CAMPOS DE HOLANDA

Centro de Eventos em Paranapanema. Foto Henrique Branco.A Estância Turística de Paranapanema é conhecida como a 'Capital da Tecnologia Agrícola'. Está localizada na região de Avaré e tem em seu município um distrito fundado em 1960 por imigrantes holandeses.
O distrito foi inicialmente chamado de Holambra II por razões óbvias. Aliás, a palavra 'Holambra' foi formada pelas junções "Hol" de Holanda; "Am" de América; e "Bra" de Brasil. Agora é só 'Campos de Holanda'
Campos de Holambra é nacionalmente conhecida por sua produção de flores. Mas é forte ainda em frutas de clima temperado, como é o caso de pêssegos, ameixas, nectarinas e maçãs. Tudo isso melhor ser visto quando exposto no Centro de Exposição Campos de Holanda.

PARANAPANEMA TURÍSTICA

Riviera de Santa Cristina, em Paranapanema. Foto Expressão Studio.Existem inúmeros passeios turísticos na cidade de Paranapanema a começar pela 'Enseada Azul' de rara beleza, ou pela 'Ilha do Sol' que sempre oferece horas agradáveis em contato com a natureza e um romântico pôr do sol.
A 25 km do centro da cidade está a Estação Ecológica que preserva plantas e animais em risco de extinção, com destaque para o tamanduá bandeira, a jaguatirica e a araponga Há também a Floresta de Paranapanema, administrada pelo Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
Há uma cooperativa que possui a maior usina de beneficiamento de algodão da América Latina. A cidade também é um ótimo destino de Turismo Rural e Cultural, com roteiros que podem ser conhecidos através de Guias acompanhantes qualificados. Visite Paranapanema.

RIO ITAPETININGA

O Rio Itapetininga nasce da confluência do rio Turvo com o rio Pinhal, no município de Sarapuí. De grande importância para a região, ele tem 215 km e recebe água de 62 afluentes antes de terminar no rio Paranapanema, no município de Campina do Monte Alegre.
É um dos nossos rios não poluídos, com 28 espécies de peixes cadastradas, entre eles: dourado, pintado, mandijuva, tuvira e corimbatá. As aves que vivem por ali são várias como, por exemplo, garça, quero-quero e martim-pescador. É, enfim, um rio abençoado!

SILVEIRAS

A graciosidade da cidade de Silveiras. Foto Aniello de VitaA cidade de Silveiras está localizada na Rodovia dos Tropeiros (trecho da antiga Estrada Rio-São Paulo). É onde nasce o Rio Paraitinga e onde está o 'Parque Ecológico da Cascata'.
O povoado surgiu a partir de um rancho de tropeiros. Silveiras teve notável participação na Revolução Liberal (1842) e na Revolução Constitucionalista em 1932.
Além desse valor histórico e suas casas centenárias, também conta com encantadora natureza, lindas cachoeiras e o generoso clima de montanha da Serra da Bocaina. Silveiras foi o primeiro município do Estado a se transformar em Área de Proteção Ambiental.
Esta cidade se propõe tornar-se um 'Parque Temático Sobre o Tropeirismo' aproveitando a beleza dos seus 415 km2 de área e muitas de suas trilhas, entre as quais a 'Trilha da Independência'.

ACERTANDO A HISTÓRIA

E já que falamos em tropeirismo, lembramos que às vezes, pode ocorrer uma informação equivocada a respeito. É o que sentimos ter acontecido em relação ao Tropeirismo.
Para isso, só podemos confiar no sisudo Carlos Solera, talvez o maior nome e o maior expoente quando se fala em tropeirismo.
Em relação à cidade de Itapetininga, nenhuma dúvida de que o seu povoado teve a sua fundação em 1724. Nada a obstar que Itapetininga tenha sido o primeiro pouso dos tropeiros naquela região do Estado.

A ESCLARECER...

Monumento no Paraná pela passagem dos tropeiros.Contudo, a discordar e a esclarecer, é que a primeira tropa de muares vinda do sul seguia com destino às Minas Gerais e não à Feira de Sorocaba, pois esta ainda não existia.
A referida primeira tropa passou pelo Povoado de Itapetininga entre 1733/1734, com quase 3.000 mulas e alguns cavalos, chefiada pelo patrono do Tropeirismo, o português Cristovão Pereira de Abreu.
Será que se pode imaginar o trabalho de guiar 3.000 mulas em percurso tão longo? Só por aí já se vê o valor daqueles tropeiros!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 10/2015)