FESTA EM ITAPETININGA

Itapetininga_tem_de_ter_o_seu_CoretoO Sindicato Rural de Itapetininga anuncia a sua 42ª "ExpoAgro" para os dias 22 de abril até 1º de maio de 2011. É uma das maiores festas do Estado, projetando-se a nível nacional e reunindo os principais criadores do Brasil.
O sempre aguardado evento abrigará também dez dias de grandes atrações, inclusive com shows artísticos com Cláudia Leite, Michel Teló, etc. Leilões, torneios e palestras técnicas completam a festa.
Diversas modalidades do turismo têm sido desenvolvidas no município de Itapetininga, tais como Turismo Religioso, Turismo Cultural, Turismo Educacional, Turismo de Negócios, além de doze festas anuais de sucesso garantido. Esta é uma delas.

MUITO CARINHO

A Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga tem muito carinho com os visitantes. Durante os principais eventos turísticos um citytour é oferecido, com encenação de fatos históricos quando os visitantes podem conhecer os seus atrativos e o patrimônio cultural.
Há a Feira de Artesanato de Itapetininga que acontece no "Largo dos Amores', no centro da cidade, reunindo os mais talentosos artesãos e exibindo a sua rica cultura artesanal.
A cidade não se esquece de resgatar e manter a viva a cultura italiana trazida por seus primeiros imigrantes e realiza também a festa "Giro de Itália", por exemplo. Visite Itapetininga a 170 km da capital sempre por boas estradas. Informe-se (15) 3272-3401

CULTURA E TURISMO EM POLONI

Letras_que_indicam_uma_boa_cidade_para_voc_visitarUma cidade que se organiza para despontar no turismo do Estado é a cidade de Poloni, a 487 km da capital. Uma cidade não bem conhecida do grande público.
Bastou nomear uma pessoa competente e interessada no seu Departamento de Desenvolvimento para a cidade surgir como uma boa promessa. Haja vista a sua recente primeira "'Mostra de Artes Visuais de Poloni", criada por Sara Jane Noboa.
A cidade tem aquelas tradicionais características caipiras que lhes dão graça e beleza, ideais para serem exploradas por programas turísticos locais e engrandecer o turismo regional. Ademais, juntamente com a cidade de Floreal, está sendo desenvolvido um projeto para resgatar fatos e relatos históricos.
Enfim, é assim que se deve trabalhar numa cidade pequena que precisa desenterrar a sua história e aproveitar os atrativos naturais que possui, além de criar novos eventos. Parabéns à Prefeitura de Poloni.

CIRCUITO DAS FRUTAS

Em_Louveira_abril_tem_Festa_da_UvaEm mais uma realização do Sebrae-SP, foi lançado o catálogo "Circuito Turístico das Frutas" em concorrido café da manhã e entrega solene de mais uma peça importante para a divulgação da potencialidade da região.
As cidades envolvidas são: Jundiaí, Atibaia, Vinhedo, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Louveira, Morungaba, Indaiatuba e Itupeva. Visitando com o seu carro, em quaisquer dessas cidades você pode obter outras informações com o Depto. de Turismo das respectivas Prefeituras.
Mas, também existe o Trem Turístico saindo semanalmente da Estação da Luz para um passeio até Jundiaí. Duas Agências de Turismo se sobressaem em pacotes turísticos para a região: Graffit Turismo (11) 5549-9569 e Rizzatour (11) 4527-2000.

TURISMO RURAL APÓS 10 ANOS

Quais são os prós e os contras do Turismo Rural, após dez anos?
Este é o tema que pedimos ser desenvolvido por Cândida Arruda Botelho, empresária, editora, consultora em marketing cultural (FGV), e ainda especialista em Turismo de Raízes.
Ela abrirá os cursos do dia 17 de junho, às 14h00', no Centro de Convenções São Luís, na capital. É uma oportunidade para você conhecer o ponto de vista de quem tem acompanhado profissionalmente o assunto, e que já ocupou a presidência da Câmara Setorial de Turismo e Lazer no Meio Rural. Inscreva-se no Congresso.

SP MOSTRA SP

Outra novidade que nos trás Suzi Camargo para o Salão de 2011 é o "Cine SP mostra SP" exibindo em documentários os destaques de personalidades paulistanas. A proposta é oferecer ao público a oportunidade de melhor conhecer a nossa cultura, lendas e crendices.
Aproveitando essa idéia, teremos também a novidade de outro painel: a "Sala SP mostra SP" exclusivamente para entrevistas com pessoas comuns das cidades participantes, gestores públicos, artesãos, e quem mais quiser contar uma boa história. O Objetivo é surpreender mostrando São Paulo através dos seus personagens.
Tais 'causos' comentando curiosidades das cidades participantes do Salão São Paulo de Turismo também serão inseridos em todas as redes sociais. Se você é bom contador de 'causos' ou curiosidades e a sua cidade é expositora venha ser um dos nossos entrevistados. Mais informações: (11) 2532-2495 e (11) 2069-9058.
Para outras informações sobre o Salão São Paulo de Turismo, ou para você se inscrever no Congresso do Turismo Paulista, dê uma olhada no site: www.salaospturismo.com.br

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –12/04/2011)