CAPITAL NACIONAL DO TECIDO

Jardim Botânico de Americana.Com muita história na sua cultura, a Prefeitura de Americana se preocupa com o seu Turismo Receptivo.
Atualmente, com o remanescente da Fábrica Carioba, hoje pertencente à Prefeitura, a cidade de Americana é importante foco de investimentos, destacando-se como um dos principais pólos fabricantes de tecidos planos de fibras artificiais e sintéticas da América Latina.
O turismo começa por seu Complexo Ecológico Municipal formado por um Parque Ecológico, um Jardim Botânico e Viveiro.
As três unidades numa área de 210 mil m2.
Um Zoo abriga uma centena de espécies. O Jardim Botânico possui milhares de mudas, nativas e exóticas. Há jardins temáticos. Possui espelho d'água, estação de ginástica, playground, etc.
Visite Americana, na região de Campinas.

Na foto: Jardim Botânico de Americana.

CIDADE HISTÓRICA ARAPEÍ

Pequena igreja de Arapeí guarda relíquia de Santo Antônio.Às margens da antiga Estrada Rio-São Paulo, entre São José do Barreiro e Bananal, distando 296 km de São Paulo e de 177 km do Rio de Janeiro, a cidade de Arapeí espera a sua visita.
Tornando-se oficialmente cidade em 1991, ela já completou a maioridade.
É ali que está a Floresta dos Pinhos e a Gruta Izabel, encravada na Serra da Bocaina e proporcionando a emoção do desconhecido.
Imagina-se que este local pode ter sido abrigo de piratas e de bandeirantes os quais, em tempos passados, andavam pela região em busca de ouro e fortuna.
Em Arapeí você também pode visitar a Pedra do Caxambu, a Capela do Alambary (1826), a Cachoeira da Gruta (85m) e outros passeios que você precisa fazer com Guias credenciados.
Descubra também o forte artesanato local, principalmente com cerâmicas ou com barbantes.
Arapeí é uma das "Cidades Históricas Paulistas", também conhecida como a "Cidade Natureza" e como "Oásis Verde".

Na foto: Pequena igreja de Arapeí guarda relíquia de Santo Antônio.

INVERNO D'ITÁLIA, COFFEE

Em Espírito Santo do Pinhal. A cidade de Espírito Santo do Pinhal, município de interesse turístico, tem sua história iniciada em 1849 e desenvolveu-se com o café.
Hoje é nome respeitado além-fronteiras,
Contando com dezenas de escritórios de café, vários armazéns, indústria de máquinas beneficiadoras exportadas para 90 países, a cidade se destaca na produção de cafés finos.
Nada mais lógico de, numa cidade com esse histórico, terem criado uma cafeteria especial.
É a "Inverno D'Itália Coffee", uma cafeteria inovadora e com alta qualidade em diversos tipos de cafés, chocolates, cappuccinos, frozens, além do costumeiro bom atendimento, em um ambiente descontraído e aconchegante. Quando naquela cidade, vá provar essas delícias.

Na foto: Em Espírito Santo do Pinhal.

REGIMENTO DEODORO

regimentodeodoroemituPadres da Companhia de Jesus, vindos de Roma, fundaram o Colégio São Luís em Itu no ano de 1867 em imponentes edifícios e com elegante igreja, cujos alunos nele estiveram até 1917 quando o Colégio se mudou para São Paulo.
Por coincidência, é do mesmo Colégio o Centro de Eventos São Luís que costuma abrigar o Salão São Paulo de Turismo, e onde todo ano se exibem as boas cidades turística do Interior paulista.
O prédio, então, foi transferido para o governo federal que aproveitou para nele instalar o Regimento Deodoro de boa história.
Hoje um museu que expõe diversos tipos de materiais e artefatos.
Entre eles, troféus desde a década de 30, uniformes do início do século passado, equipamentos e utensílios utilizados pelos soldados na Segunda Guerra Mundial.

Na foto: Regimento Deodoro, em Itu.

Texto de Jarbas Favoretto MTb 32.511 – novembro 2023