Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas de 07 a 09 de janeiro de 2022.

AddThis Social Bookmark Button

SANTOS

As famosas praias de Santos.A cidade de Santos, mundialmente conhecida por seu enorme movimento portuário, não tem se descuidado dos turistas.
Nessas épocas de festas, constatamos os cuidados com as suas praias, com máquinas limpado diariamente as areais dos detritos que chegam do mar.
No vasto jardim de toda orla, desde as primeiras horas, vários garis limpam as calçadas, o que se repete outras vezes durante o dia.
E, para completar, um policiamento forte e ostensivo.
Assim, dá gosto ser turista nas praias de Santos.

Na foto: As famosas praias de Santos.

SABINO ENCANTA

Portal de Sabino (SP).  Foto Ken Chu.Situada na região oeste do Estado paulista, às margens do Rio Tietê, e distante 450 km da capital, eis a cidade de Sabino, pacata e convidativa, com a sua prainha artificial.
A sua vocação é o turismo náutico, seguido da pesca e do turismo rural, além de um bom hotel lhe dar sustentação, bem como inúmeros ranchos que são locados aos turistas.
A cidade também se tornou conhecida por falar o "sabinês", um dialeto diferente para se comunicar, em que as sílabas das palavras são pronunciadas de trás para a frente.

Na foto de Ken Chu: Portal de Sabino (SP).

O SABINÊS DE "NOBISA"

Praia de Sabino (SP).  Foto Ken Chu.A sua praia às margens do Rio Tietê é o cartão postal da cidade.
Porém, a sua principal atração está na boca do povo.
É o "sabinês" passado de pai para filho.
Em Sabino, até o comércio entrou na onda da língua de trás para a frente. Uma de suas lojas se chama "Nobisa", que é o nome da cidade ao contrário.
Quem liga precisar fazer pedido neste "idioma"?
O seu eficiente prefeito vem prestigiando o seu Conselho Municipal de Turismo, o qual vem cumprindo o seu papel, buscando o melhor atendimento possível aos seus visitantes.
Visite Sabino em sua primeira oportunidade!

Na foto de Ken Chu: Praia de Sabino (SP).

LEMBRETUR 01

Comtur de Pedrinhas Paulista (SP).O livro da AMITur, já inicia nos trazendo a afirmação do sentido prático de difundir o potencial de uma cidade no campo das Artes, da sua História, do seu Folclore, dos seus Pontos de Visitação e dos Locais de Recreação ser, sem qualquer dúvida, através do Turismo.
O Turismo, para apresentar resultados melhores para uma cidade, sempre terá de contar com um indispensável Conselho Municipal de Turismo, constituído por maioria de representantes da iniciativa privada.
Por quê?
Inicialmente, porque o Turismo é feito pela iniciativa privada (hotéis, restaurantes, bares diferenciados, agências de turismo, guias de turismo, turismólogos, artesãos, promotores de eventos, imprensa especializada, associações específicas), e por aí vai...

Na foto: Comtur de Pedrinhas Paulista (SP).

OUTRO 'POR QUE'

Comtur de Aparecida (SP).  Foto Canal 39. Também, pelo simples fato de quando vier a ocorrer a mudança do prefeito, ou a mudança do comando político da cidade, não venha o setor sofrer os corriqueiros problemas de interrupção, ocasionando que tudo volte a começar do Zero.
Os representantes do governo municipal costumam quase sempre serem substituídos. E aqueles que entram, sempre estão mais "por fora" do que joelho de escoteiro.
Assim, quem abriga e mantém os interesses envolvidos através do Turismo são os representantes da iniciativa privada que devem ser respeitados por um prefeito, tanto quanto aqueles devem respeitar este.
Exatamente por este motivo a iniciativa privada terá de ser a maioria e, também, contribuir com a sua parte de trabalho para a sua cidade.

Na foto do Canal 39: Comtur de Aparecida (SP).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –janeiro 2022)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região