BARRETOS, ANO INTEIRO

Nem precisa dizer que é a Festa do Peão de Barretos.A Capital Nacional do Rodeio oferece o ano inteiro várias opções de turismo, destacando o Turismo Rural, o Turismo Ecológico, o Turismo de Lazer e o Turismo Saúde.
Além dos rodeios e dos shows que fizeram a cidade conhecida mundialmente, Barretos tem muita cultura, história e ecoturismo, com atrações que valorizam o ano inteiro a tradição sertaneja e os costumes do campo.
Por isso, a cidade tem orgulho da sua potencialidade que culmina com a Festa do Peão, realmente algo espetacular que se repete todos os anos no mês de agosto, desde 1985.

Na foto: Nem precisa dizer que é a Festa do Peão de Barretos.

CULTURA EM BARRETOS

A bem cuidada Estação de Trens de Barretos.  Foto Ken Chu.A cidade de Barretos foi fundada em 1854 esbanjando, assim, muita história e cultura que atrai enorme fluxo de turistas.
Tudo começou ao redor de uma pequena capela que mais tarde seria derrubada para a construção da sua Catedral com arquitetura greco-romana e decoração neoclássica.
Há o popular Palácio das Águias, onde está o seu Museu Histórico e Folclórico, bem como a antiga estação da Cia. Paulista de Estrada de Ferro que hoje abriga a Estação Cultural, outro ponto turístico muito visitado com exposições e apresentações artísticas.
E o Festival do Folclore de Barretos é algo sensacional, imperdível.

Na foto: A bem cuidada Estação de Trens de Barretos. Foto Ken Chu.

O PARQUE DO PEÃO

Enorme estátua na entrada do Parque do Peão.  Foto Ken Chu.O complexo turístico principal é, pois, o Parque do Peão que foi projetado por Oscar Niemeyer em 110 hectares, com destaque para a famosa arena em forma de ferradura.
Há também o Memorial do Peão, uma espécie de museu que resgata a história do rodeio, entre outras atrações.
Outro atrativo que os turistas inevitavelmente vão apreciar são as diversas lojas com produtos countries. Tem até o Chapéu de Barretos.
Um enorme monumento homenageando os Peões foi construído na entrada do Parque, de forma imponente e atraindo as fotos de todos que lá chegam.

Na foto: Enorme estátua na entrada do Parque do Peão. Foto Ken Chu.

OS INDEPENDENTES

Os Independentes fizeram o seu Parque famoso. Em 1955, um grupo de 20 jovens, sentados numa mesa de bar, funda "Os Independentes'" com a intenção de arrecadar fundos para entidades assistenciais durante os festejos do aniversário da cidade.
A esse grupo se juntaram outros 12 membros que são os fundadores da Festa do Peão Boiadeiro, cuja primeira edição aconteceu em 1956, a qual foi a primeira realização do gênero na América Latina, em baixo de uma lona de circo.
O fato é que esse grupo "Os Independentes" acabaram por mostrar como a iniciativa privada consegue ir tão longe partindo de uma conversa de bar, mas com homens empreendedores, os quais se sucedem até em nossos dias.

Na foto: Os Independentes fizeram o seu Parque famoso.

BARRETOS, ENFIM

Adriano Santos, Secretário de Turismo de Barretos.Uma eficiente Secretaria de Turismo divulga de forma exemplar a sua cidade de Barretos, porém se preocupa principalmente com o bem estar dos turistas, colocando à disposição destes uma excelente recepção com ótimos hotéis, boa gastronomia e muita boa vontade.
A cidade de Barretos não é de hoje que merece o título de Estância Turística, tanto pelo seu potencial e seus atrativos, como pelo comprovado grande fluxo de turistas.
No passado, cegueiras políticas deixaram de lado esta cidade, o que foi uma grande injustiça, mas tudo isso pode ser corrigido agora, se nós tivermos um ranqueamento correto e profissional.
Após a quarentena, visite Barretos com tempo para curtir a cidade. Aquela Secretaria de Turismo dará mais informações (17) 3322-1321.

Na foto: Adriano Santos, Secretário de Turismo de Barretos

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, maio/ 2020)