Notas do Turismo Paulista

Notas do Turismo Paulista de 10 a 13/09/2009

CONHEÇA  O  KKKK     
Construíram na cidade de Registro, há quase cem anos, alguns armazéns de arroz e outros produtos, em cujas fachadas colocaram as letras KKKK, pelas quais ficaram conhecidos. Elas Identificam as iniciais dos responsáveis pela colonização japonesa no Vale do Ribeira. Eram as inicias da firma “Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha. 
Tombados pelo Condhepaat em 1987, hoje os armazéns pertencem à Prefeitura de Registro. Após restauração em 2001, ali funciona o Centro de Treinamento de Professores do Estado de São Paulo; criaram o Museu Histórico da Colônia Japonesa; e tem um Anfiteatro para 250 pessoas. Além de uma chaminé característica da época, há uma ampla área de lazer e o Monumento Guaracuí, uma tulipa de aço de 40 toneladas e 9m de altura. Visite Registro. Existem outros pontos de visitação e um eficiente atendimento aos turistas. Ligue (13) 3822-5947. 

Leia mais...

 

Notas do Turismo Paulista de 03 a 06/09/2009

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL
As suas águas puras e com propriedades medicinais levaram a cidade ao conhecimento geral, e é hoje conhecida como Estância Climática Santo Antônio do Pinhal.
Está encostada em Campos do Jordão e a 1143m de altitude. Mas, no alto do Pico Agudo, de onde se tem uma visão de 360o, a altitude é de 1.700metros! Aliás, é o local preferido pelos que praticam vôo livre.
O município esbanja beleza natural, com abundante vegetação repleta de samambaias, araucárias, cedros, jacarandás e pinus. Vinte hotéis de boa qualidade esperam por você. E uma litorina faz um agradável passeio que entre essa cidade e Campos do Jordão.
O prédio da Estação, de 1916, hoje oferece ao turista a compra de artesanato e algumas guloseimas próprias do lugar. Lá estando, você pode aproveitar para visitar a Pedra do Peão, a Cachoeira do Rancho Feliz, e outros pontos de visitação. Conheça e curta o lugar!

CIRCUITO TURÍSTICO CT2
Estivemos participando do 3º. Fórum do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia, um núcleo de turismo muito bem orientado por Marcela Moro, competente profissional da área.
As cidades componentes são: Piracicaba, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Campinas, Limeira, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna e Pedreira.
Num plenário repleto de Diretores e Secretários de Turismo de várias cidades, concluiu-se pela oportunidade do evento, tanto quanto o alto interesse que despertaram os temas como a importância do nosso Patrimônio Histórico e o papel dos Conselhos Municipais.
Resta, agora, a liberação de verbas por parte dos prefeitos das respectivas cidades aos seus Diretores e Secretários de turismo. Até porque isso já é um investimento com retorno garantido por vinte vezes mais do que se investir. Experimente só!

A DANÇA DOS CARGOS
Como os setores do turismo ligados aos poderes públicos também teem os seus comandos exercidos por pessoas apenas transitórias no poder (ou por este último indicados),  quando há troca dos prefeitos acabamos por ver pessoas de alto gabarito sem o seu aconselhável aproveitamento em nossos segmentos.
É claro que não desejamos “reizinhos” com tempo infinito nos cargos, pois em muitos casos a mudança é para melhor. Não obstante, é muito grande a carência de contratação de pessoas bem qualificadas que estão dando “sopa” no momento. Elas poderiam ser aproveitadas não apenas por prefeituras como, ainda, pela iniciativa privada. Conhecemos várias dessas pessoas...

CIRCUITO MANTIQUEIRA
Criado há poucos anos, o Circuito Turístico Mantiqueira é composto por sete cidades: Campos do Jordão, São Francisco Xavier (São José dos Campos), São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Piquete, Pindamonhangaba e Monteiro Lobato.
Geralmente apoiados pelo Sebrae-SP e pelo Convention de São José dos Campos e Região, notamos a preocupação na realização de eventos em datas que não se chocam com os de outras cidades, de forma que uma cidade colabora com as outras. Comportamento a ser copiado.
E são vários os exemplos, como a Exposição de Pinturas das belezas paisagísticas de São Bento do Sapucaí montada em Campos do Jordão. Ou o Festival de Viola em São Bento do Sapucaí. Ou a Corrida de Montanha no Pico dos Marins, na cidade de Piquete.
Esperamos que esse Circuito se apresente no próximo Salão São Paulo de Turismo, um Salão mais profissional, para ampliar o público que interessa às citadas cidades. 

TRANSPARÊNCIA
Num País onde os que mais falavam em transparências são os que mais fazem coisas “enrustidas” e até “Atos Secretos”, torna-se muito difícil pensarmos em comentar sobre resultados positivos que o turismo traz para as nossas cidades.
E tem mais...
Como é que se pode medir ou comentar dados que são omitidos?
Ora é o cliente que não pede a nota fiscal, ora é o fornecedor que não registra a sua venda, ora é a fiscalização que “pisa na bola” e, ainda, algumas prefeituras tropeçam na prestação de contas...
Por isso tudo, muitas vezes não temos estatísticas e não podemos demonstrar o lucro real que o turismo traz para as nossas cidades. Porém, podemos assegurar que houvesse transparência verdadeira, muita gente ficaria boquiaberta com as vantagens financeiras que o turismo lhes traz, direta ou indiretamente. Acredite! É a pura verdade!    

