A CIDADE DE PEDREIRA

 As lojas da cidade de Pedreira deixam os turistas malucos com tanta variedade e qualidade. Estivemos na cidade de Pedreira em ocasião que o presidente da AMITur foi homenageado por várias empresas e entidades locais e, na oportunidade, visitamos algumas lojas daquela cidade que é um verdadeiro paraíso para compras.
Perto de 400 lojas abrem suas portas todos os sete dias da semana como, aliás, deveriam fazer todas as demais cidades turísticas.
Desde cedo já se nota ônibus e automóveis de todas as partes do Brasil que ali vão para comprar toda sorte de produtos para casa, para decoração, para presentes, para tudo em fim, sendo de se destacar os produtos de porcelana feitos por mãos de verdadeiros artistas.

PARAÍSO PARA COMPRAS

Conheça a história e o desenvolvimento da cidade de Pedreira. O município de Pedreira, que é um forte candidato a ser um dos nossos 'Município de Interesse Turístico' realmente encanta os turistas em geral por seus locais de visitação e por sua excelente gastronomia.
Mas, se o seu forte são as centenas de lojas que atraem os 'compristas', é preciso registrar o excelente trabalho desenvolvido pela CDL local, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pedreira.
Ela já tem pronto o inventário da demanda de turistas dos últimos anos, inteiramente detalhado quanto à procedência, potencial de compras, idades, etc. A CDL de Pedreira é exemplar.

CÂMARA FEDERAL

No corrente mês, se os desmandos da presidência da República não nos atrapalhar, o plenário da Câmara dos Deputados poderá votar diversos projetos relacionados com o turismo.
Entre eles, o fim da exigência de visto para turistas estrangeiros, também o projeto que regulamenta jornadas de trabalho no setor, o que trata sobre o uso de vans em viagens interestaduais e, ainda, o reconhecimento das atividades exercidas pelo Turismo Rural.
Toda essa movimentação com o nosso turismo devemos ao empenho da Comissão de Turismo da Câmara Federal, a qual tem no deputado Herculano Passos a sua liderança, ele que já foi prefeito de Itu e conhece as nossas dificuldades.

RODA SÃO PAULO

A cidade de Limeira recebe agora o RodaSP. Limeira, Araras, Conchal, Cordeirópolis e Iracemápolis. São cinco cidades que estarão recebendo os ônibus do Programa Roda São Paulo, organizado pela Secretaria de Turismo do Estado.
Os passeios têm o título de "Circuito Belezas da Nossa Terra". O Secretário de Estado Roberto de Lucena estará no Centro de Eventos de Limeira, às 11 horas do dia 23/9 para inaugurar toda a programação.
Tanto os turistas como as próprias populações daquelas cidades poderão conhecer todos os atrativos existentes na região, ao custo de apenas R$10,00 e passear um dia inteiro com Guias acompanhantes.

ROMARIA DE PROFISSIONAIS

Os profissionais do turismo em geral estão sendo convidados para participar de "Segunda Romaria Nacional dos Profissionais do Turismo à Aparecida", nos dias 25 a 27 do corrente.
Na ocasião, o Turismo Religioso será o foco, e teremos palestras e debates destinados aos Guias de Turismo, Agentes de Viagens, Transportadores Turísticos e Operadores do setor. Uma boa ocasião para se apresentar e debater idéias sobre o setor.
A organização está a cargo da Associação de Guias do Circuito Turístico Religioso e também da CNTur, através da sua sede em Aparecida. As inscrições devem ser feitas através do site 'romariaprofissionaisdoturismo.com'.

MUSEUS DE SÃO PAULO

No Museu Catavento as pessoas interagem. O maior site de viagens do mundo acaba de divulgar a relação dos vencedores do Prêmio "Traveller's Choice 2015', que reconhece os melhores estabelecimentos de acordo com a opinião dos mais de 340 milhões de usuários da plataforma.
Na categoria de Museus, quatro instituições do Governo do Estado de São Paulo estão no ranking dos 10 melhores do País e entre os 12 melhores da América do Sul. São eles: o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado, o Museu do Futebol e o Museu Catavento.
O Museu Catavento, que chega a receber perto de 90 mil visitantes ao mês, conta com o trabalho da Dra. Kênia Mota Santana, Diretora Consultiva da AMITur.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 15/09/2015)