Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas de 10 a 12 de julho de 2020.

AddThis Social Bookmark Button

BANDEIRA AZUL

Bandeira Azul para praias.A temporada de verão de 2020/2021 no Brasil deve contar com 24 atrativos naturais certificados pelo Programa Bandeira Azul, uma espécie de selo ecológico e, para garantir o título ecológico internacional, os candidatos devem atender a 34 requisitos.
Conforme nos informa a jornalista Vanessa Castro, o título de 18 praias e seis marinas brasileiras foi pré-aprovado pelo programa e a lista oficial deve ser divulgada em outubro, após reunião do júri internacional, do qual o nosso Ministério do Turismo faz parte.
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas, desafiando as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

Na foto: Bandeira Azul para praias.

SELO "TURISMO REPONSÁVEL"

Selo do Turismo Responsável.Por sua vez, o Ministério do Turismo lançou, coisa de um mês, o selo do "Turismo Responsável – Limpo e Seguro", e já tem mais de 8.000 prestadores de serviços turísticos cadastrados.
Isso para atender o "novo" turista que surgirá depois dessa pandemia avassaladora.
Além de um conjunto de orientações para os turistas, aquele Ministério publicou protocolo sanitário para os 15 segmentos do turismo que estão no Cadastur, com validação da Anvisa.
Os protocolos disponíveis são para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros.

Na foto: Selo do Turismo Responsável.

VINICIUS ANUNCIA PARCERIA

Secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz.A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, comandada por Vinicius Lummertz, fechou parceria com a Airbnb
A Airbnb presta serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem.
Ela é a maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, e a citada parceria visa alavancar a retomada do setor de turismo no Estado de São Paulo pós-pandemia.
O Estado de São Paulo é o primeiro parceiro da Airbnb na América Latina em uma iniciativa global, ao lado de regiões dos Estados Unidos, França, Dinamarca, África do Sul e Coreia do Sul.
Vamos aguardar o fim dessa pandemia.

Na foto: Secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz

ITUPARARANGA

Represa de Itupararanga, em Piedade (SP). Esse nome diferente é da Represa que banha os municípios de Piedade e Ibiúna, e fornece água para a região sorocabana.
Foi originada pela Usina Hidrelétrica de Itupararanga em 1912 pela Light, esta construída onde havia um canyon do rio Sorocaba, com duas grandes cachoeiras, uma com 18 outra com 56 metros.
Nome que também gerou um circuito turístico idealizado por Luís Vicente Furquim, da Organização Morro Verde. Circuito composto por Piedade, Ibiúna, Cotia, São Roque, Alumínio, Votorantim e Mairinque.
O turismo rural na região é interessante, a gastronomia da região é boa e as referidas cidades prepararam-se para receber visitantes estabelecendo alguns postos de informações ao redor de sua bonita represa.
Apenas o que se pede das respectivas prefeituras da região é que não joguem e nem deixem jogar lixo nos rios que desembocam na represa!

Na foto: Represa de Itupararanga, em Piedade (SP)

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, julho/ 2020)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região