ILHA SOLTEIRA

Ilha Solteira (SP). Foto Ken Chu. Até no nome, é uma cidade sugestiva.
Mas, apesar do nome, ela não é uma ilha. É um paraíso que fica na divisa com Mato Grosso do Sul, portanto noroeste do Estado paulista.
E, por suas inúmeras atrações, tem o título de Estância Turística.
Em 1968, o município foi criado para ser moradia dos trabalhadores que foram construir a hidroelétrica do mesmo nome. Perto da obra existia uma ilha solitária e, assim, eis que surge o nome de Ilha Solteira.
A Usina recebe estudantes com agenda marcada antecipadamente.

 

SUAS ATRAÇÕES

Praias de Ilha Solteira.  Foto Ken Chu. Em Ilha Solteira a Praia Catarina oferece toda estrutura que um visitante possa desejar. Já para a prática de esportes aquáticos a sugestão é a Praia Marina.
Para a criançada tem um parque conhecido como 'Cidade da Criança', com casas de bonecas, brinquedos, campo de futebol, skate, tênis, academia ao ar livre e outros quejandos.
Sugerimos passeios de bicicleta por locais belíssimos, aproveitando os 6 km de suas ciclovias, passando pelo Centro de Conservação da Fauna Silvestre.
É um Zoológico com muito verde e um pedacinho de selva dentro da cidade. Ilha Solteira se exibiu com sucesso no recente Salão São Paulo de Turismo.

ESTÂNCIA DE PIRAJU

Pira Bar, Piraju (SP)Uma cidade simpática para a sua visita é a Estância Turística de Piraju.
É um município cercado por lagos formados pelo represamento de três rios (Paranapanema, Jurumirim e Piraju). Com isso existem inúmeras opções de turismo náutico e de esportes radicais.
O rio que corta a cidade é cristalino, sem poluição, e convida para refrescantes mergulhos. Onze hotéis e dois campings dão suporte para uma boa estadia.
A gastronomia pode ser provada em dezoito restaurantes e lanchonetes. Experimente o Pira Bar. Tudo isso cercado por uma população gentil e hospitaleira. Visite a Estância Turística Piraju.

TURISMO EM CASTILHO

Em Castilho, a Usina de Jupiá e a ligação com Mato Grosso do Sul.A cidade de Castilho (SP) é uma de nossas Estâncias Turísticas.
Está localizada na região de Araçatuba, a 642 km da capital, na divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul.
Um dos seus pontos preferidos é o Pesqueiro Piapara, onde as famílias curtem bons programas de lazer, eis que o pesqueiro conta com estrutura completa para atender os visitantes e os amantes da pesca.
Em Castilho está a Usina Hidroelétrica de Jupiá, sobre o Rio Paraná. Quinze hotéis e Pousadas estão à disposição dos visitantes.
Os passeios são imperdíveis eis que a região é muito bonita, como foi mostrada no recente Salão São Paulo de Turismo.
Aproveite para visitar Castilho quando estiver no noroeste paulista.

MEGA RÁ, A POUSADA

Caraguatatuba, litoral norte (SP). Um ambiente holístico, sem luxo, com muita simplicidade e pés no chão, pequeno, mas charmoso, com aplicação de cromoterapia em todo o ambiente para você recuperar energias positivas.
Situada perto do Centro de Caraguatatuba, perto da Rodovia Rio-Santos, e perto da praia Martim de Sá. Assim é a "Mega Rá" (ou: O Deus Sol, para os íntimos) uma hospedagem aconchegante num ambiente rústico com piscina, muito lazer e bons preços.
Tem até estacionamento para ônibus, o que facilita as excursões rodoviárias das Agências de Turismo. É uma boa opção ao longo do ótimo Litoral Norte paulista (12) 3882-2075.
Na foto: Caraguatatuba, litoral norte (SP).

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 22/08/2019).