Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas de 10 a 12 de abril de 2020.

AddThis Social Bookmark Button

BATATAIS DE PORTINARI

 Várias topiarias em Batatais (SP)Menos de 20 km separam as cidades de Brodowski e Batatais.
Na primeira nasceu Portinari.
Na segunda o célebre pintor decorou a Igreja Matriz de Bom Jesus da Cana Verde. Ali está o maior acervo de obras sacras de sua autoria.
Nas laterais você pode ver a sequência do calvário pintada por ele de uma forma totalmente diferente, com o tom das cores expressando o grau de sofrimento do Cristo.
Existem outras pinturas enormes com figuras santas (apresentadas de forma igualmente inusitadas), destacando-se numa delas o inconfundível "Azul Portinari" que nenhum outro pintor conseguiu ainda igualar.
E, Batatais é uma Estância Turística que merece a sua visita.

Na foto: Várias topiarias em Batatais (SP)

ROTEIRO DE PORTINARI

Museu na casa de Portinari, em Brodowski (SP)É muito bom vermos o atual interesse turístico por tal região, até porque a nossa Agência de Viagens iniciou, nos idos de 1984, as pioneiras excursões que batizamos com o nome "Roteiro de Portinari" e que, depois, o Governo do Estado oficializou (em 1992) com o nome de "Núcleo de Turismo Portinari".
É uma região turística muito bonita e agradável, que oferece ainda outras cidades repletas de atrativos turísticos: Altinópolis, Nuporanga, Cajuru e a convidativa Cássia dos Coqueiros.
É bom conhecer o Brasil por inteiro e as diferentes culturas de todo o mundo. Contudo, saiba aproveitar o que temos de melhor e mais próximo de nós: As boas coisas do Interior do Estado de São Paulo.
O "Núcleo de Turismo Portinari" é um exemplo disso.
Tão logo termine essa quarentena e passe o perigo de contágio é claro que você vai querer desforrar e "esticar as pernas" pelo Interior.
Então, visite Batatais.

Na foto: Museu na casa de Portinari, em Brodowski (SP),

DURANTE A SITUAÇÃO

Trabalhar em casa é outra coisa...Estamos passando por um período, no mundo todo, que nunca pensamos pudesse existir. O fato de não ser recomendado andarmos nas ruas como sempre fizemos, nos traz outro lado conveniente.
Temos tido tempo de fazer aquelas coisas que sempre deixamos em casa "para depois", e o "depois" nunca chega.
Acreditamos que todos têm o que contar.
Permitimo-nos aconselhar que as prefeituras façam o mesmo, aproveitando o fato para reorganizarem seus trabalhos e seus setores.

Na foto: Trabalhar em casa é outra coisa...

PREFEITURAS E O TURISMO

Prefeituras em busca de verbas.Depois que o Governo paulista homologou a Lei Caramez (Lei 1.261/15), quase todas as prefeituras se candidataram a recebe o título de "Município de Interesse Turístico" para obter a verba anual de cerca de 600 mil reais para aplicação exclusivamente no turismo da cidade.
Mas, na verdade, a grande maioria se candidatou sem mesmo saber o que seja o Turismo receptivo.
Como resultado, a metade foi reprovada.

Na foto: Prefeituras em busca de verbas.

O LADO BOM

Encontro dos Conselhos do Circuito das Frutas.Com a fúria de se candidatar a receber verbas do Turismo, as prefeituras tiveram de montar Conselhos Municipais de Turismo corretos, isto é, com Lei de acordo com as recomendações atuais, com as suas reuniões mensais, reuniões com boa composição e com conteúdo.
Como resultado, podemos afirmar que essas cidades hoje reprovadas, se derem atenção e prestígio para os seus Conselhos, certamente verão crescer as oportunidades de se tornar cidades com motivação e atrativos para atrair visitantes e, com isso, melhorar a vida de toda a sua população.
De uma forma ou de outra, os municípios poderão lucrar, mesmo se no momento as suas apresentações nos processos não convenceram os julgadores do grupo Técnico de Análise das Estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico, da Secretaria de Turismo do Governo do Estado.

Na foto: Encontro dos Conselhos do Circuito das Frutas.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, abril 2020)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região