TREM TURÍSTICO VALE DAS FRUTAS

Diferente maneira de viajar turisticamente. Foto THG Consultoria.A Secretaria de Turismo do Estado nos dá conta dessa agradável novidade: O "Trem Turístico Vale das Frutas", com viagens entre Valinhos, Vinhedo e Louveira, a partir deste 25 de setembro.
Em outubro, haverá nos dias: 2, 3, 9, 10, 11 e 12.
Lembrando que as três cidades costumam ter festas temáticas nessa época, as passagens serão vendidas fraccionadas, de modo a permitir que a pessoa fique mais tempo numa ou noutra cidade.
A operação ficará com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Haverá mais de uma classe e as reservas só poderão ser feitas no site: https://viagensdetrem.com.br/expresso-vale-das-frutas.
(Contudo, chamar um Trem Turístico de "expresso' é coisa de quem não é do turismo. É coisa de jerico).

Na foto da THG Consultoria: Diferente maneira de viajar turisticamente.

REENCONTRO DOS AGENTES

Aviesp, em outubro. Os Agentes de Turismo têm encontro marcado na cidade de Águas de Lindóia, nos dias 26 e 27 de outubro, organizado pela Aviesp, a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo.
Trata-se da 43ª. edição da "Aviesp Expo" dirigida especificamente para os Agentes de Turismo, Operadores e demais profissionais de viagens.
Depois de muito tempo com as restrições da pandemia impedindo-nos de reuniões, feiras e exposições, finalmente chegou a hora do recomeço de nossa vida normal, mesmo que ainda tenhamos de respeitar os protocolos recomendados.
Inscrições através do site: aviespoexpo.com.br

Na foto: Aviesp, em outubro.

CICLO TURÍSTICO DE CERQUILHO

Centro Cultural de Cerquilho (SP).A Secretaria de Turismo da cidade de Cerquilho está focada em atualizar e desenvolver as "Rotas do Pedal" incluindo, além da sua cidade, as demais cidades da região.
Há uma parceria com a Fatec de Tatuí na formatação do projeto.
O projeto é de utilidade pública, com implantação de site, eventos, treinamentos, entre outros, contanto com o apoio de outros grupos de pedais e dos Conselhos Municipais.
Mais informações: (11) 3284-2064.

Na foto: Centro Cultural de Cerquilho (SP).

QUEIJO ARTESANAL

Queijos Artesanais paulistas premiados na França.O queijo artesanal paulista vem sendo reconhecido até fora do país.
Recentemente, vimos quinze dos nossos queijos artesanais paulistas serem premiados em concurso Mundial de Queijos, realizado na França.
A Assembleia Legislativa paulista tem um projeto de Lei tramitando, que estabelece normas atuais para a elaboração, sob a forma artesanal, de produtos comestíveis de origem animal e sua comercialização no Estado.
A verdade é que, quando viajamos pelo nosso Interior, sempre somos surpreendidos pela alta qualidade e excelente sabor de diversos tipos de queijos artesanais ali produzidos.

Na foto: Queijos Artesanais paulistas premiados na França.

SOLAR DOS ALMEIDA PRADO

Solar dos Almeida Prado, em Itu (SP). O antigo Solar dos Almeida Prado, em Itu, erguido em taipa de pilão e pau-a-pique, foi comprado pelo governo da época e, segundo o seu édito, "para guardar os objetos e documentos que se relacionem com a propaganda e com a Proclamação da República".
Em seu acervo estão documentos e objetos que pertenceram aos chamados "Convencionais".
A biblioteca tem 4.000 livros e teses. Na década de 1920, os familiares de Prudente de Morais doaram cerca de 2.000 volumes que pertenceram ao primeiro presidente civil do Brasil.
É interessante você sentir o clima da República Velha diretamente da sala onde aconteceu a reunião que desencadeou todo o movimento que acabaria por modificar os destinos do nosso País.
Visite a Estância Turística de Itu. Uma boa opção a qualquer tempo.

Na foto: Solar dos Almeida Prado, em Itu (SP).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –setembro/2021)