Acampamento para Crianças

 

Uma boa opção para as férias da garotada, de 7 a 12 anos, é o que oferece o turismo rural da ci de Mococa conforme nos alerta Regina Buzo, eficiente diretora de Cultura e Turismo daquela boa cidade. O acampamento está previsto para dias 22 a 25 de Julho, com brincadeiras, caça noturna, desafios, monitoria especializada com acompanhamento em tempo integral (19) 3656-1313.

Nos diz Regina Buzo: "- As famílias devem aproveitar para curtir as férias com seus filhos e aproveitar para curtir o turismo na cidade de Mococa".

--------------------------------------------------------------------------------

Porto Ferreira

É uma tentação pura quando a gente tem a oportunidade de, estando na Via Anhanguera, parar na cidade de Porto Ferreira. Bem ao lado, margeando a refereida rodovia, temos uma avenida repleta de lojas de ambos os lados e, que segundo a arquiteta Walnice Helena, a cada mês aumenta o número das mesmas.

Aqui estamos falando de uma cidade que pode ser chamada de "A Capital da Cerâmica Artística", com várias dezenas desse tipo de indùstria. Agora a cidade está às voltas com a implantação do projeto "Parque dos Grandes Lagos" de importância ambiental, no valor ao redor de 9 milhões de reais que depende de patrocínio e de verbas parlamentares. A Petrobrás deverá ajudar, pois através de Porto Ferreita vai passar os dutos para escoamento de álcool e derivados.

Na última semana de Julho acontece a Feira Industrial Ferreirence, abrangendo o aniversário da cidade e com magnífica "festa do interior". Na gestão atual estamos vendo retornar a atenção da sua prefeitura para com os assuntos de turismo e vão estar presentes no Salão São Paulo de Turismo. Visite Porto Ferreira

--------------------------------------------------------------------------------

Novos Parques Estaduais

Está criado o "Parque Estadual de Itaberaba", que abrange os municípios de Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel, com área total de quinze mil hectares, visando a preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente e a conservação da biodiversidade.

Outro que foi criado é o "Parque Estadual de Itapetinga", que abrange os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Nazaré Paulista, com área total de dez mil hectares, com as mesmas finalidades.

Estes dois novos parques estaduais, além dos objetivos citados, também visam a proteção dos recursos hídricos da região norte-nordeste da Serra da Cantareira, compostos pelos maciços das serras Itapetinga e Itaberaba, contíguos ao Parque Estadual da Cantareira.

--------------------------------------------------------------------------------

Verde Sudoeste Paulista

Três Núcleos de Turismo foram oficializados em reunião regional realizada sob a orientação de Davidson Panis, Secretário de Turismo de Itapeva. Embora às vezes prejudicados por intromissões de quem não conhece a região, o fato é que se consegue definir hoje o que se previu há 15 anos. Estão Sacramentados os seguintes:

"Núcleo de Turismo Águas Claras" : Com as cidades de Avaré, Piraju, Iaras, Águas de Santa Bárbara, Cerqueira César, Manduri, Arandú, Itaí, Tejupá, Sarutaiá, Fartura, Taquarituba e Taguaí. (Algumas dessas cidades estarão expondo no Salão São Paulo de Turismo).

O "Núcleo de Turismo dos Cânions", por sua vez, contém os seguintes municípios: Itararé, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Itapopranga, Riversul, Itaberá, Itapeva, Bom Sucesso de Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco e Taquarivaí.

Por derradeiro, e ainda pertencendo ao Verde Sudoeste Paulista, temos o "Núcleo de Turismo dos Parques" com as cidades: Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo, Buri, Campina do Monte Alegre e Itapetininga.

--------------------------------------------------------------------------------

Artesanato de Ubatuba

Na sede do "Tamar" de Ubatuba aconteceu a "Mostra de Artesanato Sustentável" ou os "Caminhos da Sustentabilidade do Artesanato de Ubatuba", uma realização do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta.

Segundo Patrícia Ortiz, Conselheira da AMITur: "-Também tivemos a participação especial do "Musa" (Mulheres de Ubatuba Sesmaria das Artes), um grupo formado a partir de um Eco Projeto do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte do Estado de São Paulo".

--------------------------------------------------------------------------------

O Pira Bar

Um excelente atrativo do nosso Núcleo das Represas está na cidade de Piraju e atende pelo nome de "Pira Bar e Restaurante". Fica bem às margens do rio Paranapanema, num ambiente alegre e convidativo que faz o deleite dos turistas. Os serviços são de qualidade e diferenciados. O local também apresenta shows e passou a ser um dos cartões postais da cidade estância de Piraju.

--------------------------------------------------------------------------------

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 15/06/2010)

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".