CIRCUITO DAS FRUTAS

Trem Turístico para o Circuito das Frutas.Um roteiro dos mais belos, para não dizer o mais frutífero, sem qualquer dúvida é o Circuito das Frutas.
Também, um dos primeiros a ser implantado e, principalmente, continuando em permanente atividade.
Ousamos dizer que boa parte desse sucesso se deve a uma Agência de Turismo semanalmente oferecendo variados passeios no citado Circuito, mormente na cidade de Jundiaí, agência pioneira no Trem Turístico (11) 9.7172-1821.

Na foto: Trem Turístico para o Circuito das Frutas.

JUNDIAÍ, CARRO CHEFE

Museu num tonel.  Foto Ken Chu.O turista não tem do que se queixar em Jundiaí, cidade famosa por sua Festa da Uva, com várias dezenas de boas adegas, cafeterias, cervejarias, conservas artesanais, roteiro gastronômico entre outros.
Vale a sua visita ao inusitado Museu do Vinho num tonel de quase seis metros de altura, criado em 2002.
Sete rotas turísticas estão ofertadas a partir de Jundiaí: rota do Castanho; do Centro Histórico; da Cervejaria Artesanal; da Cultura Italiana; da Terra Nova; da Uva e, claro, a do Vinho.
Várias fazendas com as portas abertas para o turista se fartar.

Na foto: Museu num tonel. Foto Ken Chu.

MUITO TURISMO EM JUNDIAÍ

Jardim Botânico, em Jundiaí (SP).Afora o trem turístico semanal, Jundiaí oferece o ecoturismo na Serra do Japi.
Também se registre um completo circuito gastronômico, alguns com cozinha típica para gaudio dos bons de garfo.
Parques.. têm de dar e sobra. Conhecemos ao menos oito deles, acrescendo um Bosque e um Jardim Botânico.
A cultura se faz presente com inúmeras atividades, destacando-se um excelente Teatro Municipal.
Além de tudo isso, a prefeitura local tem uma eficiente Secretaria de Turismo e um Centro de Informações Turísticas (11) 4521-9644.

Na foto: Jardim Botânico, em Jundiaí (SP).

TURISMO EM ITUPEVA

Portal de Itupeva (SP).  Foto Prefeitura.Pertencente ao Circuito das Frutas e antigo distrito de Jundiaí, temos a cidade de Itupeva, emancipada por Lei no último dia de 1963, quando passou a ser município.
Itupeva sedia um dos parques mais famosos do Brasil.
Tem Apiário, várias adegas e até o Engenho Nica Preta, antigo engenho mantendo ainda a tradição de qualidade excelente com equipamentos originais muito bem preservados. Recebe turistas de quartas feiras a domingo.

Na foto: Portal de Itupeva (SP). Foto Prefeitura.

OFICINA TÉCNICA EM ITUPEVA

Esse Parque você conhece ou já ouviu falar.  Foto Prefeitura.A Secretaria de Turismo da prefeitura de Itupeva realiza oficina participativa de planejamento estratégico para revisão do seu Plano Diretor de Turismo, tendo como convidados os meios de hospedagem, restaurantes, bares diferenciados, agências de turismo, entre outros.
Conheça os empreendimentos relacionados com turismo rural local, com as diversões, a gastronomia, compras etc.
Itupeva está a menos de uma hora da capital. Visite!

Na foto: Esse Parque você conhece ou já ouviu falar. Foto Prefeitura.

EM PORTUGAL

Local da Feira em Portugal.Roberto de Lucena, nosso secretário estadual de Turismo, se programou para ir a Portugal, na Feira Internacional de Lisboa, para a divulgação do Estado de São Paulo no estande da Embratur e com os atendentes Ana Clemente e Virgílio.
O Secretário Lucena deveria reunir-se com o nosso Embaixador naquele país, e reuniões com representantes do turismo português e encontro com empresários da Missão do Sebrae-SP.
Porém, à última hora, Lucena precisou estar com o Governador para dar assistência à região do nosso Litoral Norte e colaborar com o preenchimento das necessidades daquelas cidades tão duramente atingidas pelas chuvas, todas elas Estâncias Turísticas do Estado.

Na foto: Local da Feira em Portugal

(Texto de Jarbas Favoretto MTb 32.511 – março 2023)