cavalo, de bike ou de moto você pode percorrer diversas trilhas em meio à Mata Atlântica, algo que se aproveita mais na cidade de Barra do Turvo.
A Cachoeira Véu da Noiva é um dos seus belos atrativos.
Informações turísticas sobre Barra do Turvo (15) 9.9766-9499.

Na foto de Vivian Stasiak.: Cachoeira Véu da Noiva, Barra do Turvo (SP).

RAPEL NO DITO SALÚ

Rapel na Cachoeira Dito Salú, Barra do Turvo.Para os amantes do Rapel, nada melhor do que descer por cordas na Cachoeira Dito Salú, em Barra do Turvo.
O seu marketing garante que você vai ter a sensação de estar abraçando a cachoeira.
Os que não gostam de muita agitação podem brincar na Boia Cross, descendo pequenas corredeiras do rio Turvo, em contato direto com a exuberante natureza do lugar.

Na foto: Rapel na Cachoeira Dito Salú, Barra do Turvo (SP).

O PARQUE ESTADUAL

Parque Estadual do Rio Turvo.O Estado de São Paulo oferece diferente opções para quem gosta da vida ao ar livre, de ar puro com muito verde, pássaros, trilhas e até reservas ecológicas.
Os parques das cidades paulistas podem ser visitados para momentos de lazer ou de aprendizado.
O Parque Estadual do Rio Turvo é um deles, criado em 2008 a partir do antigo Parque Estadual do Jacupiranga, uma das maiores porções de Mata Atlântica, está localizado na BR-116, município de Barra do Turvo.
Demais informações turísticas (15) 9.9766-9499.

Na foto: Parque Estadual do Rio Turvo.

REGISTRO OBRIGATÓRIO

Registro obrigatório no Cadastur.Para evitar multas e penalidades para quem está ilegal, o Ministério do Turismo recomenda imediato registro dos Guias de Turismo no Cadastur.
É tudo absolutamente sem custo.
Basta acessar a página na internet, fazer o download dos formulários solicitados, preencher com as informações e enviar os documentos solicitados para o Órgão Delegado de Turismo.
Em São Paulo, o endereço é na Secretaria de Turismo do Estado.
Após a homologação, a Carteira de Guia de Turismo é emitida.
Mas, as demais categorias do turismo também estão obrigadas a registro no Cadastur, tais como: os proprietários de meios de hospedagem; as agências de turismo; as transportadoras turísticas; os organizadores de eventos; acampamentos turísticos e parques temáticos.
O Cadastur tem validade de 5 anos.

Na foto: Registro obrigatório no Cadastur.

Texto de Jarbas Favoretto MTb 32.511 – agosto 2023