CHARME DE SANTOS

Cruzeiros marítimos partindo de Santos, outro charme da cidade.O mar e os seus mistérios fazem de Santos uma cidade acostumada a conviver com o charme dos transatlânticos e outros navios dos mais diferentes tipos e procedências trazendo, além das pessoas e das cargas, os mistérios próprios dos que vêm de terras distantes.
Santos é o cenário perfeito para o maior jardim de praia do mundo, cercado de flores raras e chapéus de sol majestosos. É impregnada pelo gostoso cheiro do café que invade as ruas e se mistura com a maresia.
Assim a cidade de Santos se descreve entre os seus muitos atrativos, no que deve estar muito certa, pois recebe mais de cinco milhões de visitantes nas temporadas de verão, ou um milhão apenas nas férias de julho (pessoas que voltam sempre). É o charme de Santos.

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

Neste ano, o 15º Salão São Paulo de Turismo estará aberto ao público das 10h às 18h nos dias 22 a 24 de junho, sempre com a entrada gratuita. O endereço é o tradicional Centro de Eventos São Luís, à rua Luís Coelho 323, na região da Avenida Paulista, na capital.
Haverá bonificações para os expositores, como anúncio de página na revista oficial, oito postagens impulsionadas, inclusão no álbum, etc.
Além disso, ao mesmo tempo e no mesmo endereço, teremos o Congresso do Turismo Paulista com mais de 20 cursos, palestras e painéis com inscrições gratuitas e, ainda, a 4ª edição da exposição das pinturas dos melhores artistas plásticos do Estado de São Paulo.

DELEGAÇÃO EM PIRASSUNUNGA

Cachoeira das Emas. Foto MGA.Uma delegação da AMITur, com conselheiros de Turismo e com jornalistas especializados, estará em Pirassununga nos dias 4 e 5 de março, a convite daquela Prefeitura, preocupada que está em aproveitar todos os benefícios que os segmentos de Turismo possam levar para aquela simpática cidade.
Com a presença do Secretário de Turismo, Roberto de Lucena e, também, com a presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo Paulista, deputada Célia Leão, os visitantes conhecerão os atrativos de Pirassununga, mas também estarão oferecendo ao público de toda a região alguns painéis técnicos, resumidos mas importantes, na noite do dia 4, no Centro de Eventos.
Já na manhã do dia 5, no Teatro Municipal Cacilda Becker, haverá uma Plenária, quando será dada a palavra aos jornalistas especializados. Os Prefeitos da região estão sendo convidados.

FUMAÇA EM BUENO DE ANDRADA

Fábio Barbosa levando máquinas para o trecho São Roque-Mairinque.Convidado pela 'Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural', sediada na cidade de Araraquara, Fábio dos Santos Barbosa, mais conhecido como Fábio Fumaça, estará na Câmara Municipal daquela cidade para esclarecimentos sobre projetos de trens turísticos que desenvolve no Estado de São Paulo.
Fábio Fumaça é membro gestor na presidência da Associação Nacional de Preservação Ferroviária – ANPF. Ele é reconhecido especialista em ferrovias e foi convidado para falar sobre a linha férrea de um trem turístico na cidade de Araraquara, já que naquela Câmara Municipal existe uma Comissão da Orla Ferroviária.
"- A estimativa para implantar o projeto de Trem Turístico no percurso entre Araraquara até o Distrito de Bueno de Andrada, com uma locomotiva e quatro vagões para passageiros não chega ao investimento de R$ 3 milhões, sendo, portanto, absolutamente viável", justifica o presidente da ABATur, Théo Bratfisch.

VANS E MICROS LIBERADOS

Revogando a proibição que existia, uma Resolução oficial permite agora que as vans e micro ônibus, fretados para o turismo, possam rodar com pequenos grupos em distâncias maiores do que os 270 km (limite anterior). Vão poder até viajar para outros Estados, dispensando, assim, a locação de ônibus de grande porte e custo mais alto.
O Deputado Federal Herculano Passos esteve diretamente envolvido nas negociações com a ANTT para que a alteração fosse feita. "- Desde o ano passado estamos trabalhando nisso, inclusive sou relator de um Projeto de Lei que regulamenta essa questão, fazendo com que não dependa mais de resoluções da ANTT, dando segurança jurídica aos transportadores turísticos por fretamento" – disse Herculano.

(Texto de Jarbas Favoretto – MTb-32.511, Fevereiro/2016)