Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista de 19 a 22 de setembro de 2010

AddThis Social Bookmark Button

EXPRESSO TURÍSTICO

O_Expresso_Turstico_da_CPTM"Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século 19 estão de volta para levar você a uma viagem inesquecível por meio da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente".
É assim que se apresenta o "Expresso Turístico", bem cuidado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, e que no último fim de semana realizou a viagem inaugural do trecho Luz / Paranapiacaba.
Uma viagem muito boa, saindo da capital a cada quinzena, e com uma parada em Santo André para facilitar o embarque dos que moram nas cidades do ABC.

DA JANELA, VEJA A HISTÓRIA

Este é o terceiro "Trem Turístico" que o turismo tem à disposição. Os outros são para Mogi das Cruzes (o das Flores, quinzenais) e para Jundiaí (o das Frutas, semanais).
A ida até Paranapiacaba é engrandecida por preciosas informações sobre todos os lugares por onde passa a composição, e as quais são prestadas por profissionais competentes.
As viagens são feitas a bordo de um trem puxado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, e com dois vagões de aço inoxidável de 1950 que foram cedidos pela ABPF, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Tais vagões foram recuperados por dedicados funcionários da CPTM. Acomodam 174 passageiros com espaço e conforto, ciceroneados por uma atenciosa tripulação.

ESTAÇÃO DA LUZ

Vista_interna_da_Estao_da_LuzA nossa famosa Estação da Luz, de onde partem os atuais e futuros Trens Turísticos, já é por si só um monumento histórico, onde se pode apreciar a sua arquitetura bem restaurada e bem cuidada.
Foi construída em 1867, com toda a estrutura metálica de ferro fundido, importada da Inglaterra em peças pré moldadas. A Estação da Luz sediava a companhia "São Paulo Railway" de origem inglesa. Era uma parada paulistana na linha pioneira que fazia o trecho entre Santos e Jundiaí.
Hoje essa Estação está conectando o Metrô aos trens metropolitanos. Tem até uma obra prima em artes plásticas em seu corredor principal, entre os trens da CPTM e os do Metrô.
A Estação da Luz também abriga o Museu da Língua Portuguesa, uma novidade entre nós. Tem a Rua José Paulino bem ao seu lado, um paraíso para a compra de confecções, e tem à sua frente a Pinacoteca do Estado, enfim, é um interessante ponto turístico da capital.

ILHA DO CARDOSO

Praia_da_Laje_na_Ilha_do_CardosoLocalizada no extremo sul do Estado de São Paulo, no município de Cananéia, a Ilha está cercada por todo tipo de vegetação da Mata Atlântica costeira, os quais proporcionam uma variedade extraordinária de ambientes e uma alta diversidade biológica. As Dunas e os Costões Rochosos podem ser curtidos tanto quanto as suas diversas praias.
Há manguezais no Canal do Ararapira e na Baía de Trapondé, na face ocidental da ilha. Ali são abrigadas seis comunidades caiçaras e se nota uma forte influência da cultura indígena. Os caiçaras, quase todos pescadores, desenvolveram um apurado conhecimento da natureza e tem atualmente o turismo como fonte substancial de renda.
Numerosos sambaquis datados do período colonial dão grande importância histórica ao Parque, um marco do Tratado de Tordesilhas. Sempre decorado por belíssima paisagem. Consulte o seu Agente de Viagens. Às vezes há pacotes de vários dias.

MUSEU DO IPIRANGA

Museu_do_IpirangaTodo altaneiro em seu belo visual, instalado com destaque no Parque da Independência em São Paulo, o conhecido Museu do Ipiranga homenageia o bairro onde a Independência foi declarada ao lado das margens plácidas do Córrego do Ipiranga cantadas em nosso hino.
Trata-se do primeiro monumento especialmente construído para preservar a memória daquele fato histórico. O Museu foi inaugurado apropriadamente num dia 7 de setembro como convém à boa causa.
Os detalhes arquitetônicos no majestoso prédio em estilo neoclássico renascentista são realçados quando há iluminação especial. O seu acervo tem cerca de 100 mil peças que contam a história de toda a sociedade brasileira entre os séculos 19 e 20, com destaque para os Bandeirantes e Imperadores.
Seus jardins imitam os do Palácio de Versailles. Ainda há a Casa do Grito que aparece em todas as telas que reproduzem o momento do brado retumbante: O Grito da Independência. Quando estiver em São Paulo, basta seguir as placas para o Bairro do Ipiranga.

APÓS AS ELEIÇÕES

Os membros dos Conselhos Municipais de Turismo – dos anteriores, dos atuais, e dos futuros – deverão estar se reunindo em suas respectivas regiões, logo após as eleições, para se adequarem aos preceitos ora exigidos e para o devido registro junto ao Conselho Estadual de Turismo.
Os Conselhos Regionais são compostos por Conselhos Municipais. Portanto, estes últimos precisam estar funcionando regularmente, caso contrário os primeiros não terão validade. Nestas páginas voltaremos para informar datas e locais.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –21/09/2010)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região