Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas entre 21 e 24 de novembro de 2019

AddThis Social Bookmark Button

A CAPITAL DA REVOLUÇÃO

A Rotunda de Cruzeiro (SP).Na verdade, foi definida por Lei em 2008 e é a 'Capital da Revolução Constitucionalista de 1932'.
Estamos nos referindo à cidade de Cruzeiro, onde impera o turismo histórico-cultural exatamente por ter sido palco de combates havidos naquela época.
Um dos principais pontos que marca aquele movimento é o Túnel da Mantiqueira, com quase 1 km de extensão, ligando os Estados de São Paulo e Minas Gerais e, hoje, uma de suas atrações turísticas.
O seu Centro Cultural está instalado numa 'Rotunda', uma construção semicircular que abrigava 15 locomotivas para manutenção e manobras.
A cidade de Cruzeiro é um dos municípios de Interesse Turístico e faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Conheça Cruzeiro.

TERRA DOS DOCES CASEIROS

A foto diz tudo.Nos anos recentes, a Feira do Doce realizada na cidade de Tatuí tem atraído a cada edição mais de 90 mil visitantes.
O sucesso é devido aos doces caseiros que ali são confeccionados.
Digamos que o 'carro chefe' sejam os doces com abóbora, batata-doce branca e roxa, e também com cidra. São produtos típicos da agricultura local, com qualidade excelente, e que apenas uma marca vende uma tonelada de doces por semana.
A receita exige duas etapas de fabricação para garantir o diferencial do doce, qual seja o recheio cremoso. Tatuí, que é a capital da Música, é chamada de 'Cidade Ternura', fica apenas 130 km da capital. Visite!

AOS AMIGOS DO TROPERISMO

2º. Encontro do Troperismo.Para quem gosta do Troperismo, ou para quem quer conhecer a sua história, aparece-nos uma boa oferta da cidade de Urupema, SC, para o 2º. Encontro Nacional do Troperismo.
O evento acontecerá do dia 27 até 30 deste novembro, no Instituto Federal de Santa Catarina, e terá o acompanhamento de Carlos Solera, Diretor da AMITur para o Estado de Santa Catarina.

VEREADORA PRESIDENTE

Lucimara da Silva Dias, preside os vereadores de Pres. Venceslau (SP).Autora da Lei que instituiu o Turismo na cidade de Presidente Venceslau, Lucimara Dias é mais uma vereadora que se destaca e ganha o respeito do trade turístico de todo o Estado.
Hoje preside a sua Câmara Municipal, preside uma Frente Parlamentar, faz parte do Conselho da Unipontal e do Conselho da Avesp, e outros títulos.
Pedagoga e Bacharel em Direito, Lucimara Dias é outro exemplo de mulher guerreira que venceu na política e luta pelo bem comum, além de se esforçar para a sua cidade ser de Interesse turístico. Os nossos parabéns!

PRESIDENTE VENCESLAU

Equipe da Secretaria Estadual de Turismo prestigiando a região de Presidente Venceslau.Quando os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana ali chegaram, a sua estação foi o ponto onde a cidade nasceu, em 1918.
Primeiro, com o nome de Coroados, depois Perobal para, em 1921, receber seu nome atual. Logo, ali chegaram alemães, italianos e espanhóis. Mais tarde os japoneses que formaram grande colônia e deram grande desenvolvimento na lavoura local.
Prédios daquela época ainda resistem ao tempo, como é o caso do 'Casarão Álvaro Coelho', ou o interessante 'Mirante'. A cidade tem belas e bem cuidadas praças, com destaque para a praça da Igreja Matriz

A UBRAFE

O Anuário 2020 da Ubrafe.A União Brasileira dos Promotores de Feiras acaba de lançar o seu sempre esperado anuário. Desta vez com o estudo do impacto das feiras de negócios na região metropolitana de São Paulo. Boa obra.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 20/11/2019).

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região