Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas entre 26 e 29 de setembro de 2019

AddThis Social Bookmark Button

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS

Matriz de Batatais e jardim das topiarias.   Foto Ken Chu A cidade de Batatais (SP), uma Estância Turística oficial, meia hora adiante de Ribeirão Preto, faz parte do que chamamos o "Roteiro de Portinari".
Na principal praça de Batatais, está a imponente Igreja Matriz construída a partir de 1893 e passando por reformas até 1954.
Dentro, o maior acervo de obras sacras de Portinari, rodeado de belos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho.
Em frente à igreja, há o jardim das esculturas em topiaria.
Todo o jardim tem as características do jardim francês, por sua vez associado ao passado da monarquia francesa.
Aquele jardim, com plantas esculpidas, representava o controle do monarca, inclusive, sobre a natureza. Por tudo isso, você deve incluir Batatais na relação das cidades que você precisa visitar e curtir.

OUTROS ATRATIVOS DE BATATAIS

Lago Artificial em Batatais.   Foto Ken Chu   .Batatais oferece vários outros atrativos turísticos como a Estação Cultura, o Museu Washington Luís, a Biblioteca Altino Arantes, o Parque Náutico, a Cachoeira dos Cayapós, com destaque para o Lago Artificial
O clima sempre é agradável e a gastronomia é variada.
Batatais ainda tem ao seu lado a cidade de Interesse Turístico de Brodowski que, aliás, já foi um bairro de Batatais.
Você vai notar, também, o carinho do acolhedor povo batataense.

MUSEU CÂNDIDO RONDON

Museu Marechal Cândido Rondon.O nome completo é Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon. A cidade é Araçatuba.
O prédio é de 1920, com interessantes padrões da arquitetura colonial inglesa. Na sua construção, foram utilizados materiais da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e, por isso, a sua base é de brita e trilhos de trem.
O museu possui inúmeras peças, entre cerâmica e objetos indígenas, desde materiais científicos ao de educação, doados pela população.
O acervo é eclético, com históricos da cidade e da estrada de ferro.
Araçatuba é uma cidade cheia de boas surpresas para o turista.

SANTANA DO PARNAÍBA

Museu Casa de Anhanguera.  Foto Miguel Schincariol.O povoado nasceu às margens do Rio Tietê no tempo do governador geral Mem de Sá, no ano de 1561. Mas, só começou crescer a partir de 1625 ao redor da capela ali erguida.
Era uma das bases que os portugueses usavam para a procura de ouro, e hoje faz parte da região metropolitana da capital paulistana.
A cidade preserva o seu patrimônio histórico. Ali estão 209 edificações tombadas pelo Condephaat. Hoje, um conjunto arquitetônico dos mais importantes pela beleza de suas construções coloniais.
Uma casa bandeirista urbana, imóvel do século XVII, foi transformada no Museu Histórico e Pedagógico 'Casa do Anhanguera', já que ele nasceu nessa cidade.
A Secretaria de Cultura e Turismo está bem estruturada para atender os visitantes e dar as demais informações. Visite Santana de Paranaíba.

NS CONCEIÇÃO EM ITANHAÉM

Convento NS da Conceição, em Itanhaém.    Foto Alf Ribeiro. Igreja e Convento N. S. da Conceição é uma construção de 1713 e uma das atrações da cidade litorânea de Itanhaém, a 112 Km da capital.
Esse patrimônio histórico fica no alto do Morro Itaguaçu e tem se tornado um dos grandes pontos de peregrinação do Brasil.
Construído em dois pavimentos, o convento possui vitrais de Benedito Calixto e azulejos com arabescos pintados.
Em Itanhaém você pode curtir o turismo histórico, o ecológico, o religioso, o turismo náutico ou fluvial, além de suas praias. Visite.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 25/09/2019).

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região