CHEGOU A HORA

Monumento às Bandeiras, em São Paulo.  Foto Rubens Chiri Nesta quarta feira, dia 24 de junho, e pelo 14º ano, estará sendo inaugurado o Salão São Paulo de Turismo, mostrando as novidades de destinos turísticos nas cidades do Interior do Estado, para aonde você pode ir a qualquer momento, rapidamente e gastando pouco.
Faça uma visita a essa exposição de cidades, aproveitando que o ingresso é grátis. A exposição também estará aberta nos dias 25 e 26 de junho, das 14 às 20 horas.
O local você já sabe: Centro de Eventos São Luís, na Rua Luís Coelho, 323, paralela com a av. Paulista, e a uma quadra da Estação Consolação da Linha Verde do Metrô, e a uma quadra da Estação Paulista da Linha Amarela do Metrô. Conheça os expositores.

MAIS DOIS EVENTOS

Juntamente com o Salão São Paulo de Turismo, e nos mesmos horários, estará aberta para visitação gratuita a 4ª edição da Expo Artistas Paulistas com telas retratando o nosso Interior, e algumas das obras premiadas também no exterior.
Outro evento no mesmo local é o 15º. Congresso do Turismo Paulista que, apesar do nome, trata de assuntos do Turismo do país inteiro, pois serão vinte painéis, durante os dias 24, 25 e 26, repletos de informações e atualizações de boa utilidade para gestores, empresários, prefeitos, agentes e operadores de viagens, bacharéis e estudantes em geral.
Já foram totalizados 2.000 congressistas, o que por si só já traduz o sucesso do evento que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, agora sob o comando do seu titular Roberto de Lucena. As inscrições são totalmente grátis.

EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA

É uma cidade que só foi elevada a município em janeiro de 1990.
Está no extremo Oeste do Estado de São Paulo, junto das cidades de Rosana e de Teodoro Sampaio. Dista da capital 700 km.
Trata-se de uma cidade muito agradável, com lanchonetes e barzinhos espalhados e uma boa praia às margens do Rio Paraná. Toda essa orla é ornamentada de árvores, coqueiros e quiosques.

RODA SP ATUALIZADO

Santana de Parnaíba, uma das graciosas cidades do Roteiro dos BandeirantesAté o dia 28 de Junho, os ônibus do programa Roda SP estarão rodando com novo esquema de atendimento, com Guias de Turismo acompanhando cada City Tour, por entre as cidades do Circuito Turístico das Nascentes.
As cidades são: Salesópolis, Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ribeirão Pires, Guarulhos, Guararema e Itaquaquecetuba. Em alguns dos atrativos também haverá Guia local para as informações.
No presente caso serão ofertados 14 diferentes roteiros para você escolher. Tem um preço simbólico de apenas R$10,00 para passear o dia todo. Para isso é preciso você entrar no site: www.rodasp.com. E, para outras informações, queira ligar para 0300-745-0000.

FIGUREIRAS DE TAUBATÉ

"- As Figureiras são artesãs daquela cidade, exímias na arte de esculpir em barro cru as obras que espelham o cotidiano da vida do Interior, com seus tipos, costumes e temas religiosos" – assim nos ensina mestre Renan Ribeiro, da Sutaco e defensor do artesanato.
Embora em minoria, há homens que se incluem nessa categoria profissional. É uma tradição que tem mais de 150 anos, culminando por contar a história, através de criação de pequenas peças em modelagem. Em suas apresentações, as artesãs apresentam técnicas e falam sobre os temas de inspiração. Visite as Figureiras de Taubaté.

TRANSPARÊNCIA

Ilha do Cardoso, belezas indescritíveis. Num País onde os que mais falavam em transparências são os que mais fazem coisas "enrustidas", torna-se muito difícil mostrarmos resultados positivos que o turismo traz para as nossas cidades.
Ora é o cliente que não pede a nota ou cupom fiscal, ora é o fornecedor que não registra a venda, ora é a fiscalização que "pisa na bola", e por aí vai...
Por coisas como tais é que não se tem o correto lucro que o turismo trás para as cidades com seus atrativos. Mas, à medida que se vai exigindo nota ou cupom fiscal já estaremos no caminho certo. E, se os impostos são escorchantes cabe a nós todos escolher melhor na hora de votarmos. Pois, no fim, nós acabamos pagando por nossa cegueira.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 16/06/2015