Descubra Itapeva

 

itupevaRecentemente aprovada como filiada à AMITur, a cidade de Itapeva é forte em Ecoturismo, Turismo Rural, Turismo de Aventura e Turismo Cultural. Das suas 45 cachoeiras, com certeza você vai gostar de várias.

Seu lado histórico também é importante. A começar por sua Casa da Cultura, um prédio construído em taipa em 1881, e também os fatos gerados pela Rota dos Tropeiros e fazendas históricas como a Pilão D'Água com o seu casarão, a senzala, muros de pedra, etc.

Itapeva fica pouco além de Sorocaba, numa região belíssima que oferece variadas trilhas e o encantador "Mirante Cânion Pirituba" com paredões de 120 metros de altura, lugar possível de visitar com monitoria obrigatória. Melhor ainda se você pode usufruir dos serviços oferecidos por Agência na cidade (15) 3521-6078 a qual atende grupos ou individuais a qualquer hora.

--------------------------------------------------------------------------------

Rota da Liberdade

 

Rota_da_Libertade"-Faça uma viagem cultural por lugares marcados pela história da cultura negra no Brasil" – Assim nos convida Solange Cristina, agente de viagens da Reality Tour que desenvolve roteiros inesquecíveis de um ou de até sete dias em cidades do chamado Cone Leste do Estado de São Paulo. Informações: (12) 3672-3427.

O projeto chamado de "Turismo Cultural Rota da Liberdade", todo desenvolvido por Solange na parte correspondente ao território paulista segue as orientações da Unesco a qual, desde 1994, coordena a nível mundial as ações do projeto global "Rota das Abolições.

O roteiro aqui referido abrange as cidades de Bananal, São José do Barreiro, Cunha, Cruzeiro, Lorena, Redenção da Serra, São Sebastião, Ilhabela, Piquete, Taubaté, Ubatuba e outras. Conheça esse roteiro!

--------------------------------------------------------------------------------

Outro Trem Turístico

 

Foto_Estao_ParanapiacabaDepois de quase uma década da chegada do último trem na sua estação, a Vila de Paranapiacaba se prepara para receber o Expresso Turístico que será operado pela CPTM a cada quinze dias, aos domingos, a partir de data a ser anunciada.

A composição sairá às 08h00' da Estação da Luz, em São Paulo, e terá retorno no fim da tarde. Na ida e na volta haverá uma parada na Estação de Santo André para facilitar os moradores do ABC. A Prefeitura de Santo Andre já cuida da montagem da estação que vai receber a sua visita.

Tal Expresso Turístico foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Santo André, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a MRS Logística, a ABPF, e a CPTM do grande defensor da idéia, o Dr. João Paulo de Jesus Lopes.

Paranapiacaba

Localizada em território hoje pertencente à cidade de Santo André, a Vila de Paranapiacaba foi construída pelos ingleses no fim do século XIX para abrigar os trabalhadores da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que a partir de 1867 ligou o Porto de Santos à Jundiaí.

Com uma reprodução perfeita de como era uma cidadezinha inglesa naquela época, a Vila é considerada patrimônio histórico nacional e oferece uma série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental. As máquinas e o sistema então usado para os trens subirem montanha acima é algo que precisa ser apreciado.

O turista ainda pode visitar o Museu Castelo, o Antigo Mercado e o Clube União Lyra Serrano, entre outras edificações em estilo inglês, como a réplica do Big Bem, o famoso relógio londrino. Há trilhas para percorrer com Monitores. Um ótimo passeio, Informações: (11) 4439-0237.

--------------------------------------------------------------------------------

Cotia no Circuito

 

O "Circuito Turístico Taypa de Pilão", composto de bens tombados pelo Iphan, também inclui a cidade de Cotia por esta possuir importante patrimônio histórico. As suas fazendas que abasteciam São Paulo de Piratininga também eram pontos de partida rumo ao sertão.

Como nos ensina a Agência Operadora do Circuito (11) 5549-9569, o Sítio do Padre Inácio tem uma das casas mais sofisticadas e elegantes por sua singular decoração do século XVII. E o Sítio do Mandu é um retrato de casa bandeirantista da época.

Dois parques públicos com casarão de eventos, lago, pistas de Cooper, um Templo Budista Tibetano, outro Templo Budista Humanista, os sítios citados, uma Praça Japonesa, um Kartódromo Internacional e a reserva Florestal do Morro Grande completam os passeios que podem ser feitos na cidade de Cotia (11) 4614-7799.

--------------------------------------------------------------------------------

Vinhos de São Roque

 

O "Roteiro do Vinho, Gastronomia e Lazer de São Roque" é de satisfazer os mais exigentes. Ademais, é um excelente passeio que nos proporciona aquela cidade bem cuidada e preocupada com os visitantes como é o caso de São Roque.

Bem perto da capital, degustar bons vinhos, almoçar com a família em bons restaurantes e visitar sítios, pesqueiros, plantações de uvas e de alcachofras, saborear queijos e outros produtos típicos da região, tudo isso fica fácil quando se está em São Roque.

A cidade também faz parte do Circuito Turístico Taypa de Pilão e o seu ponto alto é o Sítio Santo Antônio, com a Casa Grande e a Capela do século XVII edificadas pelo Bandeirante Fernão Paes de Barros. Um exemplar Departamento de Turismo está sempre à disposição de todos (11) 4712-5664.

--------------------------------------------------------------------------------

Aviso aos Amigos

 

Estamos tendo dificuldades em despachar com maior brevidade estas nossas "Notas do Turismo Paulista", pois de uns tempos a esta parte os provedores (em nosso caso a Uol) estão impedindo de despacharmos muitas mensagens por vez. E nós iniciamos tais despachos somente depois dos nossos 44 jornais terem ido às bancas.

Além do mais, semanalmente estamos mandando estas "Notas do Turismo Paulista" para 28 mil destinatários no Estado de São Paulo e outros 31 mil nos demais Estados brasileiros. Noventa por cento deles são Agentes de Viagens, Jornalistas Guias e outros Profissionais do Turismo. Estamos usando seis diferentes computadores para tentar despachar as informações com brevidade mas, mesmo assim, o tempo 'caminha' muito mais rápido do que gostaríamos.

Para ajudar os que têm mais pressa nessa leitura, nós vamos publicar as "Notas do Turismo Paulista" no site www.amitur.org.br que embora ainda não tenha sido inaugurado oficialmente, já está no ar por uma gentileza do nosso Diretor Consultivo dessa área, Sr. Alexandre Siqueira, editor do "Guia Comercial Circuito BR-116" e que desenvolve eficientes "sites" em sua organização (11) 4681-4310.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 13/07/2010)

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".