A CAMINHO DA XIRIRICA

Pariquera-Açu (SP).Os portugueses partiam de Cananéia e Iguape em direção à Xiririca.
O trajeto era longo e muito difícil exigindo um ponto de parada para descanso.
O local escolhido ficava às margens do rio Pariquera-Açu, que logo se transformou numa pequena aldeia (hoje com 400 km2).
Um século depois, programas do governo criaram núcleos de imigração, com colonizadores italianos, alemães, húngaros e poloneses, que chegaram em 1895.
Aquele rio Pariquera-Açu deu o nome à cidade só em 1935.
Programe visitar Pariquera-Açu quando a pandemia passar.

Na foto: Pariquera-Açu (SP).

CAMPINA DO ENCANTADO

Parque Estadual Campina do Encantado, em Pariquera-Açu (SP).A cidade de Pariquera-Açu passou a oferecer agradáveis passeios por piscinas naturais e por matas deslumbrantes.
Há o Parque Estadual de Campina do Encantado, criado em 1994, também chamado de Floresta Mágica, com trilhas ecológicas, sambaquis, bromélias, orquídeas e outras raridades da Mata Atlântica.
O local tem esse nome devido ao solo rico em substratos orgânicos que concentram gás metano e geram uma chama saindo direto do chão, podendo atingir 80 centímetros de altura. Informações (13) 3856-1002.

Na foto: Parque Estadual Campina do Encantado, em Pariquera-Açu (SP).

TABATINGA (SP)

Tabatinga (SP).Bem no centro do Estado de São Paulo, Tabatinga é uma cidade cativante que sempre agrada os olhos de todo visitante.
Já foi chamada de "A Princesinha da Laranja".
Hoje é a Capital Nacional dos Bichos de Pelúcia.
Talvez também seja a capital de acessórios Infantis e a capital de enxovais para bebês, tal o elevado número de lojas desse tipo em Tabatinga, sem igual no Brasil.
Quase uma centena de boas firmas de confecções produz belos produtos nos citados segmentos.
Aquele que chamamos de "turista comprista", em Tabatinga faz festa passeando por milhares de produtos que vai querer levar para casa.

Na foto: Tabatinga (SP).

OS BICHOS DE PELÚCIA

Tabatinga é a capital nacional dos Bichos de Pelúcia. Foto Alexandra Tahan.Tudo o que você quiser imaginar a respeito de bichos de pelúcia certamente encontrará em Tabatinga. E os produtos são feitos com muito carinho por todas as confecções da cidade.
A prefeitura local preocupa-se no desenvolvimento da cultura e do turismo em seu município, passando a ser algo bem cuidado, até porque em pesquisa feita percebeu-se que ali chegam turistas e compradores vindos de todo o Brasil.
Visite Tabatinga. A Secretaria de Turismo local estará à sua inteira disposição para outras informações

Na foto: Tabatinga é a capital nacional dos Bichos de Pelúcia. Foto Alexandra Tahan.

MENINA IZILDINHA, EM MONTE ALTO

Mausoléu da Menina Izildinha. Foto Câmara Municipal de Monte Alto. Um dos ícones da cidade de Monte Alto - e que também faz lá os seus milagres - é a Menina Izildinha.
A sua comovente história sempre mexe com as pessoas e o seu Mausoléu é um dos pontos mais visitados naquela cidade, atraindo o Turismo Religioso.
Próximo dali o Distrito de Aparecidinha, originado de um povoamento em torno de uma capela erguida em 1848 em louvor de NS da Conceição.
Os colonos italianos, vindos 40 anos depois, passaram a chamar a sagrada imagem de "Virgem Montesina".
Estes são dois dos vários motivos para você passear em Monte Alto.
Em maio, Monte Alto oferece oito oficinas de forma online trabalhando as seguintes linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.

Na foto: Mausoléu da Menina Izildinha. Foto Câmara Municipal de Monte Alto.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –abril/2021)