TURISMÔNICA

A Revistinha de Turismo da Mônica que será distribuída gratuitamente nas escolas.A "turisminha" Mônica e toda a sua turma estão agora numa revistinha editada por Maurício de Sousa, o seu criador.
A revista chama-se "Turismônica" e foi criada por determinação do Secretário de Estado Roberto de Lucena. Ela é editada em forma lúdico-educativa, mostrando a importância do turismo, e sendo uma ferramenta para o conhecimento interdisciplinar e crítico dos alunos.
As revistinhas não estarão à venda. Mas, num primeiro momento, estarão sendo distribuídas gratuitamente para alunos e professores do 1º ao 5º ano da rede pública estadual de ensino.

LANÇAMENTO DO GIBI

Roberto de Lucena, Maurício de Sousa e Geraldo Alckmin.  Foto Gilberto.Em solenidade oficial, a Revistinha "TurisMônica" foi lançada no Palácio dos Bandeirantes, ocasião em que o Governador Geraldo Alckmin condecorou Maurício de Sousa por todo o seu trabalho ao longo dos seus 80 anos.
Na oportunidade, o Secretário de Turismo Roberto de Lucena, fez a abertura da solenidade, quando deixou claro que "a intenção é que os alunos e professores disseminem os conhecimentos aprendidos em sala de aula, com auxílio do gibi, para seus amigos e familiares".
Roberto de Lucena ainda acrescentou: "O Turismo necessita estar em pauta em todas as esferas da sociedade, pois é um importante fator de desenvolvimento econômico e social, e nada melhor que começar por nossas crianças", finalizou o nosso secretário.

SANTOS E REGIÃO CVB

Uma importante entidade que luta pelo fomento econômico e social de toda a sua região aproveitando-se do turismo de negócios e de lazer, é chamada de 'Santos e Região Convention e Visitors Bureau'.
Tem sede na cidade de Santos, mas ela abrange outras sete belas cidades praianas e mais Cubatão. Toda a região também é chamada de Costa da Mata Atlântica por razões óbvias.
Essa entidade tem divulgado a região como destino dos turistas de negócios, além do lazer, sempre buscando e apoiando a captação de eventos, mas contando com a participação dos empresários daquela região que são, sem dúvida, os principais beneficiários.
Você poderá saber mais sobre a Costa da Mata Atlântica no Salão São Paulo de Turismo de 2016, onde estará se exibindo em junho próximo, em nossa capital.

CAMPO DAS PINDAÍBAS

Antiga Estação de Pedregulho abriga a Secretaria de Cultura e Turismo.  Foto Pierre Duarte.O nome foi dado ao lugar, devido haver enorme quantidade de coqueiros pindaíbas. Ali se instalaria mais uma estação da Cia. Mogiana de Estrada de Ferro. E tal estação geraria um novo povoado, o qual, posteriormente, adotou o nome de Pedregulho, por causa da existência de grande variedade de pedras e cascalhos de cores e tamanhos diferentes que por ali existiam.
Depois, as Fazendas de café de Pedregulho, que produziam café de qualidade especial, lhes deram diversos prêmios, embora hoje a tendência seja para a indústria calçadista.
Localizada a 455 km da capital, no nordeste do Estado, a cidade tem bom potencial turístico, ambiental e cultural, e a atual gestão da sua prefeitura tem se esforçado para a sua divulgação.
Ela montou um estande na Feira de Franca e já reservou espaço para o Salão São Paulo de Turismo em junho de 2016.

PARQUE CARLOS BOTELHO

 Passeios realmente refrescantes, no Parque Carlos Botelho.Criado em 1982 e recebendo da UNESCO em 1998 o título de 'Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade', o Parque Carlos Botelho aguarda a sua visita. A sede fica na Bacia do Alto Paranapanema, nos municípios de São Miguel Arcanjo e Capão Bonito.
Há também o Núcleo Sete Barras, inserido na região do Vale do Ribeira, abrangendo os municípios de Sete Barras e Tapiraí. Aliás, para ligar os dois pontos, nada melhor do que percorrer a Estrada Parque em terra (SP-139). Durante o percurso há diversos pontos de interesse para os visitantes, como mirantes, rios e cachoeiras.
Inúmeras trilhas de rara beleza você encontrará em todo o Parque que é administrado pela Fundação Florestal (15) 3379-1477. Aconchegantes Pousadas e Agências especializadas estão à sua disposição. Além da boa vontade das prefeituras de todas as cidades aqui citadas. Aproveite!

(Texto de Jarbas Favoretto – MTb-32511, Fevereiro/2016)