Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista de 29 a 31 de julho de 2010

AddThis Social Bookmark Button

Aeroporto de Itanhaém

 

Aeroporto_de_ItanhamLembram-se da comemoração oficial quando dos "500 anos do Descobrimento"? O saudoso Mário Covas transferiu provisoriamente o Governo do Estado para a cidade de São Vicente, e ali lançou a idéia de um moderno Aeroporto Regional em Itanhaém para servir e desenvolver todo o Litoral Sul do Estado.

Naquela ocasião, Mário Covas destinou recursos para ampliação da pista e, depois, Geraldo Alckmin viabilizou recursos para as demais obras. Agora, conforme nos informa o Comtur de Peruíbe, a pista atual de 1.350 metros permite pouso de aviões como o Boeing 737, conta com terminal de passageiros, seis hangares e amplo pátio para aeronaves. Tudo isso a apenas 3 km do centro da cidade.

Falta pouco, portanto, para termos aquele aeroporto funcionando plenamente para ser um indutor do desenvolvimento de toda aquela linda região. Tomem o exemplo da Bahia e nos digam: Quem sabia existir Porto Seguro no mapa antes de arrumarem o seu aeroporto?

Como diz Eduardo Ribas, presidente do Comtur de Peruíbe (que nem é da cidade de Itanhaém): "-Só está faltando um 'empurrãozinho' nesse assunto por parte do Governo, que precisa acordar para a importância desse aeroporto que virá beneficiar todo o Litoral Sul, o sofrido Vale do Ribeira e, até, a turística região das Cavernas".

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo de Faria

Agradveis_quiosques_na_prainha_de_Paulo_de_FariaAqui está uma cidade cuja administração atual se preocupa com os aspectos do turismo local. Até aproveitando que no próprio município o turista encontra a Estação Ecológica, localizada às margens do reservatório formado pela barragem de Água Vermelha, na Bacia Hidrográfica do rio Turvo e do rio Grande.

A Estação Ecológica de Paulo de Faria foi a primeira do gênero no Estado de São Paulo, criada para oferecer refúgio à fauna e flora da região. Foi instituída por ser um dos poucos remanescentes da floresta estacional, já rareando naquela região. Certamente, presta inestimável contribuição para a realização de pesquisas básicas e aplicadas do meio ambiente e ao desenvolvimento da educação conservacionista.

São belas as paisagens que se descortinam em Paulo de Faria, cidade que oferece a sua praia artificial e bons passeios por seu município. Com o apoio da atual administração municipal, o turismo receptivo está se organizando, mas já está apto para receber a sua visita.

Aliás, é terra onde se encontra excelentes dançarinos de Catira, que conserva viva a sua Folia de Reis e tantos outros atrativos que só o Interior sabe oferecer.

--------------------------------------------------------------------------------

Tapiraí

Em Tapiraí Chalés Salve FlorestaÀs vezes você pode sonhar com um final de semana diferente, num aconchegante e seguro chalé de madeira, com pássaros cantando ao acordar, e rodeado por ar puro e fresco em meio à plena Mata Atlântica. Esta realidade está em Tapiraí (SP).

Fruto da ONG 'Salve Floresta', a pousada com o mesmo nome tem recebido turistas de todo o mundo, principalmente da Europa, e que são apanhados já no Aeroporto ou em hotéis. A Pousada recebeu em 2004 o 'Prêmio Ecologia' em reconhecimento ao valioso projeto denominado: "Crianças na Floresta". O lugar tem rios, riachos, cachoeiras e trilhas leves, além de passeios de lancha ou em canoas canadenses, piscina, sauna e outras mordomias. Informações (15) 3277-1393.

Você, com o seu carro, pode ir pela Rod. Raposo Tavares (via Piedade) ou pela BR-116 (via Juquiá). São apenas 150 km da Capital paulistana. Aproveite!

--------------------------------------------------------------------------------

Santana de Parnaíba

Fazendo parte do roteiro dos Bandeirantes e do Circuito "Taypa de Pilão", a cidade de Santana de Parnaíba também é famosa por suas festas tradicionais. Carnaval, Corpus Christi e Semana Santa, por exemplo.

Possui a única casa bandeirista urbana remanescente onde consta ter residido o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva e, por isso, a casa hoje é o "Museu Histórico e Pedagógico Casa de Anhanguera", de grande valor arquitetônico e histórico. Há passeios organizados com Guia acompanhante (11) 5549-9569.

--------------------------------------------------------------------------------

Confederação do Etecetera

Não adiantou espernear. À César o que é de César. Definitivamente o Turismo ficará com a CNTur, a Confederação Nacional do Turismo.

A CNC (Conf. Nacional do Comércio) estava querendo incluir o etecetera no seu comércio. Acontece que o Turismo é Serviço e não Comércio. Quando o trade do Turismo nacional criou a CNTur, o pessoal da CNC até alterou a sua razão social, incluindo no nome: "serviços e etecetera...".

Mas, agora, a Justiça do Trabalho confirmou, em sentença definitiva, de que a CNTur é a única a representar o segmento do Turismo. E, fim de papo!

O juiz ainda alertou que "- A CNC não pode querer representar todas as Federações do país, sob pena de ofensa aos princípios da liberdade sindical". Dest'arte, nós aproveitamos a oportunidade para sugerir ao pessoal da CNC tomarem "Simancol"!

--------------------------------------------------------------------------------

Aos Amigos

Anote em sua agenda que você, a qualquer momento, poderá ler estas e as anteriores "Notas do Turismo Paulista" no site www.amitur.org.br

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 27/07/2010)

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região