O CHARME DE SANTOS

Iniciando o cruzeiro em Santos (SP). O mar e os seus mistérios fazem de Santos uma cidade acostumada a conviver com o charme dos transatlânticos e outros navios dos mais diferentes tipos e procedências trazendo, além das pessoas e das cargas, os mistérios próprios dos que vêm de terras distantes.
Santos é o cenário perfeito para o maior jardim de praia do mundo, cercado de flores raras e chapéus de sol majestosos.
É impregnado pelo gostoso cheiro do café que invade as ruas e se mistura com a maresia.
Assim, a cidade de Santos se descreve entre os seus muitos atrativos, no que deve estar muito certa, pois recebe mais de cinco milhões de visitantes nas temporadas de verão, ou um milhão apenas nas férias de julho. É o charme de Santos.

Na foto: Iniciando o cruzeiro em Santos (SP).

ROTEIRO DAS ARTES

Museu do MASP na Av. Paulista.A capital paulistana tem o seu Roteiro das Artes, eis que possui um enorme acervo que nem todo brasileiro fica sabendo.
O Museu de Arte Sacra, por exemplo, instalado num prédio de 1774, no bairro da Luz, tem obras de Aleijadinho, Benedito Calixto, Veronese, frei Agostinho de Jesus etc.
O Masp (Museu de Arte de São Paulo) é o mais conhecido por estar em lugar de destaque em plena Avenida Paulista.
O Masp foi inaugurado em 1947 e é o mais importante museu de arte ocidental de toda América Latina.
Em seu acervo encontramos: Portinari, Picasso, Di Cavalcanti, El Grecco, Goya, Renoir, Degas, Monet, e muitos outros.
E a construção do seu prédio originou, em sua arquitetura, o maior vão livre do mundo.

Na foto: Museu do MASP na Av. Paulista.

A PINACOTECA E MUSEUS IMPORTANTES.

Prédio da Pinacoteca, em São Paulo.   A Pinacoteca do Estado, ao lado da Estação da Luz, num atraente prédio reformado, contém 4.500 obras de artistas brasileiros dos últimos 200 anos. Você precisa visitar.
Já o mais antigo museu de arte do país, com 2.000 obras quase todas produzidas no Brasil é o Museu de Arte Moderna, atualmente acomodado na Grande Marquise do Parque do Ibirapuera.
Temos, ainda, o Museu de Arte Contemporânea com quase 6.000 obras das mais variadas tendências e com todos os principais artistas brasileiros, sem falarmos no Majestoso Museu do Ipiranga.
A Arte Acadêmica você encontra no Museu de Arte Brasileira criado em 1961 e constituído por 3.000 obras entre pinturas, desenhos, esculturas, gravuras e tapeçarias, formando um dos mais completos acervos de arte acadêmica, moderna ou contemporânea brasileira.
São Paulo é uma potência em Artes.

Na foto: Prédio da Pinacoteca, em São Paulo.

ERRO AO FAZER SEM CONHECER

Importância de Guia de Turismo. Foto Dragonimages.Soubemos de atritos desagradáveis perante turistas, quando determinadas cidades obrigam as excursões que ali chegam a contratar "guia local".
Para começar: Não existe a figura do "guia local".
Mas, o pior é em algumas cidades se tentar fazer tal 'obrigação" através de Lei Municipal, ou melhor, através de vereadores que não conhecem o turismo, não conhecem as Leis Federais e (muito menos) sabem que a Lei Federal se sobrepõe às Leis locais.
A Lei Federal estabelece a existência do Guia Regional, onde é permitido trabalhar em todo o seu Estado onde se formou.
Não podendo, assim, uma lei municipal coibir o trabalho de outro guia por não residir naquela localidade.

Na foto do Dragonimages: Importância de Guia de Turismo.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –abril 2022)