Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista de 12 de agosto a 15 de setembro de 2010

AddThis Social Bookmark Button

PORTAL DO VALE HISTÓRICO


Portal_das_Cidades_Histricas_PaulistasAs cidades do Vale Histórico Paulista foram brindadas com o Roteiro Caminhos da Corte. Trata-se de meia dúzia de cidades que você não pode deixar de visitar. A porta de entrada é a cidade de Silveiras, um lugar cheio de história e que chegou a ser o principal ponto de apoio para o tropeirismo daquela região na época da "Trilha do Ouro".
Nas últimas décadas, iniciando com um movimento chamado "Silveirarte", ficou patente a valorização do patrimônio cultural de Silveiras. O seu artesanato despontou com muita força e com a boa qualidade que atraiu o comercio importador de vários países. Hoje a cidade de Silveiras recebe turistas interessados em história, cultura, ecologia, religião, gastronomia, artes populares e turismo rural.

E A BOA COMIDA


O_tentador_fogo__lenha._foto_OclioTendo se tornado um dos principais núcleos de estudos do tropeirismo, com peças históricas, importante acervo em grande biblioteca, tudo envolto em belas paisagens na encosta da Serra da Bocaina, a cidade de Silveiras também se destaca na gastronomia.
O famoso "Restaurante do Ocílio" é o melhor retrato desse importante item em qualquer roteiro turístico. Ali é servida a autêntica comida regional da Serra da Bocaina, fruto do convívio com os tropeiros vindos de Paraty. Quer uma amostra? Feijão Tropeiro, Arroz com Urucum, Carne à Moda da Bocaina, Frango à Moda dos Moreiras e outras iguarias saídas de típico fogão à lenha.
Dali mesmo, e já com a barriga cheia, você pode partir para vários passeios por Silveiras e pela Bocaina com fauna e flora para um safári fotográfico. Poderá ver o artesanato em madeira, couro, fibras, linhas, lãs, bambu e, sem dúvida, os doces das quituteiras, com destaque para deliciosos queijos artesanais. Visite Silveiras.

 

CHÁCARA DO ROSÁRIO

 

Cavalgadas com a lua cheia ou noites de serestas em Itu são algumas das atrações da Chácara do Rosário, onde a sua sede, em arquitetura típica do período bandeirante, está completando 255 de existência, com a vantagem de estar a apenas 1,5 km do centro da cidade. Local ideal para se ouvir 'causos'
A propriedade, que se chamava Engenho Grande, foi uma das maiores produtoras de açúcar. Atualmente é aberta para grupos de turistas, para escolas, ou para sediar eventos. Mas, atenção: Sempre será preciso agendar as visitas, pois a reserva antecipada é obrigatória. Para outras informações: (11) 4023-0624.

 

UM BOM EXEMPLO


O Prefeito de Araçatuba e os Vereadores daquela cidade aprovaram Lei criando a Secretaria (só) de Turismo daquela cidade, algo que todos nós esperamos conquistar para o próprio Estado na próxima gestão que será iniciada em Janeiro.
É preciso recuperar o que tínhamos de forma exclusiva até a pouco, pois o Estado de São Paulo é muito pujante também em inúmeros segmentos do Turismo. Os que não enxergam isso irão pagar bem caro por sua omissão.

 

NOS GRANDES LAGOS


Quando visitar a Região dos Grandes Lagos aproveite para visitar (e saborear) as uvas da Rota dos Vinhedos na cidade de Jales, uma das melhores uvas do país. Só ali existem 1.611 propriedades rurais.
Em Votuporanga, um passeio agradável e instrutivo é o pólo moveleiro, uma autêntica "Faculdade da Madeira". Ou a curiosidade de visitar a cidade de Urânia, a nossa maior fabricante de charretes. Várias cidades da região patrocinam torneios de pesca esportiva e outras tantas prepararam praias artificiais que fazem a delícia dos veranistas.
Toda essa região tem o apoio de um grande centro comercial que é São José do Rio Preto, além de outras cidades de grande porte existentes na citada região.
Agora que você já está mais informado a respeito, então, esta é a hora de você pegar a sua agenda e programar umas férias passeando pela Região dos Grandes Lagos. Certamente você vai gostar.

 

ENCONTRO FERROVIÁRIO


Aliás, o nome completo é: "3º Encontro Histórico Ferroviário e de Ferreomodelismo de Bauru", quando diversas caravanas vindas de todo o país se reúnem durante dois dias para tratar do tema ferroviário que é tão querido por muitos. Prato cheio para os aficionados!
Haverá Oficinas de Teatro Temático, música, danças, feira de materiais temáticos, maquetes, etc. As datas são 16 e 17 de outubro e o local é a Estação Ferroviária Central de Bauru (14) 9742-3054.

 

ADVENTURE FAIR


Na_Adventure_Fair_voc_at_sobe_paredeUma feira dedicada aos esportes e ao turismo de aventura e que se tornou a mais importante do gênero em toda a América Latina. É onde o visitante também participa de inúmeras atividades, testando produtos e equipamentos esportivos e acaba se divertindo nas atrações interativas.
Neste ano o evento acontecerá nos dias 23 a 26 de setembro, nas dependências do Anhembi a partir das 14 horas nos dias úteis e após as 12 horas no fim de semana. Para quem gosta de esporte aventura é a chance de obter informações e analisar novos destinos de todo o Brasil. Haverá transporte gratuito partindo do Terminal Rodoviário do Tiete.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –14/09/2010)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região