RAINHA DAS ÁGUAS


Emlia__Amigos_visitam_stand_de_guas_da_Prata_no_Salo_So_Paulo_de_TurismoCachoeira_do_Bugio_guas_de_PrataUm nome apropriado para a Estância Hidromineral de Águas da Prata com as suas inúmeras cachoeiras e mais de dez fontes com propriedades diferentes e indicadas para diversos males. É uma das poucas cidades que têm águas bicarbonatadas, alcalinas e radioativas.
Praças, bosques, trilhas, lugares belos numa natureza deslumbrante ao sopé da Mantiqueira, um clima agradável, enfim uma pequena cidade tentadora para todas as idades, localizada a pouco mais de 300 km da capital e esperando a sua visita.

 

PICO DO GAVIÃO

 

Nosso_campeo_brasileiro_de_Asa_Delta_decolando_do_Pico_do_GavioEm Águas da Prata também há o Pico do Gavião, uma área de 220 mil m2 ideal para testar a adrenalina dos jovens com o vôo livre dos seus parapentes. Outra atração são as opções oferecidas pela Agência Bioadventure em canyoning, escaladas, rapel, caminhadas e educação ambiental (19) 3642-2033.
Um dos praticantes que estão sempre por ali é Marcelo Ferro, campeão brasileiro de Asa Delta em 2009. Você terá um espetáculo maior no Pico do Gavião nos próximos dias 4 a 7 de setembro, quando será realizada mais uma Copa Internacional denominada "Paraglider Championship"

 


MICARETA EM RIO PRETO


O "Carná Rio Preto" é o maior evento da região Noroeste Paulista e a sua 12ª edição vai acontecer nos dias 17, 18 e 19 de setembro. É um evento bem concorrido e movimentando todos os segmentos do comércio local, para alegria de Heloisa Abudi, eficiente Delegada de Turismo da Secretaria Estadual, que justifica: "-É a magia tomando conta da região".
Heloisa Helena Abudi é uma dedicada Delegada que tem sob sua jurisdição 97 municípios e tem lutado em defesa de todos eles buscando ajudá-los no desenvolvimento econômico e social com as vantagens que podem proporcionar as atividades turísticas. Heloisa conseguiu, também, formalizar uma parceria com a Fatec de São José do Rio Preto para outras novidades. Aguarde. Essa moça se destaca.

 

RIO PARDO DE SÃO JOSÉ


Várias são as cidades que homenagearam esse Santo em seu próprio nome. Contudo, São José do Rio Pardo tem um destaque especial, charmoso, por traduzir melhor o que seja uma exemplar cidade interiorana.
Um bonito coreto, numa praça agradável, tendo por destaque uma imponente e bonita igreja matriz, um povo bonito e hospitaleiro, tudo isso proporciona ao turista o que mais ele procura desfrutar em suas andanças. O bom ar que ele respira à sua volta.
Está localizada entre as cidades de Casa Branca e Caconde e está a 265 km da capital, ligada por boas estradas e com muita coisa boa pelo caminho. Você precisa curtir São José do Rio Pardo.

 

EUCLIDES DA CUNHA


Recanto_EuclidianoO Recanto Euclidiano é um dos pontos obrigatórios de visitação por contar parte da história brasileira pelas mãos daquele jornalista que também foi o engenheiro que ali construiu uma ponte metálica que ficou famosa. Ao lado seu lado está a Ilha de São Pedro com sua ponte pênsil. Tudo aos pés do morro do Cristo Redentor, de onde se tem boa visão da redondeza.
A Casa da Cultura, o Centro Cultural Ítalo Brasileiro, o Epidaurio, a Biblioteca, o Museu e, até, o restaurado prédio do Cine Teatro local demonstram o alto grau de cultura do seu povo. Desnecessário dizer que a gastronomia agrada sempre.
Assim é São José do Rio Pardo, terra onde os políticos republicanos da época foram os primeiros a romper os laços com a Monarquia, bem antes do advento da nossa República. A cidade ficou conhecida como "O Berço da República".

 

AS PRÓXIMAS AÇÕES


Dando prosseguimento à criação das Estâncias de Governança pelo Estado de São Paulo para atender aos programas tanto federal como estadual, a nossa Secretaria de Estado está ultimando seus preparativos para dar seguimento à sua maratona pelo Interior, o que se dará até o fim do ano.
Enquanto isso, José Benedito Pereira Fernandes, o atual Secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, preocupado por saber a importância dos Conselhos Municiais de Turismo, já que ele tem a experiência de um prefeito (Prefeitura de Santana de Parnaíba), autorizou outra ação que será praticada pela AMITur em colaboração com o Conselho Estadual de Turismo.
Serão reorganizados ou implantados os Conselhos Municipais onde eles venham a ser necessários, até porque torna-se inconcebível se montar um Conselho Regional se não houver os Municipais para lhes dar sustentação e representação. Além do mais, o Conselho Estadual tem por ideal sempre consultar os Conselhos Municipais de Turismo.
No momento, as cidades onde serão feitas as reuniões estão sendo escolhidas. Cidades que pretendam ganhar dinheiro com o turismo deverão estar todas elas presentes.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –24/08/2010)