OS NOVOS 43 MITs

Não chegou aqui o Projeto dos 43 MITs. Mais uma vez, o Deputado Campos Machado (PTB) impediu, no Colégio de Líderes, que fosse votado o Projeto de Lei confirmando os 43 novos Municípios de Interesse Turístico já aprovados pelo Grupo Técnico de Análise.
E algumas dessas aprovações técnicas dormem na Assembléia Legislativa do Estado há vários meses, sem a mínima consideração por parte daqueles que são eleitos pelo povo para apenas cuidar dos interesses dos seus umbigos.
Entendemos como um desrespeito aos princípios da Lei Estadual 1.261/2015, que passou a dar verbas do turismo para os municípios apenas por critérios técnicos, e não mais por apadrinhados políticos sem qualquer compromisso com a verdade dos fatos.
Lamentável mesmo!

SÃO FRANCISCO XAVIER

São Francisco, uma joia encravada na montanha.Trata-se de um diferente Distrito da cidade de São José dos Campos.
Apresenta-se como uma graciosa localidade que tem ares de cidade turística de montanha.
São Francisco Xavier era uma vila, em 1892, que servia de rota para tropeiros em plena Serra da Mantiqueira e que, até hoje, conserva muitas das suas tradições folclóricas. Mais de vinte boas Pousadas estão à sua disposição a apenas 138 km da capital.
Várias trilhas em áreas de preservação, diversas cachoeiras, rampas de voo livre, canoagem, etc, sempre com a orientação de Guias credenciados que levam você aos pontos mais bonitos daquela região montanhosa. Há um Centro de Apoio aos Turistas.

CIDADE HISTÓRICA ARAPEÍ

Arapeí, conhecida como a Cidade Natureza.Às margens da antiga Estrada Rio-São Paulo, entre São José do Barreiro e Bananal, a cidade de Arapeí espera a sua visita.
É ali que está a Floresta dos Pinhos e a Gruta Izabel, encravada na Serra da Bocaina e proporcionando a emoção do desconhecido. Imagina-se que esse local pode ter sido abrigo de piratas e bandeirantes, que em tempos passados andavam pela região em busca de ouro e fortuna.
Em Arapeí você pode visitar a Pedra do Caxambu, a Capela do Alambary (1826), a Cachoeira da Gruta (85m) e outros passeios que você precisa fazer com Guia credenciado.
Descubra também o artesanato local.

TURISMO E PESCA

A convidativa Ilha Solteira.Ilha Solteira também é um paraíso para pescadores e amantes de esportes náuticos. Até porque o seu reservatório tem o tamanho de seis vezes a Bahia da Guanabara.
Proporcionam estacionamento para carros e ônibus.
Há áreas destinadas para campings numa paisagem de fazer inveja.
Algumas praias têm sua própria estrutura de atendimento, incluindo sanitários, duchas, energia elétrica, quadras e equipamentos para pesca. Ainda tem praia toda equipada especialmente para os esportes náuticos.

MUITOS EVENTOS

Ilha Solteira tem muitos encantos.Ilha Solteira foi construída pela Cesp, sob um planejamento urbano ainda observado. Em seu Zoo conserva toda a fauna silvestre atingida pelo enchimento dos reservatórios de Jupiá e de Ilha Solteira.
Mas, não é só isso. A cidade movimenta-se num agitado calendário anual de eventos, crescendo em número de realizações.
Com isso, nós temos o algo mais que os turistas apreciam.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – novembro/2018)