Clique nas fotos para ampliar.

NOTAS DO TURISMO PAULISTA, publicadas de 14 a 16 de março de 2025.

DE CAUÊ PRA CASTILHO

Usina de Jupiá, em Castilho (SP).Uma vila chamada Cauê recebeu uma equipe do engenheiro Alfredo de Castilho abrindo estrada para a então 'EF Noroeste do Brasil' a caminho de Mato Grosso (hoje do Sul), e onde fizeram uma Estação Ferroviária.
Em 1937, a tal vila passou a se chamar Alfredo de Castilho, e em 1944 apenas "Castilho".
Hoje, o município é um dos maiores do Estado em extensão territorial e faz divisa com Três Lagoas (MS), separados pelo Rio Paraná, onde está a Usina Hidroelétrica Souza Dias, mais conhecida como "Usina Jupiá".
A região tornou-se um dos principais pontos turísticos, além do turismo náutico, com caiaques, jet ski, barcos e lanchas, incluindo os mergulhos de aventura.

Na foto da Prefeitura: Usina de Jupiá, em Castilho (SP).

CASTILHO E O PARQUE ESTADUAL

Parque Estadual do Aguapeí.A cidade de Castilho é uma das que fazem parte do Parque Estadual de Aguapeí, onde predomina a Mata Atlântica.
No parque foram catalogadas 402 espécies de animais, calculando-se 38 de mamíferos, 236 aves, 21 répteis, 25 anfíbios e 82 peixes.
Ao longo do trecho do Rio Aguapeí, passando pelo parque, podem ser vistos belos cenários de áreas protegidas, destacando-se as "praias" naturais que "mudam" de lugar, redesenhando o curso do rio.

Na foto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente: Parque Estadual Aguapeí.

PARAÍSO DO PESCADOR

Ranchos e casas de veraneio em Castilho (SP).Assim é conhecida a cidade de Castilho.
O município possui uma das maiores extensões costeiras de águas pluviais do Brasil, eis que banhado por três rios: Paraná, Tietê e Aguapeí.
São 85 km de margens, parte delas abrigando inúmeras pousadas, ranchos de veraneio, condomínios, e outros que tais.
A cidade de Castilho é a Capital da Pesca Esportiva no Estado de São Paulo, fundadora de um dos torneios mais tradicionais, e se vangloria do domínio de peixes nobres como o Dourado, o Pintado, o Jaú, o Pacu e a guerreira Piapara.
Visite Castilho. Você tem muito a aproveitar.

Na foto da Prefeitura: Ranchos e casas de veraneio em Castilho (SP).

CIDADE TURÍSTICA DE PEDREIRA

Teleférico de Pedreira. Ali era uma fazenda no tempo dos 'afonsinhos'. Mas, um dia, o fazendeiro cismou de fazer arruamentos e vender lotes. Claro que doou um bom pedaço para que se fizesse uma igreja, o normal naqueles tempos. E foi o bastante para ser iniciada uma povoação que hoje enche de orgulho os seus habitantes.
Agora, não é apenas uma cidade ideal para aquelas comprinhas que você não dispensa. É um paraíso de artigos, principalmente de porcelanas, que deixam a sua casa mais bonita.
Tudo é reluzente com o brilho de todas as cores.
Pedreira foi oficializada pelo governo do Estado como um dos novos Municípios de Interesse Turístico, e lá está aguardando a sua visita.

Na foto: Cidade de Pedreira, vista do seu Teleférico.

MUSEU DA PORCELANA

Museu da Porcelana, em Pedreira (SP).Depois de trabalhos de revitalização ocorridos há alguns anos, está esperando a sua visita o Museu Histórico e da Porcelana, na cidade de Pedreira, uma das que fazem parte do Circuito das Águas Paulistas e distando apenas 137 km da capital.
O Museu tem em seu acervo peças que retratam trechos da fundação da cidade, destacando-se a forte imigração italiana e o auge da época das ferrovias.
Claro está, os atrativos principais são os móveis e as peças de porcelana que acompanharam toda a história da "Cidade dos Pedros".
O Museu funciona num sobrado do final do século XIX.
Também, uma mini fábrica mostra para você o processo de abricação das porcelanas em geral. O Museu tem entrada franca, de segunda à domingo, das 9h às 17h. Tel. (19) 3852-3674.

Na foto: Museu da Porcelana, em Pedreira (SP).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – março / 2025)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região