JACAREÍ (SP)

Pátio dos Trilhos, em Jacareí (SP). Localizada no coração do Vale do Paraíba, uma das regiões de maior importância econômica do país, a cidade de Jacareí é cortada por modernas e importantes rodovias.
A cidade respira cultura.
O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, com seu acervo barroco, e o Pátio dos Trilhos, antiga estação de trem, são testemunhos.
Ali está a sede da Fundação Cultural de Jacarehy, o Núcleo de Arqueologia e a Sala Mario Lago, além de uma agenda mensal repleta de eventos por toda a cidade.
Jacareí tem uma ampla e moderna sala de espetáculos com capacidade para 700 pessoas, fazendo parte de um projeto assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

Na foto: Pátio dos Trilhos, em Jacareí (SP).

PARQUES EM JACAREÍ

Parque da Cidade.  Foto Prefeitura.Jacareí oferece parques belíssimos.
Entre eles, o Parque dos Eucaliptos, com lazer, cultura e esporte, bem como uma Biblioteca Municipal
Há o Parque da Cidade com opções de lazer para crianças, jovens e adultos, além de um pequeno bosque com nascentes, um jardim japonês e uma concha acústica para apresentações culturais.
Espalhados pela cidade, há centros comunitários de lazer e esportes fazendo, assim, uma cidade boa para o turista e boa para seus habitantes.
Visite Jacareí com tempo. Você vai gostar.

Na foto da Prefeitura: Parque da Cidade.

REPRESA DO JAGUARI

Represa Jaguari. Foto Marina Estância.Essa represa, que banha a cidade de Jacareí, recebe competições de nado e de canoagem, ao mesmo tempo em que oferece opções de lazer.
Ela é a maior represa de água abastecedora da região metropolitana de São Paulo.
Faz parte do sistema Cantareira e tem uma vazão de 22 mil litros por segundo.
A sua construção começou em 1977 e terminou em 1981 após trabalhos intensos para a conclusão desta obra de engenharia complexa.
O turismo náutico se faz presente.

Na foto de Marina Estância: Represa Jaguari.

SERTÃOZINHO E O PARQUE

Parque do Cristo, Sertãozinho.  Foto Tripadvisor. A prefeitura de Sertãozinho preocupa-se em cuidar do seu potencial turístico, a começar pelo Parque do Cristo Salvador, considerado o cartão postal da cidade.
A estátua tem 56 metros de altura e um mirante que dá para ver a cidade em 360 graus.
Formado por calçadas e pórticos, o parque é totalmente fechado, possuindo lanchonete, estacionamento e segurança permanente.
O local é ponto de partida para o famoso Caminho da Fé, de extrema importância religiosa para os brasileiros, possuindo seu ponto final na conhecida Basílica de Nossa Senhora, em Aparecida.
Visite Sertãozinho o ano todo.

Na foto de Tripadvisor: Parque do Cristo, Sertãozinho.

SALTO DE PIRAPORA (SP)

Parque do Cajado, Salto de Pirapora (SP). Esse município está a 119 km da capital, além Sorocaba.
E o seu Parque do Cajado é um equipamento turístico em meio a um verdadeiro paraíso natural.
Ali se pratica o Turismo de Aventura e o Ecoturismo.
'Tirolesa', 'dream swing', 'arvorismo', 'arco e flecha', 'airsoft' e as trilhas na floresta, são as atividades mais procuradas nesse parque de Salto de Pirapora.
O Parque do Cajado recebe escolas e famílias da capital e de toda a região que vem em busca do contato com a natureza e uma boa dose de adrenalina!
Visite Salto de Pirapora.

Na foto: Parque do Cajado, Salto de Pirapora (SP)

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –outubro 2022)