PETAR (SP)

Petar (SP) 400 cavernas.Petar é como conhecemos o 'Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira' e está localizado na região do Vale do Ribeira (SP), a 340 km da capital paulistana e a 185 km da capital paranaense.
O parque está dividido em quatro núcleos: Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra, tendo como principais atrativos as cavernas.
As trilhas e cachoeiras também possuem grande exuberância.
No parque é possível realizar desde passeios com baixo nível de dificuldade até as atividades de aventura no meio natural, como nos conta o "ecoturismo.sp.gov.br".
Os núcleos Santana e Caboclos concentram a maior parte dos atrativos, enquanto o núcleo Ouro Grosso recebe maior número de escolas e eventos em razão da infraestrutura de apoio.

Na foto: Petar (SP) 400 cavernas.

MAIS DE 400 CAVERNAS

Casa de Pedra, caverna com entrada mais alta do mundo.O Petar ocupa áreas dos municípios de Apiaí, Iporanga e Guapiara, as duas primeiras já receberam o título de "Município de Interesse Turístico".
O Petar situa-se no maior contínuo de Mata Atlântica do país.
O parque abriga mais de 400 cavernas. Uma delas é a 'Casa de Pedra' que tem um portal de 215 metros de altura, considerado o maior do mundo.
Enfim, as cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios, havendo cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis, bem como cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes.
É um rico patrimônio para ser explorados por todos.

Na foto: Casa de Pedra, caverna com entrada mais alta do mundo.

TAMBAÚ E SUA FESTA

Em Tambaú (SP), festa de aniversário com os protocolos.O município paulista de interesse turístico Tambaú está comemorando a 'Semana Padre Donizetti', neste ano do 60º aniversário do falecimento daquele que foi o marco da cidade na época dos seus milagres.
Para marcar a presente ocasião, prédios públicos como o da Câmara e o Paço Municipal, além do Santuário e a Matriz, todos receberam iluminação especial na cor azul.
Isso porque trata-se da cor do manto de NS Aparecida, a quem o Padre Donizetti atribuía os seus milagres durante 35 anos.

Na foto: Em Tambaú (SP), festa de aniversário com os protocolos

OUTROS ATRATIVOS

Fonte Luminosa em Tambaú (SP).Localizada a 270 km da capital, a cidade de Tambaú tem aos finais de semana muitos aventureiros de cidades vizinha que se juntam para emoções com as atividades radicais como o rapel de cachoeira.
Além disso, há atrativos como o 'Pontilhão', a 'Fazenda São Geraldo', o 'Santuário' e outros.
É normal em todos os finais de semana a presença de 4 mil romeiros que vão orar e, muitas vezes, participar da 'Marcha da Fé'.
A cerâmica é uma de suas principais atividades econômicas, e outro motivo para você visitar Tambaú quando estiver na região.

Na foto: Fonte Luminosa em Tambaú (SP).

CONSELHOS DE TURISMO

A redação correta para uma Lei instituindo um Conselho Municipal de Turismo é a nossa luta de anos.
As cidades que a adotaram colhem agora os seus bons frutos. Outras, porém, sofrem com os piruás por não adotarem o que lhes foi recomendado.
Às vezes, quem está no poder pensa em "ajeitar" o estatuto para ser manuseado ao seu modo (ou então montar o chamado "conselho chapa banca").
Esquece que ele está de passagem no cargo, cargo que ele precisa honrar em benefício da cidade e não pensar em seu umbigo.
São incontáveis os ex-secretários de Turismo arrependidos por não terem adotado um estatuto ou uma Lei sem qualquer conotação política.
Parabéns aos Secretários de tutano que enfrentam tais problemas.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –junho/2021)