Caminhos da Natureza

 

Deficiente_passeando_em_tirolesa.__Foto_Rios_de_AventuraDistando 132 km da capital, a Estância de Socorro tem todos os encantos naturais e culturais de uma bela cidade com atrativos turísticos para todos, inclusive para os portadores de necessidades especiais.

Numa parceria daquela Prefeitura com o Ministério do Turismo e a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência foi iniciado um projeto turístico para acessibilidade total. Muitas obras já concluídas, outras em andamento, o que bastou para que a cidade de Socorro entrasse no mapa mundial dos destinos turísticos por excelência.

A acessibilidade está presente no centro histórico e comercial, nas pousadas, hotéis, parques de turismo de aventura, no Portal Colonial, Mirante do Cristo, Horto Florestal, Palácio das Águias, Centro de Eventos, etc. Enfim, uma cidade que se preocupou com o bem estar de todo tipo de visitantes merece a visita de todos nós.

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

Aldeia de Carapicuíba

 

aldeia_de_carapicuba._Foto_GraffitUma igreja antiga e diversas casinhas, algumas em taipa de pilão dispostas em um quadrilátero, constituem hoje a única aldeia de jesuítas que ainda preserva as suas características iniciais, das doze que foram um projeto de aldeamento ao redor de São Paulo nos idos de 1580. A Aldeia de Carapicuíba foi tombada nos anos 40 pelo Iphan.

Ali, onde foi uma das Rotas dos Bandeirantes, faz parte hoje do "Circuito Turístico Taypa de Pilão". Memória viva resgatando parte da nossa história do descobrimento. E é uma boa opção de lazer bem próxima da capital. A Graffit Turismo tem um perfeito esquema de visita monitorada (11) 5549-9569 e a Prefeitura informa no tel. (11)4186-0821.

--------------------------------------------------------------------------------

Época de "Fundue"

 

Neste inverno, principalmente em cidades como Campos do Jordão, é a época ideal para saborearmos um "Fundue". Até existem casas especializadas em alternativas com essa delícia gastronômica a qual, no entanto, não é muito antiga.

Nos Alpes suíços era jogado fora o queijo não vendido porque, com a chegada do inverno, ele ficava excessivamente duro. Há poucos anos, alguém teve a idéia de derreter esse queijo que seria jogado fora e, para sua melhor conservação, experimentaram adicionar vinho, ou um destilado de cerejas, ou outro produto alcoólico qualquer. O queijo, assim misturado, podia ficar duro que não se perdia. Quando quisessem, era só voltar a derreter a mistura.

Ao fazer a experiência com tudo derretido num caldeirão, alguém, para experimentar, afundou um pedaço de pão usando um pequeno espeto. Estava criada, então, uma nova paixão nacional Suíça com muitos adeptos no Brasil.

--------------------------------------------------------------------------------

Um Dia no Campo


É sempre interessante o segmento de "Turismo de Um Dia", crescendo sempre graças aos cuidados e especialização com que se cercam de profissionais que adentraram nesse mercado. Uma boa propriedade rural, com bons e atrativos lugares que a natureza lhes deu é para ser aproveitada mesmo! Ainda mais, por aquelas pessoas que vivem enfurnadas em apartamentos ou em semelhantes menos cotados.

Claro está que para as escolas o também chamado "Day Camp" é algo sensacional por permitir aos professores maiores facilidades em transmitir diversas matérias de classe. Ademais, é notado que também os grupos da Terceira Idade gostam dos programas de um dia.

Para cada tipo de cliente há diferentes tipos de entretenimento. São vários os nossos amigos que possuem destinos adequados para tanto, mas aqui, hoje, vamos recomendar dois especialistas: Fazenda Pirahy, em Itu, que sempre tem cavalgadas com a lua cheia e a Fazenda Bonanza, um ótimo 'Rural Center' em Jacareí (12) 3956-1062, com agendamento prévio. Experimente! Você vai gostar!

--------------------------------------------------------------------------------

À César o que é de César

 

Lembram daquela cidade XPTÓ? Pois é! Olha ela aqui outra vez. É também a cidade onde o Secretário de Turismo pensa ser o dono do mundo e "escalou" quem vai presidir o Conselho Municipal de Turismo, como se este fosse um prolongamento da sua Secretaria.

Quando isso ocorre já começa por nos mostrar que o Prefeito não sabe escolher o seu secretariado. E aquele que se arvora como o "reizinho" do assunto não sabe o mal que está fazendo para a sua cidade e como ficará marcado como sendo uma figura ridícula e mentecapta.

Os Conselheiros Municipais de Turismo precisam ter independência para bem executar a sua contribuição à sociedade local. Eles precisam pensar, estudar, criar, discutir, deliberar e sugerir o que é melhor para a cidade. Se o poder municipal quiser fazer ou não, isso já é outra história, pois é o poder executivo que tem a competência da execução.

Os Conselheiros, por sua vez, sempre verdadeiros cidadãos de boa vontade e que prestam relevantes serviços gratuitamente, não estão ali para serem vaquinhas de presépio. Eles é que devem votar em quem será o seu presidente e não devem se sujeitar aos caprichos de quem exorbita de suas funções. Em hipótese alguma!

Está na hora de colocarmos ordem na casa. À César o que é de César!

--------------------------------------------------------------------------------

Aviso aos Amigos

 

Estamos tendo dificuldades em despachar com maior brevidade estas nossas "Notas do Turismo Paulista", pois de uns tempos a esta parte os provedores (em nosso caso a Uol) estão impedindo de despacharmos muitas mensagens por vez. E nós iniciamos tais despachos somente depois dos nossos 44 jornais terem ido às bancas.

Além do mais, semanalmente estamos mandando estas "Notas do Turismo Paulista" para 28 mil destinatários no Estado de São Paulo e outros 31 mil nos demais Estados brasileiros. Noventa por cento deles são Agentes de Viagens, Jornalistas Guias e outros Profissionais do Turismo. Estamos usando seis diferentes computadores para tentar despachar as informações com brevidade mas, mesmo assim, o tempo 'caminha' muito mais rápido do que gostaríamos.

Para ajudar os que têm mais pressa nessa leitura, nós vamos publicar as "Notas do Turismo Paulista" no site www.amitur.org.br que embora ainda não tenha sido inaugurado oficialmente, já está no ar por uma gentileza do nosso Diretor Consultivo dessa área, Sr. Alexandre Siqueira, editor do "Guia Comercial Circuito BR-116" e que desenvolve eficientes "sites" em sua organização (11) 4681-4310.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 20/07/2010)

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".