Clique nas fotos para ampliar.

Notas do Turismo Paulista de 21 a 23 de abril de 2011

VINHOS DE SÃO MIGUEL

Visite_os_Vinhedos_de_So_Miguel_ArcanjoVocê precisa conhecer a cidade de São Miguel Arcanjo, bem como conhecer a Rota do Vinho existente naquele município. A distância da capital é de 180 km, ou 85 km a partir de Sorocaba. As estradas são ótimas e a cidade é simpática.
Dentre o seu potencial turístico destacam-se as boas vinícolas que formam a Rota do Vinho daquela região. As principais: Boa Vista, Bonjour, Leoni, Torre Alta, Monte Alto, Zafalon e Saint'Arcanjo. Também algumas adegas e alambiques completam o setor.
São Miguel Arcanjo ainda é porta de entrada do Parque Estadual Carlos Botelho, uma das nossas belas reservas cuidada pela Fundação Florestal e do Parque do Zizo, um parque bem cuidado que é uma reserva particular do Patrimônio Natural. O Departamento de Turismo da prefeitura dispõe de outras informações (15) 3279-8014.

PARQUE INTERVALES

Intervaldes_belezas_escondidas_ao_seu_alcancdeEis aqui um Parque Estadual criado em 1995, localizado na região sudeste do Estado de São Paulo. Ele protege o segundo e mais importante corredor ecológico de Mata Atlântica do Estado. É uma região que abrange o Vale do Ribeira e o Alto Paranapanema e uma das reservas da Biosfera, reconhecido pela Unesco como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
Duas cachoeiras se destacam: a do Mirante (880m) e a do Quilombo (4.500m) já na divisa com o Parque Carlos Botelho. Há a Gruta do Minotauro com 2.000m de trilha e 150m de caverna. Trata-se de floresta preservada. Ali tem a figueira amarela com 500 anos de idade. No parque há outras trilhas, bem como o Mirante da Anta.
O Parque Intervales é um dos 47 que são cuidados pela Fundação Florestal, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente. Está aberto diariamente das 8h às 17h. Para visita monitoradas é preciso agendar previamente pelo fone (15) 3542-1511.

AVISTAR 2011

Avistar_2011E que tal passear num belo parque público, um agradável oásis na capital, onde você aproveitará para observar nossas aves?
É o 6º Avistar, Encontro Brasileiro de Observação de Aves, acontecendo no Parque Villa Lobos nos dias 12 a 15 de maio. Haverá palestras, mini cursos e oficinas para um programa focando a conservação, o turismo, o lazer e o conhecimento.
Toda a programação você pode conferir acessando o site: www.avistarbrasil.com.br. E todas as informações poderão ser obtidas na "Conteúdo Brasil" pelo fone (11) 2532-2495.

FESTA DELLA MAMMA

Nos dias 7 a 9 de maio, a tradicional festa italiana que acontece em homenagem ao dia das Mães, será realizada no "Espaço Cidadão", na cidade de Mogi Mirim. O cardápio peculiar com massas de diferentes tipos é o 'carro chefe' da festa, acompanhado de deliciosos vinhos, entre outras iguarias.
Ademais, haverá também muita música com shows ao vivo. Na sexta e sábado início às 19 horas. No domingo às 11 horas. A festa é organizada pela "Correspondência Consular da Itália", com apoio da Prefeitura de Mogi Mirim.

COMO PLANEJAR

Para ensinar e/ou esclarecer dúvidas de como melhor planejar o turismo em sua cidade, o Congresso do Turismo Paulista foi buscar o competente engenheiro e pesquisador Maurício Delgado para ministrar uma apresentação no dia 16 de junho próximo, no mesmo dia da abertura do Salão São Paulo de Turismo. As inscrições para este curso ou para os demais que são oferecidos devem ser feitas pelo site www.salaospturismo.com.br. Inscreva-se hoje mesmo!

MUSEU ÁGUA VERMELHA

Este é um dos atrativos da cidade de Ouroeste, pouco acima de Jales e Fernandópolis, já na divisa com Minas Gerais. O Museu abriga grande número de ossos que possam ser dos índios Caiapós ou Guaranis que viveram na região.
O acervo conta ainda com restos faunísticos, fragmentos cerâmicos e material lítico lascado e polido proveniente de diferentes grupos ceramistas. Há uma sala multiuso equipada para exibição de vídeos e um espaço de apoio às atividades museográficas e de pesquisa.
A cidade é bem desenhada, e são modernos os prédios do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Tem muitos recursos naturais a ser explorados turisticamente. Quando estiver na região, visite Ouroeste.

O QUE NÃO SE FAZ

"Da Mata nada se tira a não ser fotografias; Na Mata nada se deixa a não ser as pegadas; Na Mata nada se mata a não ser o tempo".
Esse o interessante slogan do Camping Cabreúva, do município do mesmo nome, localizado entre Jundiaí e Itu. Um camping que começa por estes princípios merece ser visitado, pois ele demonstra os cuidados de quem respeita o meio ambiente.
Além disso, eles cuidam de inúmeros outros detalhes de comportamento que todos deveriam seguir. Como, aliás, já tiveram oportunidade de demonstrar em anterior Salão São Paulo de Turismo. Recomendamos conhecer mais detalhes: (11) 4025-5666.

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 19/04/2011)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região