Clique nas fotos para ampliar.

Notas do Turismo Paulista de 03 a 06 de junho de 2010

Turismo  em  Ribeirão

Numa simpática praça cercada por árvores frondosas, localizada no Morro de São Bento, foi idealizado por monges beneditinos um Santuário abrigando sete Capelas. Cada uma delas dedicada a um santo diferente. As Capelas rodeiam a praça de forma harmoniosa, todas voltadas para o centro da praça e todas protegidas por uma pedreira à sua volta. Visita obrigatória para os turistas (16) 3632-1151.
Esse é um dos atrativos de Ribeirão Preto. E próximo dali, um parque, centro cultural, anfiteatro e outros recantos que agradam os olhos dos visitantes. A cidade tem hotéis de alta categoria, bons restaurantes, ótima rede de agências de viagens, tudo favorecendo um bom atendimento, o qual sempre culmina com uma rodada na choperia que é famosa em todo o país.
E  vai  melhorar
Finalmente, na progressista cidade de Ribeirão Preto agora está criada uma Secretaria Municipal de Turismo, obra e graça da eficiente prefeita Dárcy Vera que sabe das vantagens que uma pasta como essa pode trazer para incrementar o turismo na cidade como negócio.
Outra agradável surpresa é a convocação de Humberto Pereira Lima para ser o Secretário de Turismo da cidade. Trata-se de pessoa competente, com experiência na área e que conta com a colaboração da AMITur e de inúmeras entidades para executar o seu trabalho.
Uma das boas iniciativas já agora no dia 6 de junho é a realização de uma prova de Stock Car, na nobre zona Sul de Ribeirão. O contrato é para cinco anos. Nesse período a cidade investe 7 milhões de reais e vai arrecadar no mínimo 50 milhões de reais com os visitantes.
Quem não investe no turismo não pode pretender ter lucro com ele.
--------------------------------------------------------------------------------

Chegou  a  Nossa Hora

Dia 17 deste mês será inaugurado o  9º Salão São Paulo de Turismo e o 10º Congresso do Turismo Paulista. O primeiro, mostrando as cidades espalhadas pelo Estado de São Paulo que estão prontas para receber turistas, mostrar a sua potencialidade e as suas novidades.
O segundo, uma bateria de palestras e cursos que a atualidade pede para serem abordados, reciclando os que sabem tudo e, principalmente, destinada às pessoas que dirigem alguns dos segmentos do turismo, tais como em prefeituras, entidades de classe e, mesmo os estudantes, profissionais e demais interessados em importante saber.
A idealização e a realização é parceria da AMITur e da Conteúdo Brasil Feiras, que se dedicam no desenvolvimento econômico e social do nosso Estado todos esses anos sem qualquer patrocínio oficial.
--------------------------------------------------------------------------------

Exposição  para  Cego  Ver

Pedimos perdão pelo título algo deselegante. Mas, esse foi o propósito para chamar a atenção para algo inusitado: São as diversas maquetes feitas especialmente para que os deficientes visuais possam “ver”, tateando replicas fiéis e perfeitas de construções arquitetônicas de prédios, por fora e por dentro e, também, das áreas adjacentes.
Tudo é feito com materiais tridimensionais. Através das peças táteis que permitem ao deficiente visual assimilar o que existe à sua frente. Com diz a sua autora: “- As peças são construídas com materiais resistentes ao toque, tendo como preocupação a sua investigação assimilativa”.
“Maquetes & Acessibilidade” é um projeto integrado de arte, design, arquitetura e comunicação que usa materiais multisensoriais e interativos numa linguagem universal. A artista diferenciada é a Dayse Tarricone. O seu Ateliê fica na Rua Itapicuru, 824, em São Paulo. Uma artista e um trabalho Fora de Série.
--------------------------------------------------------------------------------

Parque  Alto  Ribeira

Esse Parque Estadual é dos mais antigos, criado em 1958 Tem 35 mil hectares, abrangendo os municípios de Iporanga e Apiaí, sendo mais conhecido como ‘Petar’, e administrado pela Fundação Florestal.
Mais de 300 cavernas cadastradas ali estão. Elas foram formadas a partir das águas pluviais saturadas de ácido carbônico, provenientes dos solos ricos e férteis da mata preservada que penetram nas fissuras rochosas, abrindo dutos e galerias, as cavernas calcárias.
Quando você estiver no ‘Petar’ sugerimos conhecer o Núcleo Ouro Grosso; Núcleo Santana; Núcleo Caboclo e o Núcleo Casa da Pedra, pois é assim que ele foi dividido. A 340 km da capital (15) 3552-1875.
--------------------------------------------------------------------------------

Classificação  Hoteleira

Depois das “estrelas hoteleiras” que acabaram desvirtuadas, eis que temos nova tentativa que, tal qual a anterior, somente vai durar enquanto ninguém arrumar “um jeitinho” para “quebrar o galho” de amigos ou de outro alguém. Este é um receio que nos preocupa num país com a corrupção em alta constante e punição nenhuma.
Agora, o Ministério do Turismo propõe uma divisão em oito categorias que são as seguintes: Hotéis Urbanos; Hotéis Históricos; Hotéis Fazenda; Hotéis de Selva; Flats; Resorts; Pousadas; e, os que chamam “Cama e Café”.
Assim está burilada uma proposta do Ministério do Turismo e tem o apôio da ABIH-SP, por exemplo. Mas, por experiência que os anos nos ensinaram, nós podemos afirmar que para isso dar certo é preciso haver uma participação ativa e direta da ABIH numa necessária comissão que irá outorgar os competentes diplomas.
--------------------------------------------------------------------------------
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 01/06/2010)
É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região