Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas de 01 a 03 de maio de 2020.

AddThis Social Bookmark Button

SÃO FRANCISCO XAVIER

Portal de São Francisco Xavier, em S.J. dos Campos (SP).Eis um pequeno distrito da cidade de São José dos Campos (SP).
É um lugar encantador incrustado na Serra da Mantiqueira que nos divide com Minas Gerais, localizado entre a encantadora cidade de Monteiro Lobato (SP) e a concorrida Monte Verde (MG).
Há ótimas e variadas opções de hospedagem, desde pequenos chalés até requintadas pousadas. Um dos seus atrativos é a gastronomia local, seja comida típica ou cozinha internacional.
No inverno, o clima de montanha é propício para caminhada por suas várias trilhas. No verão, a subida em picos, e visitas nas suas cachoeiras e corredeiras é o que se recomenda.

Na foto: Portal de São Francisco Xavier, em S.J. dos Campos (SP).

ALGUNS ATRATIVOS

Vista do Pico do Focinho d’Anta.Com uma linda vista do Vale do Paraíba, o 'Pico do Focinho D'Anta' tem 1712 m de altitude.
Você pode preferir os 2082 m de altitude do 'Pico do Selado'. Este pico faz divisa com Monte Verde e Camanducaia (MG) e Joanópolis (SP).
Já na divisa com Sapucaí Mirim (MG) você tem a Serra de Santa Bárbara (1578m) com belas paisagens e rios cristalinos.
Há outros pontos para se deslumbrar belas paisagens: Pedra Redonda (1915m), Pedra do Chapéu do Bispo (1913m) e Pedra Vermelha (1836m).

Na foto: Vista do Pico do Focinho d'Anta.

O DISTRITO

O agradável Distrito de São Francisco Xavier.O Distrito de São Francisco Xavier foi criado oficialmente por meio da Lei Estadual de 1.892.
Por longo tempo a economia de sobrevivência foi exclusivamente agropecuária. Até que descobriram os encantos de uma paisagem privilegiada composta por um relevo harmonioso de montanhas e vales.
O Distrito é considerado uma Área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Também é APA Estadual, mantendo a característica de um pequeno povoado do interior, inclusive com a tradição do artesanato típico da região e das festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.

Na foto: O agradável Distrito de São Francisco Xavier.

CANDIDATAS À "MIT"

Estrada do Sucesso, Grav. Freepik.O Grupo Técnico de Análise do Municípios Turísticos (Estâncias e Municípios de Interesse Turístico) reuniu-se através de videoconferência para votar acerca de várias dezenas de Processos que foram examinados nos últimos noventa dias.
Foram abrangidas todas as cidades que entraram com a documentação após a nomeação dos 140 MITs, bem como algumas que deram entrada neste ano, ou seja, o Grupo Técnico não deixou um só processo sem análise.
Foram reprovados os processos de 42 municípios e devolvidos por conterem imperfeições ou por falta de detalhes 17 outros.

Na foto: * Estrada do Sucesso, Gravura. Freepik.

OS APROVADOS TÉCNICAMENTE

Praça em Santana de Parnaíba, uma das aprovadas.Seis municípios foram aprovados tecnicamente e os respectivos relatórios serão enviados para a Assembleia Legislativa, para as mãos dos Deputados autores dos respectivos projetos de Lei.
Os municípios aprovados foram: Cravinhos, Corumbataí, Pedra Bela, Caieiras, Cássia dos Coqueiros e Santana de Parnaíba.
É preciso registrar que as reprovações, na sua maioria, são devidas ao fato da cidade não ter fluxo turístico digno de nota ou, então, pela apresentação decepcionante de Planos Diretores, pesquisas ou diagnósticos mal feitos, e ainda por não ter o Comtur em eficiente funcionamento ou por não ter a correta Lei do Comtur.
Em alguns casos, o responsável pelo turismo dos municípios sequer deu a devida atenção ao que lhes foi pedido, demonstrando ser pessoa despreparada para o cargo ou, então, com seus superiores idem.

Na foto: Praça em Santana de Parnaíba, uma das aprovadas.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, abril 2020)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região