MUSEU DE PORTINARI

 Museu de Portinari é a casa onde ele morou, em Brodowski.Aberto de terça a domingo, o Museu Casa de Portinari espera a sua visita na simpática cidade de Brodowski. Nessa antiga residência de Portinari foi onde ele realizou as suas experiências com pinturas murais e em cujas paredes ele aplicou as técnicas de afresco e têmpera.
O local é muito bem cuidado pela "Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari", entidade com objetivos direcionados ao desenvolvimento na área cultural. A casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1968, e tombada por nosso Condephaat em 1970. Mesmo ano da instalação do museu.

O ANTIGO E O NOVO

O visitante ouve nesta sala Lima Duarte narrar sobre o mapa que há no chão.  O visitante percorre a casa principal e os anexos e logo vai notar a simplicidade típica de cidade interiorana. As várias obras nas paredes estão bem preservadas. Há uma sala de pesquisa, e vasto material sobre o artista, em livros, revistas, catálogos e artigos de jornais.
Do nascimento às grandes conquistas, tudo de Portinari é mostrado através de recursos de multimídia. Você poderá ouvir texto de Portinari narrado pelo ator Lima Duarte, ocasião em que são expostas as lembranças da vida em Brodowski e o amor que o artista tinha por ela.
No chão de uma das salas, um mapa ajuda o público a localizar os lugares citados no áudio. Monitores altamente preparados acompanham os visitantes. Mas, para o atendimento de grupos é necessário um prévio agendamento. A ACAM Portinari estará presente no próximo Salão São Paulo de Turismo, em São Paulo, dias 22/24 junho de 2016.

JARINU É INTEGRAÇÃO

Pertinho da capital, ufanando-se com o título de segundo melhor clima do mundo classificado pela UNESCO, eis que surge para o turismo a cidade de Jarinu, encravada entre vales e montanhas, com história recheada de tradição, trabalho e cultura.
Ameixas, pêssegos, uvas e morangos estão entre suas atrações. Até mesmo seus cogumelos, a tradição da cachaça local e as suas vinícolas familiares são "desculpas" para você visitar e curtir aquela cidade.
Em Jarinu você viaja pelas culturas italiana, portuguesa, espanhola e alemã fortemente presentes. Uma dezena de bons hotéis e pousadas e uma gastronomia tentadora recomendam a sua visita. E meia dúzia de adegas e alambiques está nos roteiros.

CAMINHO DAS NASCENTES

Praça em Santa Isabel, com a Igreja NS do Rosário. Um consórcio de onze cidades foi criado para fomentar o turismo ao redor do Alto do Tietê. Seu nome é "Circuito Turísticos Caminho das Águas e Nascentes" e é bem servido por várias estradas, bem na região metropolitana de São Paulo.
As prefeituras envolvidas pertencem às cidades de Salesópolis, Poá, Arujá, Biritiba Mirim, Santa Isabel, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Suzano.
Este núcleo de turismo é farto em patrimônio histórico, em nascentes, riachos, rios e cachoeiras, represas, fontes, montanhas e parques. Possui inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, haras, pesqueiros e outros atrativos que as Agências locais mostrarão para você.

HOTEL DE RECUPERAÇÃO

Um excelente hotel campestre (Abba), com mordomia e autêntica novidade entre nós por todos os serviços que presta com muito carinho.
Esse hotel é destinado para a recuperação e/ou reabilitação de dependentes químicos, seja por álcool ou por drogas. A hospedagem é em suíte, e tem casa de hóspedes para familiares acompanhantes.
Há todo um tratamento fundamentado em metodologia, trabalhando em desintoxicação e conscientização para a reintegração na sociedade, com avaliação clínica com psiquiatras, psicólogos e enfermagem nas 24 horas do dia.
Conheça mais sobre esse novo empreendimento do Marcelo e do Michel Tuma Ness na cidade de Monte Alegre do Sul. Melhor acesso pela Fernão Dias. Ligue para (19) 3899-1884 ou 3899-1015.

O TURISMO COLABORA

A Secretaria de Turismo do Estado, através do seu titular Deputado Roberto de Lucena, realizou reuniões de conscientização e providências relativas a uma efetiva colaboração nos programas de combate à pedofilia no turismo.
Da mesma forma, Lucena saiu em colaboração no combate ao 'aedes' nas cidades estâncias e nas de interesse turístico.

(Texto de Jarbas Favoretto – MTb-32.511, Fevereiro/2016)