Clique nas fotos para ampliar.
Notas do Turismo Paulista de 24 a 27 de fevereiro de 2011
SURPREENDA-SE COM ILHA SOLTEIRA
Ilha Solteira é uma cidade litorânea ou uma cidade interiorana?
Se dissermos que ela faz o papel das duas você poderá ficar em dúvida. Mas, certamente, você vai se encantar se for até lá para conferir. As estradas são ótimas em toda a região.
O clima tropical é delicioso. Tem uma boa estrutura para o turismo. Suas ruas são largas, arborizadas e convidativas. Hotéis e restaurantes que agradam e com atendimento de um povo hospitaleiro. A cidade está na confluência do Rio Paraná, Rio Tietê e Rio São José dos Dourados, razão pela qual a cidade tem mil quilômetros de autêntico litoral.
TURISMO E PESCA
Ilha Solteira também é um paraíso para pescadores e amantes de esportes náuticos. Até porque o seu reservatório tem o tamanho de seis vezes a Bahia da Guanabara.
Proporcionam estacionamento para carros e ônibus. Há áreas destinadas para campings numa paisagem de fazer inveja. Algumas praias têm sua própria estrutura de atendimento, incluindo sanitários, duchas, energia elétrica, quadras e equipamentos para pesca. Ainda tem praia toda equipada especialmente para os esportes náuticos.
MUITOS EVENTOS
Ilha Solteira foi construída pela Cesp, sob um planejamento urbano ainda observado. Em seu Zoo conserva toda a fauna silvestre atingida pelo enchimento dos reservatórios de Jupiá e de Ilha Solteira.
Mas, não é só isso. A cidade movimenta-se num agitado calendário anual de eventos, crescendo em número de eventos e realizações. Com isso, nós temos o algo mais que os turistas apreciam.
Toda a região, incluindo Rubinéia e Santa Fé do Sol, é ideal para receber excursões rodoviárias e proporcionar passeios incríveis e cinematográficos por panoramas dignos de boas fotos.
As excursões rodo aéreas constituem outra opção. Mas, as agências operadoras deveriam estudar o assunto com mais carinho. Até porque, cada Prefeitura das cidades aqui citadas está capacitada para oferecer excelente apoio estratégico. Experimente!
ALÔ, AGENTES DE VIAGENS
Estão abertas até o dia 04 de março as inscrições para alguns importantes cursos patrocinados pela ABAV e pelo SEBRAE. Existem 200 vagas disponíveis com a facilidade dos cursos à distância.
Um deles é "Gestão de Roteiros no Turismo Receptivo" ministrado por Carlos Silvério ao longo de três semanas e carga horária de 20 horas. O outro curso aborda "Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas" ministrado por Victor Lama, com carga horária de 35 horas em cinco semanas.
Inscrições gratuitas no site www.abav.com.br
ROTEIRO RURAL NA PRAIA
No Turismo a criatividade deve imperar. Assim fez a Luciana Trizzini, Diretora de Cultura e Turismo de Mongaguá, mostrando que uma cidade praiana também oferece bons passeios no meio rural.
Ela criou um passeio que adentra 20 km pelo interior do município, a começar por um atrativo 'Trenzinho Roxo', um veículo aberto no qual os turistas podem curtir todo o caminho. Há uma parada numa cachaçaria com mais de 200 títulos e um pesqueiro com cinco tanques. Ali você pesca e come. Sempre rodeado pela Mata Atlântica.
Essa diversidade faz bem aos nossos turistas e nos dá mais outra amostra de como pessoas inteligentes podem aumentar o leque de ofertas turísticas em sua cidade. Informações (13) 3507-5477
BUSQUEM PROFISSIONAIS
Nos últimos tempos, temos notado um interesse bem maior por parte dos prefeitos e prefeitas em se cercarem de profissionais do turismo para lhes auxiliar nesse segmento. Isso tem feito com que tais cidades estejam dando passos mais largos em direção a um patamar compatível com as suas possibilidades.
Os mandatários que ainda assim não fizeram devem para de nomear quem não tem o mínimo cacoete para a coisa. Se for verdade que já não vemos o fogueteiro da campanha ser encarregado do turismo, também é verdade que muitas prefeituras ainda estão cegas ou surdas. Ou ambas.
Também é uma inabilidade juntar o turismo ao esporte. Quanta ignorância!
Turismo antigamente era distração. Agora é um negócio. Aliás, o melhor negócio para uma cidade interiorana. As prefeituras hoje em dia têm de buscar consultores especializados, técnicos formados em turismo, profissionais de gabarito para responder pelo seu Turismo.
Chega de amadorismo!
SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO
A melhor vitrine para as cidades do Interior paulista conquistarem a visita de turistas em seus municípios é o Salão São Paulo de Turismo.
Em 2011 teremos a nossa 10ª edição. Acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de junho próximo e ainda no Centro de Eventos São Luís, na região da Avenida Paulista, ao lado da Estação do Metrô Consolação.
Sua cidade precisa reservar o seu espaço com rapidez, pois a procura este ano está maior e você tem de aproveitar as possibilidades da Copa que se aproxima bem como os Jogos Olímpicos.
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –21/02/2011)
< Anterior | Próximo > |
---|