Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliar.

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas de 18 a 20 de março de 2022.

AddThis Social Bookmark Button

BALONISMO EM ARAÇOIABA

Balonismo em Araçoiaba da Serra (SP). Quem tem vontade de um passeio de balão pode realizar o seu sonho bem perto da capital, na cidade de Araçoiaba da Serra, localizada na região metropolitana de Sorocaba.
Fica cerca de 100 km da capital por boas estradas.
Aquela cidade recebe apreciadores do balonismo de todo o país, até porque o seu clima e o relevo da região são propícios para a prática.
Em Araçoiaba da Serra já aconteceram etapas do Campeonato Nacional de Balonismo.
Os interessados nesse agradável passeio pernoitam num dos seus hotéis, pois os balões sempre decolam bem cedo (15) 5031-0807.

Na foto: Balonismo em Araçoiaba da Serra (SP).

MORRO DE ARAÇOIABA

Morro de Araçoiaba. Foto sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.O Morro de Araçoiaba é um maciço de cerca de 5.000 hectares, com altitudes entre 550 e 970 metros, destacando-se por ser um local onde ainda há fragmentos florestais relevantes.
É também conhecido como Morro Ipanema.
Em parte desse morro encontra-se a Floresta Nacional de Ipanema, uma unidade de conservação federal, criada em 1992, a qual, além do patrimônio natural, possui um patrimônio cultural histórico importante, pois na região encontra-se a Fazenda Ipanema, antigo centro de forjas da época do império.

Na foto do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região: O Morro de Araçoiaba.

HISTÓRICO DE ARAÇOIABA DA SERRA

Primeiros fornos de fundição em Araçoiaba da Serra. Foto Paulo Li.Araçoiaba da Serra começou a se formar em uma região que, desde meados do século XVI, vinha sendo percorrida por bandeirantes em busca de ouro.
Por volta de 1589, Afonso Sardinha e um grupo de pessoas instalaram-se nas margens do ribeirão Ipanema, no sopé da serra Araçoiaba, com o intuito de prosseguir com suas explorações.
Em lugar de ouro, Sardinha encontrou minério de ferro em grande quantidade.
Alguns mineradores construíram, então, um forno na margem do ribeirão para melhor explorar as jazidas, formando as bases de um dos primeiros beneficiadores de ferro do país.

Na foto de Paulo Li: Primeiros fornos de fundição em Araçoiaba da Serra.

OUTROS ATRATIVOS

Araçoiaba da Serra (SP).  Entre as atrações turísticas de Araçoiaba da Serra temos as ruinas do Morro de Araçoiaba, o Lago Municipal localizado num Parque Balneário, e uma misteriosa pirâmide nos arredores da cidade com todas as características do povo Inca.
Situada ao norte do perímetro urbano da cidade está a Floresta Nacional de Ipanema, também conhecida como "Flona", com cascatas, lagos e piscinas naturais.
Ar puro, aconchego e tranquilidade em meio à hospitalidade interiorana, Araçoiaba da Serra é o lugar ideal para quem queira descontrair e relaxar.
A sua prefeitura se esmera em bem atender (15) 3281-1162.
E Araçoiaba da Serra será destaque no próximo Salão São Paulo de Turismo, nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Eventos São Luís, na região da avenida paulista em São Paulo.

Na foto: Araçoiaba da Serra (SP).

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

Salão São Paulo de Turismo, oportunidade de bons negócios.Várias cidades turísticas já estão com estande garantido para o nosso 19º. Salão São Paulo de Turismo que acontecerá em agosto.
Depois de todos os problemas pelos quais passamos, e com a abertura cuidadosa que temos agora, as cidades que anseiam por turistas estão ávidas para mostrar o seu potencial e os seus atrativos.
Elas sabem que vão se mostrar para os profissionais do turismo, agências operadoras de turismo, imprensa especializada e demais atores atuantes no setor.
A sua cidade precisa participar. Informe-se dos detalhes pelos telefones (11) 3758-0142 e (11) 9.5987-7490.

Na foto: Salão São Paulo de Turismo, oportunidade de bons negócios.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –março 2022)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região