Inscrições do Congresso
Congresso do Turismo Paulista
Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas entre 15 e 18 de agosto de 2019

AddThis Social Bookmark Button

PICO PEDRA DA MINA

Montanha Pedra da Mina.A Pedra da Mina, ou ocasionalmente o Pico da Pedra da Mina, é a quarta montanha do Brasil, com 2798 metros de altitude.
Localizada no coração da Serra da Mantiqueira, entre o Parque Nacional do Itatiaia e o maciço Marins-Itaguaré, a sua conquista é datada em 1952 para fins de medição, mas foi somente no ano de 2000 que uma nova aferição com medidores mais precisos confirmou seu verdadeiro lugar entre as montanhas mais altas e expressivas do Brasil. Mais alta, portanto, do que Agulhas Negras.
O Pico Pedra da Mina fica no trecho da Serra da Mantiqueira chamado de "Serra Fina". Ali temos a divisa de Queluz (SP) e Passa Quatro (MG).
Na Serra Fina nasce o Rio Claro que é a nascente mais alta do Brasil (2.500m) e que está localizada no município de Queluz.

VÁ COM QUEM ENTENDE

A sensação na Pedra da Mina.  Foto Pisa Trekking.Prefira conhecer o Pico Pedra da Mina fazendo parte de uma excursão organizada por Agência de Turismo especializada. Aliás, precisa ser muito especializada.
A sua ascensão em apenas um dia é bastante árdua, dificultada pelo terreno acidentado com desnível acumulado de aproximadamente 1.400m, escassez de água e muito frio, tornando-a um grande desafio até mesmo para os trekkers mais experientes.
Mas é uma experiência incrível e inesquecível.
Por isso recomendamos você fazer parte de um pacote de 3 dias e duas noites (pernoites em barraca), com toda mordomia de uma agencia especializada em trekking, que prefere se preocupar com a segurança e a satisfação dos clientes (exemplo: Pisa Trekking (11) 5052-5480).

PIEDADE TE ESPERA

SSPTurismo 2019, Piedade. Foto Alexandra Tahan. A cidade de Piedade, um de nossos municípios de interesse turístico, sempre nos proporciona passeios agradáveis, principalmente pelo fato de estar na região de Sorocaba. a apenas 100 km da capital.
O seu Turismo Rural é fortíssimo, uma vez que existem vários produtores que ajudam no atendimento ao turista.
Os departamentos de Cultura e o de Turismo da cidade estão num prédio histórico, bem no centro da cidade.
A sua Prefeitura está plantando quase mil mudas, numa campanha em favor do meio ambiente. Inclusive providenciado a limpeza do Rio Pirapora

OS PARQUES DE PIEDADE

Parque Ecológico de Piedade.     (referente ao quarto tópico). Entre os seus vários atrativos turísticos, destacamos o Parque Ecológico, palco de diversas atividades culturais e socioambientais.
Ali acontecem projetos como o Parque Eco Mais (para crianças) e o Férias no Parque.
Também Piedade conta com o Parque Estadual do Jurupará, criado em 1992, com área total de 26 mil hectares. É uma reserva da Biosfera da Marta Atlântica. Visite e passeie em Piedade.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

É sempre um problema sério a falta de sinalização turística numa cidade. De que adianta termos um atrativo sem a sua divulgação e, depois desta, faltar indicação de qual caminho seguir para lá chegar?
Por outro lado, a maioria das cidades nem sabe ao certo quais ou quantas placas estão precisando. Outras cidades hão que pedem verba para isso sem um adequado projeto. Aliás, quando isso acontece é porque a cidade não tem um correto Conselho Municipal de Turismo.
E não se deixe confundir 'placas de sinalização turística' com as placas de 'placas de sinalização viária'. Uma nada tem a ver com a outra.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 13/08/2019).

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região