ROTEIRO DOS BANDEIRANTES


Portal_da_Estrada_Parque_do_Roteiro_dos_BandeirantesEste é um agradável Roteiro Turístico. As Agências de Viagens especializadas em excursões para o Interior Paulista já realizam passeios por ali nos últimos 30 anos.
Por outro lado, também, é um roteiro verdadeiro, por onde os nossos Bandeirantes percorriam há quase 400 anos.
Enfim, não é um daqueles "roteiros" que andaram criando no papel, de onde, aliás, não vão sair nunca! Pois, o destino dos "roteiros" feitos por quem não sabe o que está fazendo, ou por aprendizes de feiticeiros, de nada irá adiantar! Andou servindo apenas para aumentar o rol de mentiras de certos "chefetes" que passaram por nosso Governo. (Isola!)

 

OS DESBRAVADORES

Paredo_Salitroso_em_Porto_FelizAtravés de denodo, bravura e determinação, os desbravadores Bandeirantes foram os homens que deram o formato que o Brasil tem atualmente,
Roteiro dos Bandeirantes é o traçado por onde os desbravadores iniciavam suas caminhadas, depois de partir do que chamavam de "a Vila de São Paulo de Piratininga".
Vá até a cidade de Porto Feliz e visite o porto de onde os Bandeirantes partiam. Principalmente, o "Caçador de Esmeraldas" Fernão Dias Paes Leme e o "Anhanguera" Bartolomeu Bueno da Silva.

 

ANHEMBY E ARARITAGUABA

 

O importante rio Anhemby (hoje, chamado Tietê) era navegável a partir da cidade de Salto. Os índios chamavam o lugar de Araritaguaba, por isso puseram o nome de Porto de Araritaguaba (hoje, Porto Feliz).
As grandes expedições de descobrimento dos Bandeirantes partiam dali e, também, as Monções (estas eram expedições comerciais e científicas, e podiam ser particulares ou oficiais).
Por tudo isso, os lugares por onde passavam e paravam os Bandeirantes deram origem a cidades que se tornaram referências histórico-culturais para todo Brasil.
Igualmente a museus, fazendas, trilhas e caminhos dignos de ser explorados por desbravadores atuais: Os turistas que precisam descobrir "a terra em que nasceram, e onde cantam os sabiás".

 

APROVEITANDO A HISTÓRIA


Você pode conhecer de perto várias etapas do que chamamos o "Roteiro dos Bandeirantes". As cidades mais importantes, no caso, são: Porto Feliz, Salto, Tietê, Santana de Parnaíba, Araçariguama, Itu, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus.
Para cada uma dessas cidades é muito pouco ter apenas um dia para curtir. Aproveite, pois, para se instalar num dos bons hotéis que existem na região. São vários e para todos os bolsos.
Consulte um Agente de Viagens. Você pode fazer o seu roteiro da maneira que resolver inventar e ele faz todas as reservas necessárias e não vai custar mais por isso. Mas, procure visitar tudo a respeito nessas belas páginas da nossa história.
E, quando chegar até você a oferta de uma excursão para o Roteiro dos Bandeirantes organizada por uma especializada Agência Operadora aproveite mesmo. Você, com certeza, irá até repetir a viagem para a essa mesma região várias outras vezes.

 

OS SAMBAQUIS


Ilha_do_Cardoso_beleza_e_sambaquisAo enaltecermos recentemente a Ilha do Cardoso como um excelente destino turístico, nós registramos a importância histórica que numerosos Sambaquis dão ao lugar.
A operadora turística especializada em excursões para o Lagamar, a Harpyia, fone (13) 3227-2000 nos chama a atenção para o fato dos Sambaquis terem origem no período pré colombiano.
"- Sambaquis (em tupi quer dizer: "monte de conchas"), são depósitos construídos pelo homem e constituídos por materiais orgânicos, calcários e que, empilhados ao longo do tempo vem sofrendo a ação de intempérie, acabando por sofrer uma fossilização química" – como nos ensina Lúcia Valente, da Harpyia.

 

REVOLUÇÃO DA PIZZA ECOLÓGICA


O_Fornoforte_amigo_do_Meio_Ambiente_Foto_DivolpiSempre procuradas por visitantes, as Pizzarias desempenham um papel importante no chamado Turismo Receptivo de qualquer cidade. Na verdade, as melhores pizzas do mundo você come aqui em São Paulo! Mesmo!
Por outro lado, sempre se ouviu os comentários contra o desmatamento para a coleta de lenha para os fornos das pizzarias. Daí porque um grupo de empresários partiu para estudos alternativos e acabou inventando o que chamam de "Fornoforte", um pequeno e transportável aparelho, alimentado à gás, em lugar do uso da lenha.
E tal aparelho faz uma boa pizza em 2 minutos.
Os ecologistas não terão do que se queixar, até porque as pizzas do "Fornoforte" apresentam as mesmas características daquelas feitas no forno à lenha, eis que o aparelho na parte inferior da pizza irradia uma temperatura de 300o, enquanto a propulsão convergente (Na parte de cima da pizza) atinge os necessários 550o
Só o fato de dispensar todos os inconvenientes de manuseio e estocagem da lenha, já é motivo para os interessados estudarem o assunto.

 

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –28/09/2010)