COSMÓPOLIS NA HISTÓRIA

Locomotiva Funilense, em Cosmópolis (SP). A cidade está situada na região de Campinas.
O seu primeiro povoado surgiu de uma Estrada de Ferro que poucos ouviram falar, fundada nos idos de 1899, estatizada poucos anos depois, e em1921, passou a integrar a Estrada de Ferro Sorocabana.
Seu nome: Estrada de Ferro Funilense.
Ela conectava Cosmópolis à Campinas, e foi desativada em 1960.
A Usina Açucareira sediada em Cosmópolis é uma das mais antigas (fundada em 1898) e um dos marcos do desenvolvimento da cidade e ainda em boa atividade.

Na foto: Locomotiva Funilense, em Cosmópolis (SP).

CULTURA EM COSMÓPOLIS

Adorável Coral Infantil de Cosmópolis (SP).A cidade de Cosmópolis, na região de Campinas, por ocasião da comemoração do seu 79º. aniversário mostrou toda a sua força nos segmentos da Cultura.
Considerando, também, a época das Festas de Fim de Ano, iniciamos o registro pelos clássicos natalinos apresentados por adorável coral infantil.
Cosmópolis tem camerata de cordas, ballet em seu auditório com "As Sapatilhas Mágicas", peças teatrais com atores e artistas da cidade, além da beleza do seu teatro infantil, oficinas culturais e, não podendo faltar, inúmeros shows e apresentações em praça pública.
Os amantes da cultura precisam conhecer Cosmópolis.

Na foto: Adorável Coral Infantil de Cosmópolis (SP).

TERRA DOS DINOSSAUROS

Complexo de museus em Monte Alto (SP).  Um acervo extraordinário em um complexo de museus, verdadeiro "carro-chefe" dos recursos turísticos existentes na cidade de Monte Alto, palco de pesquisas acadêmicas premiadas Brasil a fora, está à espera da sua visita.
Monte Alto da música de seus talentos, da Orquestra, Banda Municipal, Camerata de Violões e tantos outros projetos ligados ao seu Conservatório.
É um Município de Interesse Turístico, como tal reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo.
Localizada a 85 km de Araraquara, a cidade de Monte Alto tem bonitas serras, cenários encantadores, verdadeira cidade sonho.
É a Terra da Menina Izildinha, de uma fé popular que aquece corações de tão intensa e repleta de fervor.
Monte Alto aguarda a sua visita.

Na foto: Complexo de museus em Monte Alto (SP).

MONTESINA É ATRAÇÃO

Santuário de NS Conceição Montesina, em Morte Alto (SP).No Distrito de Aparecida do Monte Alto, é preciso conhecer o Santuário da Virgem de Montesina, obra-monumento iniciada em 1929, tendo anualmente milhares de visitantes, romeiros ou não.
O templo anterior, feito em taipa e assoalho, foi totalmente destruído em incêndio no ano de 1898, sendo que a imagem da Virgem foi encontrada intacta.
Hoje, o templo que ocupa todo um quarteirão, é objeto de belas fotos por parte dos seus visitantes, e é uma das atrações turísticas de Monte Alto e do seu povo gentil e acolhedor.
Está a 359 km da capital paulistana, entre Araraquara e São José do Rio Preto.
Vale a sua visita.

Na foto: Santuário de NS Conceição Montesina, em Morte Alto (SP).

PARA AS PREFEITURAS

As prefeituras de cidades que desejam ser turísticas, bem como aquelas que já o são, devem cuidar dos seus "sites".
Inicialmente, colocando uma "aba" com a palavra "Turismo" onde, uma vez clicada, abre um fecho de informações, tais como seus hotéis, restaurantes, barzinhos turísticos, lojas de souvenires, sorveterias, lugares para visitar, endereço de Agências de Turismo e de seus Guias ou Monitores de Turismo etc.
Não adianta servir-se da palavra "Turismo" e não cuidar dele.
Está na hora das prefeituras darem mais e melhor atenção às coisas do turismo local e, principalmente, aos seus Conselhos Municipais de Turismo, mais conhecidos como Comtur.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – dezembro/2023)