EPITÁCIO, O PRESIDENTE ESTÂNCIA

Praia_Fluvial_em_Presidente_Epitcio_no_rio_Paran._Foto_Pierre_DuarteNuma das regiões belíssimas do Estado de São Paulo, e na divisa com Mato Grosso do Sul, lá está a Estância Turística Presidente Epitácio, fundada em 1907. A cidade possui excelente atendimento com diversas pousadas, casas de pesca, pesqueiros e os 'piloteiros' especializados na pesca ao Tucunaré.
Na orla fluvial tem a sua prainha, um balneário, píer turístico e um parque. O Balneário Termas tem uma fonte de águas quentes jorrando a 70º e que ainda abastece todo o complexo formado por cinco piscinas, cascatas, saunas e toboáguas. Tem, ainda, área de camping, campo de gateball e muitas áreas verdes.
O turista ainda pode curtir a Casa do Artesão, a colônia Prado, a Estação Ferroviária de 1922, fonte luminosa, horto florestal, eco parque e muito lazer náutico com sol o tempo todo. A Secretaria de Turismo e Cultura coloca-se à disposição através do fone (18) 3251-8004.

NOTURNO EM GUARULHOS

Como tudo na vida tem uma primeira vez, a cidade de Guarulhos teve o seu primeiro 'Passeio Noturno Histórico-Cultural', ocasião em que foi divulgada a cidade e parte do seu potencial turístico.
Isso por obra e graça de duas profissionais com larga experiência como Guias de Turismo, Anna Maria Teixeira Carneiro e Margarete Mônica Schubert as quais, vendo em Guarulhos um bom potencial turístico, iniciaram um minucioso trabalho de pesquisas e elaboraram os: "Roteiros Históricos, Culturais e de Lazer".
A oferta é interessante para turista, para moradores da cidade e, até, para aqueles que têm muito tempo para aguardar voos de conexão no aeroporto de Guarulhos. Informações (11) 2451-7613.

JUQUITIBA É BOA CANDIDATA

A_graciosidade_do_rio_Juqui_em_Juquitiba._Foto_Alline_CassetariEntre as cidades que merecem o título de Estância Turística, uma que bem merece é a cidade de Juquitiba, apenas 70 km da capital. Juquitiba tem mais de 30mil m2 com lagos, nascentes, rios e cachoeiras.
Tem a Mata Atlântica, boas Pousadas e Agências de Turismo especializadas em atividades esportivas e recreativas. Uma boa "Aldeia do Artesanato", com onze chalés expondo peças de tecidos e jardinagem ao lado de esculturas é outro dos seus atrativos.
Assim, desde o sossego em tranquilas pousadas até as atividades de esportes radicais, bem como desde a curtição de paisagens repousantes até o agito de danceterias noturnas, tudo em Juquitiba tem a ver com uma boa Estância Turística. Obtenha um guia turístico e demais informações pelo fone: (11) 4681-4558. www.juquitiba.tur.br

EM BRODOWSKI

Se você estiver na região de Ribeirão Preto no dia 15 de dezembro, vá até Brodowski, no Museu Casa de Portinari, para participar da celebração de aniversário daquele nosso importante artista, ocasião em que a partir das 20 horas as 70 vozes do coral da Cia de Ópera Minaz de Ribeirão Preto estarão se apresentando.
Já na quarta-feira do dia 30 de dezembro, no mesmo horário e local, os acordeonistas da cidade de Brodowski farão uma apresentação de músicas de raiz.

EM TUPÃ

Já na cidade de Tupã (e até fevereiro), o Museu Histórico Índia Vanuíre estará mostrando as "Cores do Xingu", procurando colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas da tribo que está situada ao norte do Estado de Mato Grosso.
Há painéis fotográficos e trilha sonora com sons da floresta. Das 9h às 17h, de 3ª aos domingos, com entrada grátis. Esse museu é um dos que são cuidados pela Acam, uma associação de apoio a museus.

CIRCUITO ESPELHO D'ÁGUA

Praia_guas_Claras_no_Circuito_Espelho_dgua._Foto_Pierre_DuarteCinco cidades numa região sempre ensolarada oferecem aos turistas uma série de atrativos, rodeadas por natureza exuberante. São elas: Rubinéia, Santa Fé do Sul, Santa Clara d'Oeste, Santa Rita d'Oeste e Três Fronteiras.
Há, também, uma boa programação anual de eventos culturais, como é o caso de Três Fronteiras. Tem o caso de Rubinéia, uma cidade que desapareceu sob as águas da represa que se formou no Rio Paraná, renascendo, ao lado, uma nova Rubinéia toda altaneira.
Sant Clara d'Oeste, a cidade do 'Marco Zero' por estar onde se encontram o rio Grande com o rio Paranaíba, ambos formando assim o rio Paraná. Ali, os três Estados brasileiros se encontram.
Completam o Circuito Espelho d'Água a cidade de Santa Rita d'Oeste, de encantos e importante história, e a cidade de Santa Fé do Sul, uma Estância Turística que deveria se chamar Santa fé do Sol, repleta de atrativos turísticos. Passeie pela região!

MODERNIZANDO AS PALAVRAS


Esse é o título do livro de bolso escrito por Menache Hamaoui, hoteleiro e estudioso do assunto. O livro é uma preciosidade para estar à mão de todos aqueles que militam nos meios de hospedagem.
Trata-se de um glossário de termos usados principalmente em hotelaria e, ainda, em construtoras, incorporadoras, administradoras, operadoras, receptivos, atendentes, etc. Mais informações no site www.onixhotelaria.com.br

 

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –06-12-2011)