CIDADE DAS FLORES

A Cidade das Flores encanta o ano inteiro. Foto Miguel Schincariol.Quando se coloca esse título, todos já sabem se tratar de Holambra a qual, desde 1998, ostenta o título de Estância Turística. O cultivo de flores teve início timidamente em 1951, com a produção da Palma de Santa Rita, mas só na década seguinte a cultura se expandiu.
A cidade teve o seu início em 1948 quando uma liga de agricultores católicos da Holanda comprou terras por aqui para instalar suas gerações que precisavam de novos espaços após a Segunda Guerra Mundial. As terras foram compradas do que então se chamava Fazenda Ribeirão, distante 40 km de Campinas.
O "Museu Histórico e Cultural de Holambra", localizado no centro de Holambra, expõe a sua história através de um acervo de duas mil fotos, réplicas de casas de pau-a-pique e alvenaria da época, devidamente mobiliadas, objetos, maquinarias e tratores utilizados pelos imigrantes.

OUTROS TÍTULOS

Holambra é hoje uma das cidades brasileiras com o maior índice de qualidade de vida e um dos principais roteiros turísticos de todo o Estado de São Paulo. A "Fundação Seade" informa que Holambra é uma das cidades mais desenvolvidas sócio-economicamente.
Ostenta o título de maior produtora e centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do país, com justa fama internacional.
Emancipada politicamente em 1991, Holambra se desenvolve rapidamente sem perder as suas características principais, o charme, arquitetura e a tranqüilidade comuns às cidades européias. E a sua Prefeitura esmera-se em dar todo apôio à sua população e ao Turismo.

TURISMO O ANO INTEIRO

Um pedacinho da Holanda, no Brasil. Foto Miguel Schincariol.O turista já descobriu que além da festiva "Expoflora" o município sedia também feiras e exposições nacionais voltadas ao turismo de negócios, como o "Enflor", o "Gardenfair" e a "Hortitec", que são eventos de importância nacional e o esportivo "Trekker-Trek".
Passeando entre as bonitas e reluzentes fachadas dos prédios pelo centro da cidade, você se vê rodeado de belas vitrines e, principalmente, de deliciosas guloseimas típicas, onde resistir é pecado!
Visite Holambra o ano inteiro!

MATA ATLÂNTICA

Entrada do Parque Carlos Botelho, em plena Mata Atlântica.Alvíssaras! A Secretaria do Meio Ambiente do Estado, por meio de um contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) investirá 15 milhões de dólares, ou seja, cerca de 35 milhões de reais em seis Parques Estaduais na região da Mata Atlântica.
Todo esse dinheirão tem por objetivo um projeto para consolidar a vocação do turismo sustentável em áreas da mata Atlântica como estratégia de conservação da natureza e apoio ao desenvolvimento socioeconômico da região.
O Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica abrigará os Parques Estaduais do Petar (Alto do Ribeira); Caverna do Diabo; Ilha do Cardoso; Parque Carlos Botelho; Intervales, e Ilhabela. Excelente!

ECOTURISMO HARPYIA

E, já que falamos em ecoturismo, é bom lembrar que em Santos também podemos usar os bons serviços da Harpyia, uma agência especializada em Ecoturismo, seja em expedições fluviais ou em trilhas, especialmente na Mata Atlântica. Mais informações (13) 3227-2000

RELATÓRIO DE GESTÃO

O São Paulo Convention & Visitors Bureau, que presta serviços relevantes ao divulgar e a captar eventos para o Estado de São Paulo há mais de três décadas, acaba de lançar um Relatório de Gestão, com todos os méritos para o seu Presidente Executivo Toni Sando de Oliveira, um dos líderes do segmento.
Além de já ter captado para São Paulo 10 grandes eventos internacionais, o SPC&VB Promove 31 eventos e apóia 86 outros, bem como já contabiliza 1.170 oportunidades de negócios. O SPC&VB faz parte da fundação 25 de Janeiro.

ARTISTAS PLÁSTICOS

Entrada da Expo Artistas Paulistas no ano passado. Foto Alexandra Tahan.Os artistas plásticos nascidos ou residentes em cidades do Estado de São Paulo estão sendo convidados para expor duas de suas telas que retratem as suas cidades ou as suas regiões, na próxima edição da Expo Artistas Paulistas que acontecerá dias 24 a 26 de junho próximo, juntamente com o Salão São Paulo de Turismo (11) 3758-0142.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –27/01/2015)