A cidade mais a leste do Estado de São Paulo é Bananal, com um conjunto urbano tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de São Paulo. Suas casas bem preservadas e uma das mais antigas estações de trens do país envolvem uma variada produção de artesanato.
Nos tempos dos "Barões do Café", Bananal chegou a ter a sua própria moeda, tal a força cafeeira local. Isso acabou deixando inúmeras casas de fazenda que hoje atraem turistas que procuram descansar rodeados de paraísos verdes e importantes páginas da nossa história.
Bananal é uma das preocupações da "Associação Roteiro Caminhos da Corte", uma entidade formada por empresários interessados em defender e divulgar o turismo sustentável da região, que inclui as cidades de São José do Barreiro, Areias, Silveiras, Bananal, Arapeí e Queluz. Informações com a Associação "Arcco" (12) 3106-1341
Estivemos andando pelas estradas vicinais da região Noroeste do Estado (Ilha Solteira, Santa Fé do Sul, Votuporanga, etc). Todas ótimas. Algumas um macio tapete. Aliás, a maioria das estradas vicinais do nosso Estado está em bom estado.
Esqueceram, porém, da Estrada do Tropeiro, ou a SP-068 ou, ainda, o trecho da antiga Rio-São Paulo nas turísticas e belas Cidades Históricas Paulistas. Queremos que o novo Governo do Estado determine o urgente asfaltamento daquela estrada, cujas condições depõem contra a imagem do Estado.
É um absurdo nós termos de rodar pela Via Dutra por longos 47 km dentro do Estado do Rio de Janeiro para só então descermos para Angra dos Reis e chegarmos em Bananal por uma estrada "decente".
O Escritório Sebrae de Bauru está desenvolvendo um projeto para estimular o turismo naquela região. Numa primeira etapa reúnem-se com Agentes de Viagens, os quais precisam conhecer as ofertas já estruturadas de toda a região, tais como fazendas históricas, museus, roteiros de compras, artesanatos, gastronomia e outros atrativos.
São quatro os roteiros. Todos a partir de Bauru. Um atende os municípios de Agudos e Lençóis Paulista; o segundo engloba Macatuba e Pederneiras; o terceiro com Piratininga, Duartina e Avaí; e o último com os municípios de Iacanga e Arealva.
É uma boa colaboração daquela regional do Sebrae que os Agentes de Viagens e os Guias de Turismo devem aproveitar. Para informações (14) 3234-1499.
A nossa capital paulistana constatou um acréscimo de 12% com as atividades turísticas em 2010. Os hotéis tiveram uma taxa de ocupação beirando os 70% nos 42.000 quartos dos seus 410 hotéis. E, com isso, a prefeitura arrecadou 158 milhões de reais com o ISS.
Caio Luiz de Carvalho, do Anhembi, adianta que foram criados mais de 410 mil postos de trabalho no turismo, e que 9,6 bilhões de reais foi o faturamento em 2010 através dos seus 12 milhões de visitantes. O número de dias que o visitante permanece em São Paulo também aumentou. São números que impressionam.
Por oportuno, devemos lembrar que as cidades menores podem cortar os zeros acima em proporção à sua população, porém os proventos que o turismo poderá lhes trazer serão surpreendentes se elas investirem no turismo.
Quando se fala na cidade de Capão Bonito, lembramos de uma natureza exuberante aliada à hospitalidade de seu povo e às grandes possibilidades para o lazer, a cultura e o esporte de aventura.
Rapel, Canoagem, trekking, cavalgada, trilhas, bóia-cross, atividades que podem ser praticados ao mesmo tempo em que você curte suas cachoeiras, sua fauna e sua flora. Esse trecho da Mata Atlântica é onde se concentra uma das maiores biodiversidades do mundo. E ali nasce do rio Paranapanema, o maior rio não poluído do Estado.
A apenas 222km da capital paulista, a cidade teve origem na abundância de ouro do Rio Conchas, do Rio das Almas e do próprio Paranapanema. Quem sabe, ainda, você não encontra algum? Outras informações turísticas: 0800-774-3104.
Na época das "vacas mais magras", quando os pioneiros trazidos pelo governo chegavam, por volta de 1886 em diante, eles eram hospedados no bairro do Brás onde hoje é o Museu do Imigrante.
O prédio e o local foram aproveitados para a montagem do Museu preservando a documentação, a memória e os objetos da época. Nos fins de semana parte dali os velhos bondes em passeios pelas ruas próximas.
Vê-se, também, a recuperação dos chamados carros de madeira da antiga Estrada de Ferro São Paulo Railway (SPR). Na época eles só usavam o termo "vagão" para se referir ao transporte de carga. Esse Memorial do Imigrante é uma homenagem a todos que com seus sonhos, vontade de vencer e muito trabalho ajudaram o progresso de São Paulo e do Brasil. Visite o Museu do Imigrante.
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –01/02/2011)
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