UM TRABALHO ELOGIADO

O_convidativo_Portal_de_SocorroCíntia Möller Araujo vem fazendo uma série de estudos sobre Conselhos Municipais de Turismo já que, além de professora da UFSCar, ela é especialista em Empreendedorismo, Gestão de Empresas, Marketing, Economia do Turismo, Análise e Elaboração de Projetos e, ainda, Diretora Consultiva da AMITur.
Ela concluiu um excelente trabalho baseado no Comtur da Estância de Socorro, o qual é uma referência em termos de fórum participativo no Estado de São Paulo, no campo do Turismo, e foi laureado com o Diploma de melhor Conselho Municipal do Estado de São Paulo, no Congresso do Turismo Paulista do corrente ano.

ALGUNS TRECHOS

Destacamos uma de suas declarações que registra "-Estamos em face de uma sociedade civil cujos cidadãos conseguem, progressivamente, entender a importância de se organizar, com o fito de melhor vocalizar as suas demandas"
E Cíntia acrescenta: "-Vários grupos, os quais, no passado, estavam alheios às mudanças e às flutuações ocorridas no contexto, começam a exercitar seus direitos e capacidades, sobretudo no que concerne à formulação de pontos de vistas dinâmicos e à avaliação da qualidade de suas escolhas".

FRETAMENTO DE ÔNIBUS

Manuteno_exemplar__garantia_aos_turistasNo Estado de São Paulo devem existir 10.000 ônibus de Turismo e de Fretamento. Talvez uma pequena parte seja de irregulares. As viagens de qualquer tipo sempre precisam de licenças competentes normalmente obtidas por empresas cadastradas.
Nota-se que está voltando o 'gostinho' pelos bons passeios rodoviários, seja de um ou de vários dias, e o interessado em alugar ônibus deve se precaver em escolher empresas devidamente credenciadas para a sua maior segurança em todos os sentidos.
Em recente congresso realizado pelas empresas do setor, a eficiente presidente da TUR-SP, Luciane Leite, lembrou que "-As empresas de turismo rodoviário são fundamentais para o desenvolvimento da atividade turística entre as cidades paulistas".
Se você pretende alugar um ônibus e não tem ainda uma empresa da sua confiança, informe-se na Federação que reúne dezenas de sindicatos: a Fresp, Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento. Ela poderá indicar as empresas de ônibus mais próximas de você bastando discar 0800-7732-060

MENSURAÇÃO EM ESTÂNCIA

O Comtur da Estância de Águas de São Pedro inicia uma pesquisa para melhor identificar a demanda ao seu município. Com isso estará habilitado para um futuro Plano Municipal, algo dinâmico e que às vezes sofre profundas alterações sem que o administrador disso se aperceba.
Será mensurado todo tipo de turista: os de estadia prolongada, os turistas de um dia e aqueles que se utilizam de residências secundárias. Ao mesmo tempo, será conferida a capacidade de atendimento dos hotéis, do comercio e dos serviços locais.
Cidinha Cintra, que preside o citado Comtur, registra que "-A pesquisa permitirá ações futuras como a adequação dos equipamentos; adequação da infra-estrutura; verificação dos serviços oferecidos ao usuário, bem como a adoção de programa permanente de manutenção física dos atrativos turísticos, estabelecendo as nossas novas diretrizes".

BARRA BONITA

Passeio_de_trenzinho_em_Barra_BonitaA denominação da cidade tem origem no nome de um córrego que ainda hoje flui no centro da cidade. Mas, antes, o lugar tinha grande fluxo dos Bandeirantes graças às facilidades de navegação. Hoje, tem grande fluxo de turistas graças a toda beleza que a cidade se reveste.
Dezenas de pontos de visitação estão esperando por você em qualquer época do ano. Excelentes passeios de barco pela Eclusa, hotéis de primeira linha, boa comida nos restaurantes locais, ótimas bebidas no "happy hour" principalmente ao pôr do sol.
Ainda os Museus, entre eles o Memorial do Tietê, a Estação de Piscicultura e o indispensável "trenzinho Simpatia Paulista".
Barra Bonita destaca-se por ter em seu Artesanato excelentes artistas com quem você até pode conversar. São fotógrafos, designers, pintores de todas as técnicas imagináveis, escultores de argila até madeira, trabalhos com arames, vidros, e uma infinidade de variedade.
Barra Bonita é uma das nossas principais Estâncias e está cada vez melhor quando você para lá retorna.

FINDA A ELEIÇÃO

A eleição de 2010 já ficou para trás. É página virada. Agora, vamos nos preocupar com o que vem pela frente.
Desnecessário dizer que todos nós esperamos uma Secretaria do Estado de São Paulo exclusiva para o Turismo. Queremos uma distinção que o Turismo faz por merecer de há muito, conforme promessa do Governador eleito que deverá corrigir um erro capital cometido na gestão prestes a findar.
E que seja mantida toda a equipe da TUR-SP uma aguerrida plêiade de especialistas comandados por uma excepcional profissional, a Luciane Farias Leite.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –01/11/2010)