ARTISTA PLÁSTICO, TEM NA SUA CIDADE?

7ª. Expo Artistas Paulistas em junho.Os artistas plásticos do Estado de São Paulo têm mostrado suas maestrias com frequência, e muitos deles têm conquistado prêmios até internacionais.
Queremos divulgá-los e divulgar a cidade onde residem ou onde nasceram. É uma maneira de unir o útil ao agradável. Assim procedendo, as Cidades divulgam o Artista e o Artista divulga a sua Cidade.
Tudo isso pode ser feito participando do 7ª. Expo Artistas Plásticos Paulistas, evento a ser realizado juntamente como Salão São Paulo de Turismo, nos dias 19, 20 e 21 de junho próximo.
Não há custo algum para as prefeituras ou para os Artistas. As fichas de Adesão podem ser pedidas para a AMITur (amitur.sp@uol.com.br).

DE SAPECADO PARA DIVINOLÂNDIA

Meia Maratona de JacareíA localidade recebia o nome de 'Sapecado' e pertencia ao município de São José do Rio Pardo. Cresceu com os cultivos de café e batata, se desenvolveu e tornou-se a cidade de Divinolândia que, devido ao seu relevo acidentado, possui muitas cachoeiras e mirantes.
O "Morro da Torre" é o mirante mais famoso a 1.380 m acima do nível do mar de onde se enxerga duas cidades durante o dia, e mais quatro à noite.
A prefeitura de Divinolândia iniciou interessante projeto denominado "Adote uma Nascente", com a plantação de diversas mudas de árvores nativas ao redor das nascentes. É um exemplo a ser seguido por proprietários que tenham nascentes em suas propriedades.
Divinolândia estará se expondo no próximo Salão São Paulo de Turismo, em junho, no Centro de Eventos São Luís, na região da Avenida Paulista, na capital paulistana.

PÃO DE QUEIJO DOCE

Meia Maratona de JacareíO Comtur de Divinolândia deliberou o que seria o seu produto típico: o 'Pão de Queijo Doce', receita oficial de Dona Maria Fornari.
A prefeitura daquela cidade realizou curso com a intenção de padronizar a tal receita pelas padarias e supermercados e, assim, torna-lo um produto exclusivo ou característico de Divinolândia.
O Conselho Municipal de Turismo também criou um banner que é colocado em cada comércio destacando essa variedade de guloseima.
O Comtur, assim, mostra mais uma vez o seu poder de criação. Nem sempre dependemos de dinheiro. Mas sempre de boas idéias.

MARATONA GASTRONÔMICA

Divinolândia a 269 km da capital.Quando se ouvia a cômica lusa PRK-30 em nossos rádios, havia um bordão que ficou até hoje: "Inventoire é a pessoa que inventa, pois a pessoa que inventa é um inventoire" .
Bem, a invenção agora é do Comtur de Jacareí: "A Primeira Meia Maratona Gastronômica de Jacareí", realização numa parceria alinhada para sua autopromoção que, desde de o dia 24 de fevereiro, está recebendo 1.500 atletas, movimentando seus hotéis, restaurantes, academias, o comércio e outros empreendimentos da cidade.
Esse é um exemplo do que deve fazer um bom Comtur: criar!
Um bom Comtur é uma 'usina de idéias'. Melhorar o que já existe e criar o que não existe. Parabéns aos membros do Comtur de Jacareí!

CACONDE NO SALÃO

Em Caconde, uma represa de 31 km2 de área. Caconde é um dos doze municípios paulistas considerados estâncias climáticas por cumprirem determinados pré-requisitos definidos em Lei. Está a menos de 300 km da capital em região de fazendas centenárias.
A construção de uma barragem de 450m proporcionou um lago artificial com 31 km2 de área. A cidade já reservou um stand no próximo Salão São Paulo de Turismo com o propósito de exibir o seu potencial.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – fevereiro/2018)