BORBOREMA (SP).

Prainha de Borborema (SP). Uma simpática cidade localizada na região central do Estado de São Paulo, banhada por Rio Tietê e afluentes, muito boa para lazer e descanso é a cidade de Borborema.
Nos dias de hoje o seu desenvolvimento se baseia na indústria do bordado, cultivo da cana e é um dos principais produtores de amendoim.
Agora, no entanto, quer exibir as suas qualidades de cidade turística, com seus hotéis no centro da cidade, no campo e, ainda, duas dezenas de ranchos e pousadas à beira do rio.
Para visitação tem um parque turístico, a prainha, a pista de ciclismo, a hidrelétrica Nova Avanhandava, e suas lojas e fábricas do gênero resultando lhes darem o nome de "Território dos Enxovais e Bordados".

PEREGRINO EM BORBOREMA

Borborema homenageia o peregrino.  Foto Travel Finder. A cidade faz parte do Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé, juntamente com outras oito cidades, sendo a distância de Borborema até Aparecida de 742km.
Para homenagear os praticantes daquelas caminhadas foi erguido o Monumento ao Peregrino, concepção artística muito interessante, com pedras no caminho, representando as dificuldades que eles têm nas caminhadas e, no final, a imagem da santa em lugar mais elevado.
Nesse monumento é onde os peregrinos registram a sua passagem pelo ponto de apoio em Borborema.

POLO DE TURISMO

COMTUR de Borborema (SP).A Embratur reconhece Borborema, Araraquara e Ibitinga como polos de turismo da respectiva região de governo.
A cidade aguarda agora o exame e a possível aprovação do Grupo Técnico de Análise da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para obter a sua Lei do título de Município de Interesse Turístico.
Como se sabe, as verbas do turismo não podem ser aplicadas em outras finalidades senão ao próprio turismo local e, assim, o Conselho Municipal de Borborema já aprovou projetos de paisagismo, rotatórias, canteiros das vias de acesso, ampliação da ciclovia, instalação da sinalização turísticas, entre outros projetos que agradarão aos turistas.

A PÉROLA PAULISTA

O Guia de pesca Jhonatan comanda as ações em Borborema. Evidentemente, com o Rio Tietê à sua mercê, Borborema se destaca em passeios náuticos.
Em seus espaços à beira rio existem muitas áreas verdes, restaurante, recreações variadas e, em épocas normais, eventos e shows ao vivo.
Mas a pesca esportiva se sobressai através de vários Guias de Pesca que a cidade dispõe.
O interessado tem à sua disposição, em Borborema, toda sorte de apoio para apetrechos de pesca, barcos, enfim tudo o que vier a precisar, e sempre com um atendimento exemplar.
Os amantes do gênero precisam conhecer o que tem de bom na cidade de Borborema, ela que os espera de braços abertos.

PALEONTOLOGIA EM UCHOA (SP)

Museu de Paleontologia de Uchoa (SP). Em 2016 foi inaugurado na cidade de Uchoa (SP) o Museu de Paleontologia, resultado de mais de três décadas de pesquisas e um crédito para um torneiro mecânico da cidade que tinha por hobby coletar fósseis em terras de Uchoa e região.
Por isso, o museu leva o seu nome: Pedro Candolo.
Estão em exposição mais de 700 fósseis, entre eles um de dinossauro herbívoro e três de carnívoros, todos descobertos na região.
Os paleontólogos também encontraram e catalogaram insetos e fósseis de peixes.
O único problema para o visitante, contrariando toda lógica do turismo, tratar-se de um museu que fica fechado nos fins de semana e feriados!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –maio 2022)