O CHARME DO JEEP
Ecoturismo e Aventura nos lembram passeios de Jeep. É quando se une o útil ao agradável e tal tipo de veículo torna-se insubstituível. 
Assim, para aproveitar todo o clima então reinante, uma Agência de Turismo especializada nos oferece uma vivência diferenciada no meio natural e respeitando os princípios do desenvolvimento sustentável, fazendo todos os percursos nesses veículos “off-road”.
Os alegres passeios partem da capital com destino aos Altos da Cantareira, à Paranapiacaba, Juquitiba, Monos, e a outros pontos igualmente interessantes.
Os roteiros são trabalhados em parcerias com as ONGs “Provares” e “Pró-Verde”, sendo oferecidos cursos, visitas técnicas e grupos de pesquisas na enorme biodiversidade da Mata Atlântica, além dos passeios.  Procure a “Trip on Jeep” que você vai gostar (011) 5543-5281.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 01/09/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".

 

Notas do Turismo Paulista de 23 a 30/08/2009

SÃO MIGUEL ARCANJO
Eis uma cidade da região administrativa sorocabana, incrustada na Serra de Paranapiacaba e encostada nos encantos da Mata Atlântica, com um povo muito acolhedor e uma administração municipal laboriosa que nos encantou por ocasião de uma recente palestra.
Lá estivemos para dar os primeiros passos de um correto Comtur e pudemos perceber o grande potencial turístico do município desde o Parque Estadual Carlos Botelho, passando pelo Parque do Zico, por uma inusitada Biblioteca japonesa e, até, as suas Festas e Festivais.
De dois títulos eles são donos, pois São Miguel Arcanjo é a nossa Capital da Uva Itália e é, também, a Capital Mundial das Uvas Finas. Com suas inúmeras e apreciáveis vinícolas um Roteiro do Vinho está sendo organizado. O futuro é brilhante, além de terem um Santo forte. 

PARQUE CARLOS BOTELHO
Localizado no município de São Miguel Arcanjo, esse Parque Estadual é um dos remanescentes de maior importância em termos de biodiversidade do Brasil.
Destaca-se a ocorrência do maior primata das Américas, o muriqui-do-sul, também conhecido como mono-carvoeiro, que é objeto de estudo do mais longo projeto de pesquisa com a espécie primata no Brasil. Isso fez a cidade de São Miguel Arcanjo conhecida internacionalmente.
O Parque Carlos Botelho é um dos três únicos locais onde foi encontrada uma espécie de árvore da Mata Atlântica restrita ao Estado de São Paulo. Os passeios pelas trilhas contam com o apôio de monitores. Agendamento prévio para grupos: (15) 9773-9278.

PAESI D’AMARE, BRASILI
Assim é apresentado o artesanato artístico brasileiro em mostra na Itália na presente semana. As peças são da ‘Casa do Figureiro de Taubaté’, onde homens e mulheres exímias esculpem em barro obras que espelham o cotidiano da vida do interior. Parabéns!

PARA CAMINHADAS
O stress, a pressão no trabalho, a falta de tempo, a nossa comum correria...
Bem! tem hora que precisamos dar uma parada, ‘passar a régua’ e nos distrair, viajando. Em outros momentos uma boa e programada caminhada é melhor ainda.
Pensando nisso a Satty Turismo, da cidade de Paranapanema com a Represa Jurumirim a seus pés, idealizou caminhadas muito agradáveis por entre canteiros, estufas e plantações de flores dos Campos de Holanda, um Distrito daquela cidade.
O programa leva o nome “Caminho das Flores e Frutas”. Para você sentir o aroma e a paz do campo e poder adentrar em aventuras entre pomares de frutas, basta ligar para (14) 3769-1241.

SENATur   &  SESTur
Duas novas siglas que chegam e se preparam para a redenção do turismo nos quesitos de qualificação e desenvolvimento do turismo nacional.
O primeiro é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo, o segundo é o Serviço Social do Turismo. Ambos gerados pela novel CNTur a nossa Confederação Nacional do Turismo.
Em reunião da CNTur realizada no dia 24 de agosto, com a presença do Ministro do Turismo Luiz Barreto e do Deputado Federal Silvio Torres, o presidente Nelson de Abreu Pinto fez a apresentação do Sistema “S” do Turismo, bem como da Rede Brasil de Qualificação e Desenvolvimento Social do Turismo. Voltaremos ao assunto.

PONTOS DE CULTURA
O Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo encerraram as inscrições para o seu interessante projeto criando 300 novos Pontos de Cultura que se pretende para o Estado de São Paulo.
Vamos ter, então, a maior rede de Pontos Culturais ao se juntar com outros 200 que o Estado já vem apoiando.
Os trabalhos selecionados receberão 180 mil reais de prêmio, cada um. Estão participando pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas comunitárias sediados em São Paulo e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos.

CVC  CARIOCA
Registramos o fato de a Agência Operadora de Turismo CVC carioca ter lançado novos destinos para as suas excursões rodoviárias. No mês de julho, a filial carioca da CVC ‘soltou’ mais de 50 ônibus de excursões apenas do Rio de Janeiro.
O que ressaltamos no fato é que, entre as mesmas, vimos destinos como o nosso Hopi Hari e a cidade de Brotas, ao lado de tradicionais excursões rodoviárias pelos países do Cone Sul, como nos ensinaram a fazer o Sr Sigmund Drabick da incomparável Urbi et Orbi de saudosa memória.
As excursões rodoviárias, enorme filão para o Interior do Estado de São Paulo, vão sendo reinventadas e terão sucesso se receberem dos operadores e das cidades receptivas o carinho que delas se esperam.
A CVC em São Paulo tem em seu comando rodoviário a eficiência da admirável Rose Barili, uma das maiores autoridades nesse segmento turístico.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 25/08/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".

 
<< Início < Anterior 141 142 143 144 145 146 Próximo > Fim >>

Página 146 de 146

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região