JABOTICABAL, A CIDADE

Monumento_Athenas_Paulista._Foto_Marco_A._EsparzaLago_da_Prefeitura_de_Jaboticabal_Foto_Dalton_GerbasiA cidade de Jaboticabal, mesmo com o passar dos anos ainda conserva aquela invejável tranqüilidade de cidade do interior. Ela já foi chamada de "Athenas Paulista" por sua intensa atividade cultural.
Há vários anos funciona uma Escola de Arte com o objetivo de resgatar a tradicional cultura musical de Jaboticabal, onde se inclui as famosas e tradicionais orquestras que foram ali formadas.
Não foram esquecidas as aulas de desenho artístico, pintura, história em quadrinhos e dança. O Seu velho teatro municipal devidamente reformado e o prédio do seu cinema tiveram as suas características originais restauradas.
O "Teatro nos Bairros" foi incrementado com o objetivo de popularizar o teatro em Jaboticabal e abrir as portas para a participação da comunidade em cursos e oficinas de artes cênicas.

SANTA CLARA D'OESTE

Tucunar_Amarelo_atrao_em_Santa_Clara_DOesteEsta é uma cidade também chamada de "Marco Zero" por estar no início do rio Paraná, onde ele nasce formado pela junção do rio Grande e do rio Paranaíba. Com isso, estamos na tríplice fronteira dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
"- Pesca é aqui", isso é o que mais se ouve em Santa Clara D'Oeste, quase um slogan da cidade. É um paraíso vasto, de natureza belíssima, e onde a pesca desportiva faz a festa. Tem mais de setenta pontos de pesca e onde se destacam: Tucunaré Amarelo, Tucunaré Azul, Piauçu, Pacu-Caranha, entre outros.
A cidade faz parte do Circuito de Turismo Espelho D'Água, em companhia das cidades de Rubinéia, Santa Fé do Sul, Três Fronteiras e Santa Rita D"Oeste. Essas cidades estão situadas numa região que você precisa conhecer. Informe-se (17) 3663-8700

ÁGUAS E NASCENTES

Nascentes_do_Tiet_cercadas_de_rochas_brotam_de_trs_pontosUm consórcio de onze cidades foi criado para fomentar o que chamam de "Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes". Esse roteiro turístico engloba uma importante área de proteção ambiental e de ricos mananciais, recursos naturais e histórico-culturais.
Fica na região metropolitana da capital e seu principal tributo é a nascente do Rio Tietê. É uma ótima opção de turismo, lazer e inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, parques, haras, pesqueiros e restaurantes.
As cidades são: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Suzano e a destacada Salesópolis, onde nasce o Tietê.

ALGUNS DOS ATRATIVOS

No roteiro acima temos o complexo de lazer "Magic City" em Suzano, onde também está o Templo Budista "Daigtozan Jomyoji". Na cidade de Poá temos o Balneário "Vicente Leporace" e uma praça de eventos de 30 mil m2. Por sua vez, em Ferraz de Vasconcelos está a maior videira do Brasil, berço da uva Itália entre nós, mais o "Castelinho" e o "Turcão" (um local para eventos com complexo poli esportivo).
Um parque ecológico é um dos atrativos de Itaquaquecetuba. Esportes de Aventura você encontra em Santa Isabel, onde tem o Sítio Embaúba e a Igreja NS do Rosário, de 1723. Em Guararema você pode curtir o "Recanto do Américo", o "Parque da Pedra Montada" e o "Parque da Ilha Grande".
Em Mogi das Cruzes o visitante vai preferir o "Parque das Neblinas", a "Colônia Itapeti" e o já tombado "Museu do Carmo". Em Biritiba Mirim: o "Aeroclube", o "Vale Encantado" e o "Haras Marcon". Arujá integra o circuito com a Igreja Penhinha, seu coreto e o Lago São Domingos.
Salesópolis exibe a nascente já citada, a Usina Parque e a Barragem da Ponte Nova. A cidade que abriga o nosso Aeroporto Internacional apresenta, ainda, o "Bosque Maia" e o Zoológico Municipal. Visite!

DIVULGUE A SUA CIDADE

Às vezes uma cidade, mesmo sendo uma Estância oficial, não dá o devido apoio à sua própria divulgação ou, então, concede uma ajuda insignificante para tal, ignorando toda a força do turismo, apesar de receber verba por alegar que ela é uma cidade turística.
Uma cidade assim tem de recorrer aos seus empresários para se unirem na organização e divulgação do seu comércio e aí, então, incluir em seu bojo a divulgação da respectiva cidade.
Isso nos lembra que não basta ter um estande num Salão ou numa Feira. É preciso também ter material adequado e é preciso saber lidar com diferentes tipos de público. Mas, sobretudo, é preciso que a sua Prefeitura contribua com a parte que lhe cabe. É sua obrigação!

SÃO PAULO É TUDO!

A cidade de São Paulo agrada em cheio todo tipo de turista, nacional ou internacional. Até quem gosta de praia poderá estar numa delas a meia hora de carro.
É claro que o Turismo de Negócios é muito forte entre nós. Mas, todos os demais segmentos se destacam e agradam. Nenhuma categoria tem o direito de se embandeirar como a mais importante, pois no Turismo todos somente serão importantes se trabalharem unidos.
Como a capital tem todos os recursos estruturais exigidos, ela passa a depender de profissionais dos vários segmentos. E nisso São Paulo está bem servida em todos os setores.

(Jarbas Favoretto, MTb-32.511, em 28/12/2010)